O Facebook anunciou nesta segunda-feira (23) que adquiriu centenas patentes da Microsoft, em um negócio que custou a rede social US$ 550 milhões em dinheiro. As patentes compradas da Microsoft foram recentemente adquiridas pela gigante de software em um leilão da AOL, empresa de internet americana.
Segundo o Facebook, o negócio permitirá que a rede social tenha direito sobre 650 patentes das 925 compradas pela Microsoft no início do mês de abril. A Microsoft ainda tem o direito à compra de 300 patentes adicionais da AOL que ainda não foram vendidas.
Como resultado do acordo, a Microsoft ficará com 275 patentes da AOL, vai ter direito a usar as patentes adquiridas pelo Facebook e ainda tem prioridade na compra de 300 patentes que não foram incluídas no leilão da AOL. Ao todo, a Microsoft gastou US$ 1 bilhão na transação realizada no início do mês.
Na época do negócio, o site especializado em tecnologia "TechCrunch" disse que as patentes então compradas pela MIcrosoft diziam respeito a dispositivos móveis, serviços de mensagem instantânea, além de serviços baseados em localização e entrega de conteúdo personalizado.
“O acordo com o Facebook permitiu que recuperássemos mais da metade de nossos custos com o leilão de patentes da AOL”, disse Brad Smith, vice-presidente executivo da Microsoft.
“O negócio com os representantes da Microsoft é uma importante aquisição para o Facebook. Este é um passo para o processo de construir um portfólio de propriedade intelectual para proteger o Facebook por muito tempo”, disse Ted Ullyot, conselheiro geral do Facebook.
Recentemente, o Yahoo! processou o Facebook por usar sem autorização patentes do portal americano. Alguns analistas de mercado acreditam que a aquisição dessas patentes da Microsoft tem relação direta com o processo movido contra a companhia.
Apesar do acordo entre Microsoft e Facebook, o negócio ainda está na dependência da aprovação da comissão antitruste dos Estados Unidos.
Fonte: UOL Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário