sexta-feira, 30 de março de 2012

Idosa é detida após agredir com bengala amigo 'gay' de filho nos EUA


Wanda Derby, de 71 anos, foi detida e acusada de crime de ódio.
Ela estaria revoltada com decisão do filho de ir morar com o vizinho.

Uma mulher de 71 anos de Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, é acusada de crime de ódio após ter atacado com uma bengala um amigo do filho por acreditar que ele é gay e tem Aids.

Wanda Derby, de 71 anos, atacou Lloyd Guerrero, de 25, uma semana depois que o filho dela mudou-se para viver com o rapaz numa casa vizinha. Segundo a polícia de Richard Hills, a idosa estaria com raiva da decisão do filho.
Derby teria não apenas batido em Guerrero, mas também tentado enforcar o jovem pressionando a bengala contra a garganta dele.

Ela foi acusada de crime com arma mortal, com agravante de crime de ódio e lesão corporal. Segundo o jornal local “The Fort Worth Star-Telegram”, Derby foi levada a uma delegacia, onde pagou a fiança de US$ 11,5 mil (cerca de R$ 21 mil) e foi liberada em seguida.

Guerrero, que mora ao lado da idosa e segundo uma emissora de TV local é ator e abertamente gay, disse que o ataque ocorreu após vários dias de tensão com a vizinha. “Parecia uma cena de um programa de TV. E, vou dizer, ela bate realmente forte”, disse à afiliada da NBC.

A mãe do jovem, que presenciou o ataque, também teria sido agredida no rosto.

Segundo jornais locais, Derby chamou Guerrero várias vezes de “veado” quando falava com os policiais e disse que o rapaz tinha Aids e que passaria para o filho dela. O rapaz ficou com hematomas pelo corpo e no pescoço.

Em seu perfil no Facebook, a mulher publicou comentários que sugerem uma relação entre o filho e o vizinho. “Meu filho Steven não é mais meu filho”, postou. “Ele se juntou com os vizinhos idiotas e acha que eles vão tomar conta dele. Ele nunca mais terá nada de mim ou do pai dele. Nós lavamos nossas mãos sobre ele”, desabafou em outro post.

Fonte: G1

Secretário admite falhas na aplicação de hormônio em criança de 2 anos


Erro fez crescer pelos e engrossar voz de menino de Santa Cruz, SP.
Conclusão de sindicância provocou contradições entre secretários.

O secretário da Administração e de Finanças de Santa Cruz da Esperança (SP), José Mauro Baltazar, disse que a sindicância que investigou a denúncia de uma criança de 2 anos receber doses excessivas de hormônio confirmou que houve falha. O erro fez crescer pelos e engrossar a voz do menino.
“A sindicância tem um caráter investigativo, de levantar e apurar os fatos e apontou que houve uma falha dos profissionais desde a aquisição até a aplicação do medicamento”, afirmou o secretário.
Quanto a abertura de um processo administrativo - que irá punir os responsáveis -, o secretário disse que não está decidido. “Isso quem resolverá é o prefeito e o departamento jurídico”.
De acordo com Baltazar, a sindicância foi aberta no dia 3 de agosto de 2011 e concluída depois de três meses.

Contradições
A data da conclusão da investigação está causando contradições entre secretários da prefeitura.
Segundo a secretária da saúde, um processo administrativo será iniciado após a conclusão de uma investigação interna no órgão que ocorreu nesta sexta-feira (30).
“Houve várias convergências no decorrer da sindicância, o processo administrativo vai ver quem será punido”, afirmou.

Caso
Um casal acusa uma farmacêutica da prefeitura de errar na dosagem de anabolizantes usados para tratar o filho.
A medicação era aplicada para tratar um problema de desenvolvimento no órgão genital, mas a quantidade administrada foi quatro vezes maior do que a prescrita, de 250 mg. A família só percebeu o problema depois de algumas semanas, quando ocorreu o surgimento de pelos.
A farmacêutica acusada nega o erro e responsabilizou a equipe de enfermagem e a secretária da saúde pela falha.
Segundo Simone Aparecida Machado de Brito, quem compra os medicamentos é a secretária e quem aplica é a enfermagem.
A informação da farmacêutica foi contestada pela secretária da saúde que alegou ter autorizado a compra por telefone, pois estava em São Paulo. Elaine disse ainda que confiou no profissionalismo da acusada. 

Fonte: G1

Família consegue liberação de corpo após oito meses de espera no Rio


Justiça corrige erros e parentes vão poder enterrar familiar.
Defensoria alegou que não foi informada adequadamente sobre o problema.

O drama da família que espera há mais de oito meses para realizar o sepultamento de um parente chegou ao fim. Depois da matéria exibida pelo RJTV, na quinta-feira (29), a Justiça corrigiu as falhas no processo e o corpo de Romildo de Souza será liberado para os parentes realizarem o enterro.
Ele morreu aos 34 anos após sofrer um derrame. O corpo dele está desde 9 de julho no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
Nesta sexta-feira (30), o irmão de Romildo, Roberto de Souza, chegou cedo ao fórum para pegar o documento com as correções. Diversos erros no processo dificultaram o sepultamento de Romildo, inclusive o nome do cemitério errado.
“Somente ontem que nós tomamos conhecimento desse problema, através da imprensa. Por nossa determinação, foi feito um aditamento ao alvará expedido anteriormente, para que o corpo seja removido para o cemitério Vila Rosali”, afirmou o juiz Luiz Henrique Oliveira Marques, da Vara de Registros Públicos, informando que os erros cometidos não foram percebidos por ninguém.
Segundo o juiz, a família deveria ter ido até o fórum, procurar a defensoria pública, e fazer a reclamação. Os parentes, no entanto, contestaram essa alegação. “Procuramos a defensoria, que funciona no 21º andar do edifício garagem. Alguém que errou não fui eu. A sucessão de erros não partiu de mim”, disse Roberto.
No início da tarde desta sexta, Roberto saiu do fórum com o alvará de aditamento com as correções devidas e a liberação do corpo de Romildo para fazer o sepultamento. Os familiares esperam fazer o sepultamento nos próximos dois ou três dias, no máximo.
Em nota, a Defensoria Pública informou ao RJTV que a família não reclamou, não informou adequadamente que o corpo de Romildo não tinha sido enterrado. A família, mais uma vez, contestou as alegações. “Estivemos aqui no dia 5 de outubro pedindo a liberação do documento para fazer o enterro”, afirmou a Rosa Souza, que ainda mostrou o cartão de acompanhamento da defensoria para provar que esteve no local.
“Vou pedir à opinião pública que faça valer os seus direitos Peço também à Justiça gratuita que trate com carinho a família que vem buscar a gratuidade para resolver o problema”, desabafou Roberto.

Fonte: G1

Paula Fernandes prepara novo CD: 'não estou aqui por acaso'


Cantora, que faz show no Rio nesta sexta (30), diz que 'não sente pressão'.
Ao G1, ela conta que comprou sítio para andar na terra 'de chinelo e coque'.

Em uma parada de sucessos dominada por padres, a sertaneja Paula Fernandes vendeu mais de um milhão de discos amparada por vestidos curtos e canções que falam "do cotidiano, do sentimento das pessoas", como ela define por telefone ao G1.
No fim da turnê do disco ao vivo que lançou em fevereiro de 2011, a cantora faz três shows no Rio neste fim de semana. Por enquanto, músicas novas só devem pintar com eventuais trechinhos voz e violão. No final de maio, chega o novo álbum.
Sempre centrada e com discurso mais do que calibrado, Paula diz não sentir pressão por ter vendido mais do que Ivete, Luan e Exaltasamba juntos, no ano passado. "Eu tenho minha missão, não estou aqui por acaso. Por que ficar ansiosa com vendagem? Eu sou uma criadora e tenho meu universo."
A cantora diz ter outras preocupações, sendo que cuidar de sua recém-comprada chácara em Belo Horizonte é a maior delas. "É onde eu me solto, onde eu fico de chinelo e coque no cabelo. O contato com a terra faz bem. Eu não posso cuidar do planeta, mas cuido daquele espaço. Eu tenho prazer em viver com a natureza", conta.

G1 - Você deve cantar as músicas que lançou neste ano com Taylor Swift ('Long live') e Juanes ('Hoy me voy')?
Paula Fernandes - A do Juanes ainda não foi lançada no Brasil e não está no repertório ainda, mas é uma das canções mais lindas que gravei recentemente. Devo interpretar "Long live", que gravei com a Taylor. As outras são surpresas. Ainda apresento o DVD ao vivo com uma mudada no roteiro. Continuo contando a mesma história. O show novo vem junto com o CD em maio.

G1 - Então, não há chances de cantar músicas inéditas?
Paula Fernandes - Elas ainda estão em estúdio, estou ainda em processo de arranjo. Seria precipitado incluir uma música inédita no show sem terminar o arranjo dela. Estou investindo toda a minha inspiração e criatividade nisso. Mas posso cantar um trecho de uma música nova em voz e violão, quem sabe...

G1 - O que o disco novo deve ter de diferente do CD ao vivo?
Paula Fernandes - Considero uma continuidade do trabalho, porque na verdade a fonte é a mesma. As canções são minhas e falam do cotidiano, do sentimento das pessoas. É um jeito feminino de compor. Elas têm a mesma nascente. Não quero apresentar algo que não sou. Eu não tento fazer nada, eu me expresso do jeito que eu sou. À medida que vou amadurecendo, minhas canções vão amadurecer.

G1 - Você sente algum tipo de pressão por este novo CD ser o sucessor de um disco que vendeu mais de um milhão de cópias, algo raro hoje?
Paula Fernandes - Eu não sinto pressão, sabe por quê? Eu tenho uma coisa dentro de mim que me mantém equilibrada. Eu tenho minha missão, não estou aqui por acaso. Eu quero emocionar as pessoas. Por que ficar ansiosa com vendagem? É raro o que aconteceu e eu agradeço o povo brasileiro por esse sucesso todo. Mas eu sou uma criadora e tenho meu universo. É importante que esteja equilibrada. Se foi dessa forma, foi porque é verdade.

G1 - Você já disse que seu principal defeito é ser perfeccionista e nas entrevistas, como agora, você parece sempre não querer se comprometer. Você tem mesmo essa preocupação? O que te faz perder a compostura?
Paula Fernandes - Eu sou um ser humano como qualquer outro. Tenho momentos explosivos, outros de tristeza. Eu deixo claro para as pessoas: elas criam uma imagem de um ser perfeito. Eu sou perfeccionista, isso me garante um diferencial. Eu cuido dos detalhes. Eu vou sempre até o fim, qualquer coisa tem que passar primeiro no meu conceito do que é bom. Às vezes, eu componho uma música e não mostro para ninguém se não me encantou. Eu tenho muita fé, e uma família que me apoia demais. Eu gosto de vencer obstáculos, vencer desafios, conseguir as coisas que ainda não conquistei. Eu tenho um caminho longo pela frente.

No Twitter, você fala muito da sua horta. É seu principal passatempo hoje?
Paula Fernandes - [Risos] Acabou que num dia eu chamei minha mãe e disse: "vamos fazer uma hortinha". Eu me mudei para uma chácara [em Belo Horizonte] e estou cuidando dos detalhes. É onde eu me solto, onde eu fico de chinelo e coque no cabelo. O contato com a terra faz bem. Eu gosto disso. Estou no meu interior. Eu não posso cuidar do planeta, mas cuido daquele espaço. Eu tenho prazer em viver com a natureza.

Paula Fernandes no Rio de Janeiro
Quando: dias 30 e 31 de março (sexta e sábado), às 22h e 1º de abril (domingo), às 20h
Onde: Citibank Hall - Av. Ayrton Senna, 3000, Shopping Via Parque - Barra da Tijuca
Ingressos: R$ 280 (camarote, mesa setor vip), R$ 200 (mesa setor palco), R$ 100 (poltrona superior e mesa central), R$ 150 (setor especial) e R$ 80 (mesa lateral)

Fonte: G1

Blatter diz que Brasil precisa agir: 'Queremos atos, e não só palavras'


Presidente da Fifa reitera que o secretário-geral, Jérôme Valcke, seguirá à frente da organização da Copa e virá ao Brasil em breve

No último dia da reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça,o presidente da entidade, Joseph Blatter, demonstrou certa irritação com o andamento dos preparativos para a Copa de 2014, no Brasil.
Ao contrário da última quarta-feira, quando reiterou confiança na organização do Mundial e garantiu que o Brasil terá uma Copa “excepcional”, Blatter mudou o tom nesta sexta-feira.
- Pelo menos votaram a Lei Geral no Congresso. A bola está com eles agora. Queremos atos, e não mais só palavras – disse o mandatário da Fifa, em coletiva de imprensa.
Blatter reiterou que o secretário -geral da Fifa, Jérôme Valcke, segue à frente dos preparativos para a Copa, mesmo após a revolta do governo brasileiro devido à polêmica declaração de que o país precisava de um "chute no traseiro" por causa dos atrasos em obras e na aprovação da Lei Geral. Blatter disse que esse é um assunto encerrado, já que não existe mais nenhum tipo de mágoa do governo brasileiro. No entanto, durante a coletiva, não deixou Valcke falar publicamente sobre a polêmica.
- Não há nenhuma mágoa nesse sentido por parte do governo, e este assunto está encerrado - decretou.
Se não falou sobre seu impasse com o governo brasileiro, Jérôme Valcke mostrou certa preocupação em relação à rede hoteleira do Brasil. O dirigente levantou a possibilidade de torcedores e imprensa ficarem hospedados em cidades próximas aos locais dos jogos, em caso de falta de hotel para todos.
Jérôme Valcke tinha viagem marcada ao Brasil no início de março, quando estavam previstas vistorias na Arena Pernambuco, em Recife, no Estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília, e na Arena Pantanal, em Cuiabá. Entretanto, devido à polêmica com o governo brasileiro, ele cancelou a visita. Blatter confirmou que o dirigente voltará ao país em breve.


Megaoperação cumpre 95 mandados de prisão contra o tráfico no oeste do Rio Grande do Sul


A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza na manhã desta sexta-feira (30) uma megaoperação contra o tráfico de drogas na fronteira oeste do Estado. Até às 10h, 77 pessoas haviam sido presas suspeitas de ligação com as 13 facções que comandam o narcotráfico na região de São Borja (594 quilômetros de Porto Alegre), na fronteira com a Argentina.

Contando com 632 policiais em 155 viaturas, a “Operação Navalha” cumpre 95 mandados de prisão e 124 de busca e apreensão, e é tida pelo comando da polícia como a maior já realizada no Estado.

A ação começou às 6h, quando equipes de todo o Rio Grande do Sul, reunidas na região, começaram a cumprir os mandados. Conforme o delegado Jerri Adriani Mendes, da 1ª delegacia de São Borja, a investigação começou há cerca de dois anos, quando foi apurado que 13 quadrilhas atuavam na cidade, com mais de 150 membros.

Na ocasião, 37 pessoas foram presas. A partir de então, as investigações continuaram para dar origem à Operação Navalha.

São Borja é uma região estratégica por fazer divisa com a Argentina, e estar relativamente perto do Paraguai e do Uruguai. Isso faz com que a zona seja utilizada como rota para o tráfico de drogas e armas. A pasta base de cocaína, por exemplo, entra pela cidade e abastece os grandes centros do país.

Embraer promove sua imagem na China com jato privado de Jackie Chan


A Embraer deu um forte impulso a sua imagem na China, onde já produz aviões ERJ 145, com a venda de um avião personalizado a Jackie Chan, um dos atores mais populares do país.

A nova aeronave de Chan (Chen Long, em mandarim) é um Legacy 650, precisamente o modelo que a companhia pretende começar a desenvolver este ano em Harbin, e foi apresentado esta semana na Asian Business Aviation Conference & Exhibition de Xangai.

O avião, decorado com linhas em vermelho e amarelo (as cores da China) que lembram dragões, tem em sua cauda o logotipo do ator, que combina a palavra inglesa "Jackie" com a chinesa "long" ("dragão").

A aeronave, que também apresenta a inscrição "JC Jet", é uma espécie de carro-chefe à hora de captar potenciais clientes no incipiente mercado chinês da aviação privada, que, embora esteja em seus primeiros anos, já chama a atenção de toda a indústria mundial.

O golpe de efeito em poder contar com Jackie Chan como "embaixador" da marca ajudou a fazer o avião "muito bem recebido" na feira de Xangai, comentou à Agência Efe o vice-presidente de Operações da Embraer, Marco Túlio Pellegrini.

"Em particular, a autonomia de voo, a comodidade, o rendimento e o custo operacional (do Legacy 650) foram os elementos que levaram Jackie Chan a decidir-se pela compra desta aeronave, assim como pela própria marca Embraer", avaliou.

A Embraer vende na China desde 2000 e está presente no país com um escritório em Pequim e uma empresa mista em Harbin desde 2002, onde agora depende de aprovação para poder desenvolver também o Legacy 650 apresentado na feira de Xangai, junto a outro de seus produtos emblemáticos, o Lineage 1000.

No total, há por enquanto 110 aeronaves da companhia em operação na China, integradas nas companhias aéreas do gigante asiático, em geral, para voos regionais, mas já foram vendidos outros 18 jatos privados, dos quais três já foram entregues.

A cada ano a percentagem das vendas totais da Embraer na China "é muito significativa, passa de dois dígitos, pode ser 10%, 20% ou 30%, depende do ano", acrescentou Pellegrini.

Embora haja apenas cerca de 200 aviões privados registrados em todo o país, a "China continua crescendo e, sem dúvida nenhuma", se transformará em um dos maiores mercados do mundo, comparável a EUA e União Europeia (UE), previu o executivo.

Fonte: UOL Economia

Polícia prenderá motorista com sinal de embriaguez mesmo sem exame


Mesmo com a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) --que considera como provas de embriaguez apenas os exames do bafômetro e de sangue--, a Polícia Civil de São Paulo vai abrir inquéritos e prender em flagrante motoristas que tenham bebido em excesso, mas se recusam a fazer os testes.

O mesmo valerá para crimes de trânsito cometidos por motoristas embriagados, como mortes em acidentes.

"Mesmo com a decisão do STJ, o delegado que, após avaliação, entender que é o caso de prisão ou indiciamento, vai cumprir o que diz a lei, mesmo sem bafômetro ou teste de sangue", disse o delegado-geral, Marcos Carneiro.

A PM também não irá mudar os procedimentos nas blitze. Ou seja, continuará autuando motoristas que se recusem a assoprar o bafômetro, mas apresentem sinais de que ingeriram bebida alcoólica além do limite.

Segundo o próprio STJ, na punição administrativa --quando não há crime, mas a pessoa bebeu o equivalente a até 5,99 decigramas por litro de sangue--, ainda valem os outros meios de prova, como a observação do próprio policial militar.

Os PMs também continuarão levando à delegacia motoristas com suspeitas de embriaguez (acima de 5,99) e que se recusam a fazer o teste. Nesse caso, em que se caracteriza o crime de trânsito, o PM vai declarar ao delegado que o motorista apresenta sinais de embriaguez.

Especialistas ouvidos pela Folha dizem que, casos assim, ao chegarem ao STJ, se converterão em absolvição.

Fonte: Folha.com

Cão 'detido' com suspeito de furto em Votuporanga, SP, volta para casa


Verdadeiro dono do animal compareceu ao Centro de Zoonoses da cidade.
Polícia acreditava que o cão pertencia ao assaltante.

O cachorro que foi “detido” junto com um suspeito de assaltar uma mercearia de Votuporanga (SP), a 537 quilômetros da capital, nesta quarta-feira (28), já esta com seu verdadeiro dono.
O animal, que foi encaminhado ao Centro de Zoonoses da cidade após o incidente , foi reconhecido pelo verdadeiro dono através da divulgação da mídia sobre o caso. Após a repercussão, ele foi até a Zoonoses na noite desta quinta-feira (29), fez o reconhecimento e levou o animal para casa.
A Polícia Militar chegou a acreditar, no início, que o animal era de um suspeito de furtar cadeiras de uma lanchonete na cidade na tarde desta quarta-feira (28). O criminoso foi identificado por uma testemunha do assalto.
Em depoimento à polícia, o suspeito alegou que o animal não era dele, mas não deu detalhes sobre o porque o cachorro o seguia. O homem foi levado no mesmo dia e na companhia do animal para o 1º Distrito Policial da cidade. O suspeito de furto ainda permanece detido na cadeia da cidade.

Animal acompanhou o rapaz que foi detido Pelos Policiais Miltares (Foto: Jociano Garofolo / Jornal A Cidade)Animal acompanhou o rapaz que foi detido Pelos Policiais Miltares (Foto: Jociano Garofolo / Jornal A Cidade)

Fonte: G1

'O que eu mais gosto da Páscoa é o brinquedo', diz alérgico a chocolate


Menino de 8 anos também tem alergia a leite, poeira e corante. 
Família descobriu alergia do menino a chocolate quando ele tinha 4 anos.

Kevin de 8 anos tem alergia a chocolate na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)Kevin, de 8 anos, é alérgico a chocolate desde os
4 anos de idade (Foto: Inaê Teles/G1)

O pequeno Kevin de 8 anos está ansioso para abrir o ovo de Páscoa, pegar o brinquedo e dar todo o chocolate para uma de suas duas irmãs. Assim é a Páscoa dele desde que os médicos descobriram a alergia a chocolate, quando ele tinha 4 anos de idade. O garoto é alérgico a leite, corantes e poeira.
“Já me acostumei”, afirmou o desenvolto menino que disse conviver bem com as restrições alimentares. Nas festas de aniversário, por exemplo, ele come a parte branca da massa do bolo e deixa a de chocolate de lado. Na sua festa de aniversário, Kevin tem sinal verde para comer todas as guloseimas, mas ainda assim, o menino evita o chocolate. “Só como os docinhos coloridos e brancos”, explicou Kevin. Segundo a avó, os doces não são o principal da festa para o neto. “Ele nem se preocupa com a comida. Só quer brincar na festa”, disse dona Niran Carneiro, avó do garoto.
Para controlar as crises alérgicas o menino é medicado diariamente com dois remédios e toma vacinas durante o ano. Ele se lembra de um episódio que aconteceu quando estava deitado na cama e os braços começaram a coçar. “Coçava muito de noite e senti alguma coisa me molhando nos braços. Quando acendi a luz, vi que era sangue”, disse o garoto. Ele disse que foi a única vez que teve algo mais grave por conta das alergias.
E quando o menino resolve dar uma de moleque e abusar dos alimentos dos quais tem alergia, é a pequena Kathleen Carneiro, de 4 anos, que adverte o irmão. “Ela me belisca e me chuta para eu parar de comer”, disse Kevin, que reconhece o "cuidado" da irmã.
Com Kathleen, Kevin se diverte com uma de suas brincadeiras favoritas: cozinhar. O menino é o chefe de cozinha de um restaurante imaginário que tem um cardápio bem especial, mas nele não entra chocolate. “Eu preparo hamburger, panquecas, pizza e milk shake”, contou Kevin sobre o cardápio do seu restaurante.
Para a Páscoa desse ano Kevin disse que já está ansioso para mais uma vez abrir o ovo de Páscoa, pegar o brinquedo e, desta vez, comer um pedaço da barra de chocolate meio amargo que foi liberado pelo médico e não causa alergia no garoto.
Especialista
O médico, especialista em alergias, Edson Petrucci, explicou que um anticorpo é responsável pelo controle das alergias. Se uma pessoa comer, por exemplo, chocolate e sentir algum tipo de reação é porque a taxa desses anticorpos subiu e acabou liberando uma série de reações que provocam, entre outras coisas, as coceiras.
Algumas pessoas que são alérgicas a determinados tipos de alimentos conseguem comer de maneira moderada sem sentir reação, porque a quantidade consumida não eleva a taxa do anticorpo que causa os sintomas conhecido como imunoglobuina E (IGE). "O bom mesmo é comer menos", disse o médico.
Segundo Edson Petrucci, a alergia a alimentos é uma doença genética e não tem cura. "Existem vacinas para manter os sintomas controlados, mas em meus pacientes não tenho obtido bons resultados", revelou.

Fonte: G1

Fidel Castro diz que discutiu sobre ETs com assessores de João Paulo II


Conversa ocorreu durante visita papal a Cuba em 1998.
Ela foi relatada pelo cubano em artigo publicado nesta quinta (29).

O líder cubano Fidel Castro, que se reuniu com o Papa Bento XVI em sua visita a Cuba, comentou, em um artigo publicado na noite desta quinta-feira (29), o diálogo que manteve há 14 anos com dois assessores de João Paulo II, entre eles seu porta-voz, Joaquín Navarro Valls, sobre as estrelas e a vida extraterrestre.
"Quando o Papa João Paulo II visitou nosso país em 1998, mais de uma vez antes de sua chegada conversei sobre variados temas com alguns de seus enviados", afirmou Fidel no artigo "A necessidade de enriquecer nossos conhecimentos", no qual comenta que a notícia veículada na quinta-feira por um observatório europeu a respeito da possibilidade de existirem bilhões de planetas potencialmente habitáveis em nossa galáxia.
"Recordo particularmente a ocasião em que nos sentamos para jantar (...) Perguntei a Navarro Valls: o senhor acha que o imenso céu com milhões de estrelas foi feito apenas para o prazer dos habitantes da Terra quando nos dignamos a olhar para cima à noite? 'Com certeza', ele me respondeu. 'É o único planeta habitado no Universo'".
"Eu me dirigi então para um sacerdote (presente no jantar) e perguntei: 'O que acha disso, padre? Ele me respondeu: 'A meu ver, há 99,9% de possibilidades de que exista vida inteligente em algum outro planeta'. A resposta não violava nenhum princípio religioso (...). Era o tipo de resposta que eu considerava correta e séria", afirmou Fidel em seu artigo, sem revelar o nome do sacerdote.

Fidel Castro durante o encontro deste sábado (11) em Cuba (Foto: Reuters)Fidel Castro em 11 de fevereiro (Foto: Reuters)

Um grupo internacional do HARPS, um espectrógrafo que equipa o telescópio do Observatório Europeu Austral (ESO) no Chile, descobreu nove "super Terras" em uma simples amostra de 102 estrelas do tipo "anã vermelhas", informou a instituição na quinta-feira, em Paris.
Se estas "super Terras" estão situadas numa zona onde a temperatura propicia a existência de água líquida, teoricamente poderão ter alguma forma de vida, afirmou ESO.

Fonte: G1

Prêmio recorde de US$ 550 milhões causa frenesi em loteria nos EUA


Centenas de milhares de americanos disputam bolada, que deve ser sorteada na noite desta sexta-feira (30).

Lotéricas dos Estados Unidos enfrentaram filas na última quinta-feira, em meio a um frenesi por conta do prêmio recorde de mais de meio bilhão de dólares, que vai ser sorteado nesta sexta-feira (30).
O dinheiro seria suficiente para adquirir de uma só vez luxos como a mansão de Elizabeth Taylor na Califórnia (posta à venda por US$ 8,6 milhões), um avião particular (que pode valer algumas dezenas de milhões de dólares), obras de arte (um retrato de Elvis Presley feito por Andy Wharol pode custar ao redor de US$ 50 milhões em leilão a ser realizado em maio) e, quem sabe, até uma equipe de futebol (a inglesa Chelsea, por exemplo, foi comprada por um bilionário russo por cerca de US$ 233 milhões em 2003).
E, ainda assim, sobraria dinheiro.
A Mega Millions, uma das maiores loterias dos EUA, diz que o prêmio, de estimados US$ 540 milhões, é o maior já sorteado por qualquer loteria do mundo, incluindo a tradicional El Gordo, realizada na Espanha e conhecida em toda Europa.
O prêmio acumulou na última terça-feira e será sorteado na noite desta sexta, entre bilhetes comprados em 42 Estados norte-americanos, o Distrito de Colúmbia (Washington) e as Ilhas Virgens.
A agência Reuters explica que, para ganhar o prêmio desta sexta, os concorrentes pagam US$ 1 pelo bilhete e têm de escolher cinco números entre 1 e 56, mais um número entre 1 e 46. As chances de vencer o prêmio principal são de 1 em 176 milhões, segundo a própria Mega Millions.
Até então, o maior prêmio sorteado pela Mega Millions havia sido de US$ 390 milhões, em março de 2007.

De olho nos impostos
Segundo a CNN, só no Texas foram vendidos 482,7 mil bilhetes de US$ 1 na última quinta-feira. No Estado da Virgínia, autoridades esperam uma venda de milhões de bilhetes ainda nesta sexta-feira.
E a 'febre lotérica' atiçou não apenas os jogadores comuns, mas também Estados norte-americanos endividados, que torcem para ter um vencedor local.
Segundo a agência Associated Press, um prêmio de US$ 540 milhões poderia resultar num pagamento de imposto de dezenas de milhões de dólares, e é nisso que os Estados estão interessados.
'Adoraria que um cidadão de Rhode Island (Estado da costa leste) vencesse', declarou à agência o representante (deputado) Helio Melo. Nesse Estado, o imposto sobre o prêmio seria de quase 6%, o que pode equivaler a cerca de US$ 23 milhões de receita para os cofres públicos locais.

Fonte: G1

PF prende falsa grávida com 2,1 kg de cocaína em barriga no RN


Segundo Polícia Federal, mulher foi presa em estacionamento de aeroporto.
Mulher confessou que recebeu dinheiro para carregar a droga, diz polícia.

A Polícia Federal prendeu na madrugada desta sexta-feira (30) no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN), uma dona de casa, de 20 anos, e um operador de máquinas, de 24 anos, por tráfico de drogas. Com ela, a PF encontrou 2,1 kg de cocaína, que era levada camuflada em uma barriga postiça.

Mulher foi presa com barriga falsa em aeroporto (Foto: Divulgação/PF)Mulher foi presa com barriga falsa em aeroporto (Foto: Divulgação/PF)

Segundo a PF, a prisão em flagrante aconteceu por volta das 2h30, quando os policiais suspeitaram da atitude da mulher. Ela teria chegado sozinha, apenas com bagagem de mão. Abordada pelos agentes no estacionamento, ela teria confessado que carregava a droga.
O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da Superintendência da PF. A mulher declarou que recebeu uma proposta em dinheiro para ir buscar a droga em Mato Grosso do Sul, mas não revelou detalhes sobre quem a teria contratado.
O operador de máquinas disse à polícia que não sabia de nada e que apenas iria dar uma carona a uma conhecida da família. Ambos devem ser transferidos para um presídio.

Polícia encontrou barriga feita de durex que continha droga (Foto: Divulgação/PF)Polícia encontrou barriga feita de durex que continha droga (Foto: Divulgação/PF)

Fonte: G1

Bin Laden teve 4 filhos no Paquistão após o 11 de Setembro, diz relatório


Informação é da iemenita Amal, a mais jovem das esposas do terrorista.
Ela foi presa com outras 2 esposas sauditas no ataque que matou Osama.

O terrorista Osama bin Laden teve quatro filhos no Paquistão depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, revelou sua esposa mais jovem aos policiais paquistaneses, segundo um informe consultado nesta sexta-feira (30) pela France Presse.
O documento detalha pela primeira vez, a partir de uma fonte oficial paquistanesa, o caminho trilhado pelo chefe da rede terrorista da al-Qaeda desde a sua fuga do Afeganistão, após a intervenção militar americana no fim de 2001, até sua morte, em maio de 2011, em um ataque americano na cidade de Abbottabad, no norte do Paquistão.
A iemenita Amal Abdulfattah, de 30 anos, a mais jovem de suas esposas, foi detida após este ataque pelas autoridades paquistanesas junto com outras duas esposas sauditas de Bin Laden, e várias crianças que tiveram com ele.
Segundo o relatório, Amal, que entrou no Paquistão em julho de 2000, viajou posteriormente para Kandahar, no sul do vizinho Afeganistão. Após o casamento, se instalou com o chefe da al-Qaeda e suas outras três esposas.

Policiais paquistaneses montam guarda na casa em que acredita-se que estejam sendo mantidos os parentes de Osama bin Laden, nesta sexta-feira (30), em Islamabad (Foto: AFP)Policiais paquistaneses montam guarda na casa em que acredita-se que estejam sendo mantidos os parentes de Osama bin Laden, nesta sexta-feira (30), em Islamabad (Foto: AFP)

A família se separou depois dos atentados de 11 de setembro.
Amal diz que se refugiou durante oito a nove meses em Karachi, a megalópole do sul do Paquistão, onde as redes islamitas estão presentes.
Também disse que, posteriormente, se reuniu com Bin Laden em Peshawar, a principal cidade do noroeste paquistanês. Eles permaneceram na região por cerca de três anos, dois deles em Haripur, a uma hora e meia por estrada de Islamabad.
Durante a fuga, Amal teve quatro filhos de Bin Laden. Dois nasceram em Haripur: Aasia, uma menina em 2003, e Ibrahim, em 2004.
Os outros dois nasceram em Abbottabad: Zainab, uma menina, em 2006, e Hussein, em 2008.
As três esposas de Bin Laden devem ser acusadas em breve pela justiça paquistanesa por entrada e residência ilegal no país. Correm o risco de serem condenadas a penas de prisão antes de serem expulsas.
Neste informe, a comissão de investigação da polícia recomenda que a iemenita Amal e seus filhos sejam "imediatamente repatriados ao seu próprio país".

Fonte: G1

Astrônomos fazem foto de um bilhão de estrelas de uma só vez


Imagem foi feita com a ajuda de dois telescópios.
Fotografia inteira tem 150 bilhões de pixels.

A imagem foi obtida combinando o trabalho de dois telescópios, no Havaí e no Chile, e é resultado de uma colaboração de mais de uma década entre cientistas das Universidades de Edinburgo e Cambridge, no Reino Unido.
A fotografia inteira é imensa -- com 150 bilhões de pixels, é grande demais para ser colocada nesta página.
Para acessá-la (e dar zoom onde quiser), basta clicar aqui, no site do projeto responsável.
Abaixo estão dois pedaços da fotografia:

Parte da foto com um bilhão de estrelas da Via Láctea  (Foto: Mike Read (WFAU), UKIDSS/GPS and VVV)Parte da foto com um bilhão de estrelas da Via Láctea (Foto: Mike Read (WFAU), UKIDSS/GPS and VVV)
Parte da foto com um bilhão de estrelas da Via Láctea (Foto: Mike Read (WFAU), UKIDSS/GPS and VVV)Parte da foto com um bilhão de estrelas da Via Láctea (Foto: Mike Read (WFAU), UKIDSS/GPS and VVV)


Fonte: G1

Excesso de parentes de famosos transforma novela em piada na Globo


Mal começou "Avenida Brasil" e a próxima novela das 21h da Globo já está com o elenco praticamente fechado.

"Salve Jorge", de Gloria Perez, terá como atores o neto de Silvio Santos (Tiago Abravanel), o filho de Mussum (Mussunzinho) e a filha de Gretchen (Thammy Gretchen), entre outros.

A piada nos bastidores da emissora é que a novela deveria se chamar "Laços de Família".

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta quinta-feira (29).

A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Fonte: Folha.com

Jovem brasileira é esfaqueada por noivo da mãe em Portugal


Uma jovem brasileira de 21 anos está internada em estado grave em Lisboa, Portugal, após ter sido esfaqueada diversas vezes pelo noivo de sua mãe.

Erillen Gaia, natural do Pará, morava há três meses com sua mãe Ester Xabregas, 43, e o noivo dela, Bruno Almeida, 47, em um apartamento no bairro de Benfica, em Lisboa.

Segundo o jornal português Correio da Manhã, na noite último domingo (25) houve uma discussão entre o casal, após Almeida dizer que desconfiava que a noiva e a filha mantinham um relacionamento incestuoso. Ester e Almeida eram membros da igreja evangélica da Nova Aliança, segundo o jornal.

Após a discussão, ouvida pelos vizinhos, o homem trancou-se em casa e atacou as duas mulheres com uma faca de cozinha, segundo o jornal.

De acordo com a polícia, Erillen tentou ajudar a mãe e foi esfaqueada várias vezes no peito, abdome e pescoço. Ela também foi ferida na cabeça com um martelo de cozinha. A jovem está internada em estado grave no hospital Santa Maria.

Ester, mãe da jovem, foi ferida com facadas no rosto e na cabeça. Ela foi internada e já recebeu alta, segundo o Itamaraty, que acompanha o caso junto à família das vítimas.

Bruno Almeida, que também é brasileiro, foi preso. Segundo a imprensa portuguesa, Almeida já tinha agredido uma ex-mulher.

Erillen Gaia, 21, foi esfaqueada pelo namorado da mãe, em Lisboa, Portugal
Erillen Gaia, 21, foi esfaqueada pelo namorado da mãe, em Lisboa, Portugal, na noite do último domingo (25)


Fonte: Folha.com

Brasileiro pode investir a partir de hoje nas Bolsas dos Brics


Uma parceria inédita vai permitir que os investidores brasileiros apostem na oscilação dos principais índices da Bolsas de Valores dos países que fazem parte dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A BM&FBovespa começa a negociar a partir desta sexta-feira (30), em forma de contrato futuro, a listagem de derivativos de seis índices de Bolsas. São eles: Micex (Rússia), Sensex (Índia), Hang Seng Hong Kong e Hang Seng China Enterprises (ambos na China) e FTSE/JSE Top40 (África do Sul).

O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) também passa a ser listado em forma de contrato futuro nas Bolsas desses países.

O mercado futuro é a negociação de ações a um preço definido entre compradores e vendedores, com vencimento em uma data determinada em contrato.

Segundo a Bovespa, essa é a primeira iniciativa no mundo entre cinco Bolsas para listagem cruzada de seus mais importantes índices de ações.

As Bolsas envolvidas planejam também desenvolver um índice comum para os Brics.

Empresas tentam se proteger de oscilações do mercado
As empresas utilizam os contratos futuros para se protegerem de grandes oscilações do mercado que poderiam trazer perdas financeiras, o chamado hedge. Mas esse tipo de contrato também é utilizado para a especulação.

Os contratos futuros da Bovespa possuem ajustes diários, sendo atualizados todos os dias de acordo com o fechamento do pregão. Por esse motivo é preciso ter uma sobra de caixa para acompanhar as oscilações do índice. Por exemplo, caso o Ibovespa tenha uma forte queda no dia, o investidor terá que pagar de acordo com a desvalorização.

Os principais contratos futuros no país são os da própria Bovespa, além de contratos de câmbio e juros.

Investimento para profissionais experientes
Investir no mercado futuro não é a melhor opção para iniciantes, segundo o economista chefe da Corretora Souza Barros, Clodoir Vieira.

“O investimento em índice futuro é indicado para um profissional com experiência no mercado de capitais. Por ter uma volatilidade muito grande, não é aconselhável para quem está chegando agora na Bolsa”, disse.

O economista fala ainda sobre a necessidade de conhecer profundamente os mercados em que serão investidos o dinheiro.

"Quem optar por essa modalidade de investimento precisa conhecer o mercado no qual está investindo. No Brasil, o Ibovespa é muito afetado pela ações de Petrobras e Vale, por isso é necessário sempre acompanhar o comportamento delas. No exterior, é necessário conhecer e acompanhar as empresas que afetam esses índices", declarou.

Fonte: UOL Economia

SP vai gastar mais R$ 6,6 mi para retirada de gás de subsolo de Cingapura na zona norte


A Prefeitura de São Paulo vai gastar mais R$ 6,6 milhões para as obras de controle do gás metano no subsolo do Cingapura Zaki Narchi, na zona norte da cidade. Em outubro do ano passado, a Justiça chegou a determinar a desocupação do conjunto habitacional onde moram mais de 2.700 pessoas por causa do risco de explosão.

A segunda etapa de obras deverá ser contratada até meados do ano pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e engloba tanto serviços de engenharia para extrair o excesso de gás quanto o monitoramento para avaliar se há concentração de metano em algum local do Cingapura, o que poderia levar a novo risco de explosão. Os serviços durarão dois anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

"Vou encher a adega de vinho, assar uma carne...", diz o vencedor Fael após ganhar R$ 1,5 milhão


Ganhador do prêmio de R$1,5 milhão do "BBB12", e aparentemente surpreso, Fael contou que ainda não teve tempo de pensar o que fará com o dinheiro conquistado no reality show. "Vou encher a adega de vinho, assar uma carne na minha casa e procurar ter a vida simples e agradável que tinha antes", disse ele, descartando qualquer possibilidade de tentar a carreira artística. "Não levo muito jeito para isso não (risos)", justificou, na entrevista que concedeu à imprensa após deixar o programa.

O caubói afirmou, contudo, que pretende ajudar a população de Aral Moreira. "Não posso esquecer do lugar onde nasci, me criei e me malcriei", contou, acrescentando que não pretende deixar de morar na cidade. "Não tem limites para onde eu possa ir, mas o meu lugar é Aral Moreira".

Questionado se em algum momento achou que venceria o programa, Fael revelou que isso jamais passou pela sua cabeça. "Muito pelo contrário. Sempre pensava que eu era o mais fraco. Sou de pouca conversa, não sei fazer piadas, não sou um lutador, não sou um bonitão. Às vezes cheguei a pensar que se eu fosse para o paredão o pessoal ia me mandar zarpar", confessou.

Embora tenha integrado o grupo da Praia, o veterinário elogiou Renatinha e Yuri, participantes da Selva. "A Renatinha é incrível, autêntica, linda. E o Yuri tem características próprias. Inclusive a gente pensou que a Selva ia acabar com a Praia. Lá dentro, a gente não tem noção de nada. O Bial falava uma coisa e a gente ficava viajando", lembrou ele, criticando Rafa. "Ele é uma pessoa muito boa, mas falava muito e alto, gritando. Gosto de conversa em um tom agradável", afirmou.

Questionado sobre como vai lidar com a mulherada que vai aparecer em seu caminho, ele mostrou timidez. “Vamos ver...”, afirmou. O veterinário também falou como encarou o fato de ter vencido o “BBB12” com a maior porcentagem de todas as edições do reality show. “Não sei como encaro isso. Porque não tenho noção nenhuma de mídia, de TV, de nada. Meu primeiro contato foi com o ‘BBB’. Peguei, fiquei confinado e caí no programa. Só tenho a agradecer a todo mundo e espero retribuir de verdade”, disse.

Perguntado se tem vontade de seguir a carreira política, como sua mãe – que é vereadora de Aral Moreira – e, quem sabe, até se candidatar a prefeito do município, Fael disse que ainda não pensa nessa possibilidade. “Acredito que não. Não digo nunca, porque nunca é uma coisa muito forte. No momento não quero fazer algo errado e, quem sabe, pôr em risco esse carinho que o público tem por mim”, explicou.

Fael admitiu que passou por momentos ruins dentro do reality show, mas não quis revelar qual foi o pior momento no confinamento. “Acho que não posso falar. É uma coisa minha”, despistou ele, revelando que a pior coisa do programa é a monotonia. “Lá dentro, a gente fica muito parado. E estou acostumado a trabalhar. Ficar parado não é fácil não. Isso judia bastante”, afirmou.

Relação com Fabiana e Noemí
Fael admitiu que, embora parecesse apaixonado por Fabiana, o que sente por ela é apenas amizade. "Gosto muito da amizade dela. Lá dentro a gente muitas vezes fica bastante carente, mas sempre a respeitei porque ela tem marido, filho, família. Quem sou eu para destruir uma família? Mas se ela fosse solteira... (risos)", afirmou o veterinário.

Sobre o romance com a espanhola Noemí, ele falou que teve um "dedinho de Deus". "Noemí é uma pessoa incrível. Sou uma pessoa simples. Consegui entrar num programa, estou ali e, de repente, conheço uma menina do 'Big Brother' da Europa, que vem para cá, que conhece um padre... Quando tiver oportunidade vou visitá-la. Quero conhecer o padre pessoalmente. Acho que tem um dedinho de Deus nessa história", contou.

Ao saber que Noemí já tem namorado na Espanha, Fael quis se explicar. “Não tenho compromisso, mas se ela tem namorado... Não estou indo para casar com ela. Não estou namorando a Noemí. Ela é uma pessoa que quero muito bem. Mas não tem aliança no meu dedo não (risos). Quero apenas visitá-la. Pedi a ela para entregar minha imagem da Nossa Senhora Aparecida ao padre. Vou lá porque tenho que resgatar essa imagem”, afirmou.

Fael também falou sobre o clima caliente com a espanhola dentro do programa. E afirmou não ter estranhado o comportamento de Noemí, que se atirou para ele na festa em que se beijaram pela primeira vez.  “Estava conversando com o João Carvalho e ele disse que lá na Europa o pessoal é mais moderno”, contou, rindo.

'Sem voz estaria morto', diz Lula em entrevista exclusiva


Um dia depois de ter anunciado o desaparecimento do tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à Mônica Bergamo e Cláudia Colucci que teve mais medo de perder a voz do que de morrer com a doença.

A entrevista está na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

"Se eu perdesse a voz, estaria morto", afirmou o ex-presidente, quase 16 quilos mais magro e com a voz um pouco mais rouca que o normal.

Sobre sua vida política, Lula disse que tentará evitar uma agenda "alucinada" e que vai procurar a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para que ela entre na campanha do ex-ministro Fernando Haddad pela Prefeitura de São Paulo.

"Eu acho que ele vai surpreender muita gente. E desse negócio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu não entendia de política. Com o Fernando Haddad será a mesma coisa."

Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Ricardo Stuckert -17.fev.2012/Instituto Lula
O ex-presidente, depois da última sessão de radioterapia a que se submeteu, em fevereiro
O ex-presidente, depois da última sessão de radioterapia a que se submeteu, em fevereiro

Fonte: Folha.com

IFFHS: Messi lidera o ranking dos maiores goleadores do ano


O argentino Lionel Messi, do Barcelona, lidera a classificação dos maiores goleadores em competições internacionais deste ano.

A lista, elaborada pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), inclui os gols marcados em partidas de seleções nacionais, em competições continentais de clubes e em jogos do Mundial de Clubes.

Messi aparece em primeiro com nove gols, três com a camisa da Argentina e seis pelo Barcelona na Liga dos Campeões da Europa.

A segunda colocação é do holandês Klaas-Jan Huntelaar, que defende o Schalke 04 e soma oito gols 'internacionais' no ano.

Confira as dez primeiras posições da lista:.

1. Lionel Messi (Barcelona/Argentina) 9 gols (6/3).

2. Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04/Holanda) 8 gols (7/1).

3. Phil Younghusband (Loyola Meralco Sparks/Filipinas) 6 gols (0/6).

4. Didier Drogba (Chelsea/Costa do Marfim) 5 gols (1/4).

5. Roberto Soldado (Valencia/Espanha) 5 gols (2/3).

6. Arjen Robben (Bayern/Holanda) 5 gols (3/2).

7. Radamel Falcao (Atlético de Madri/Colômbia) 5 gols (4/1).

8. Emmanuel Atukwei Clottey (Berekum Chelsea/Gana) 5 gols (5/0).

9. Mario Gómez (Bayern/Alemanha) 5 gols (5/0).

.. Dorlan Pabón (Atlético Nacional/Colômbia) 5 gols (5/0). 

Fonte: UOL Esportes

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rombo da Previdência deve somar de R$ 39 bi a R$ 40 bi


Com uma previsão de despesas crescendo num ritmo mais acelerado do que a arrecadação, o rombo da Previdência Social em 2012 deve ficar entre R$ 39 bilhões e R$ 40 bilhões, ou cerca de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), informou o diretor do departamento de Regime Geral da Previdência Social, Rogério Nagamine Costanzi, nesta quinta-feira (29).

Neste cenário, o governo também decidiu postergar a nomeação de funcionários públicos já aprovados em concurso. Com a aprovação do regime complementar de previdência dos servidores, Funpresp, a ideia é evitar que o atual sistema seja inchado com novos servidores.

De acordo com Costanzi, a arrecadação deve ter crescimento real de cerca de pouco mais de 4% e despesa de cerca de 7%.

A previsão foi feita na divulgação do resultado da previdência de fevereiro. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, chegou a brincar com a estimativa oficial. "Às vezes nem eu acredito nos técnicos", afirmou.

No mês passado, as contas tiveram déficit de R$ 5,143 bilhões, alta de 47,1% frente ao deficit de R$ 3,497 bilhões registrado em igual mês do ano passado. O dado é corrigido pela inflação.

No ano, o rombo está em R$ 8,161 bilhões, 21,8% a mais do que janeiro e fevereiro de 2011.

Segundo o ministro da Previdência, o saldo negativo do mês passado foi afetado por uma postergação na arrecadação do Simples Nacional para março. "A piora na arrecadação, que afetou o saldo, foi uma distorção", afirmou o ministro.

A arrecadação líquida total no mês passado ficou em R$ 18,802 bilhões, com leve alta de 0,3% sobre fevereiro de 2011. A Previdência informou ainda que, neste período, as despesas cresceram 7,6%, chegando a R$ 23,946 bilhões.

Além da postergação com recolhimento do Simples, o deficit leva em conta o pagamento de sentenças judiciais e a compensação previdenciária entre o INSS e os regimes próprios de previdência social de Estados e municípios.

Em 2011, a Previdência Social registrou saldo negativo de R$ 36,5 bilhões, o menor rombo desde 2002 graças ao aumento do número de trabalhadores empregados com carteira assinada, que se tornaram contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Previdência Social também vai inserir na conta deste ano a despesa adicional de R$ 14,9 bilhões decorrente do aumento do valor do salário mínimo de R$ 545 para R$ 622. De acordo com o ministério, 70% dos benefícios pagos pelo INSS são de até um salário mínimo.

Funpresp
Garibaldi comemorou a aprovação pelo Senado do regime de previdência complementar dos servidores públicos (Funpresp). E disse que deve, com anuência da Fazenda e Planejamento, segurar nomeações de servidores.

Ele disse que a sanção pela presidente Dilma Rousseff deve ocorrer em cerca de 15 dias e deverá ter poucos vetos. Ele citou como o mais importante um texto que dá ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o mesmo poder do Supremo Tribunal Federal (STF) de decidir sobre patrocinadores e estatuto do fundo que vai regular a previdência dos funcionários do Judiciário. A intenção do governo é que apenas o STF tenha essa prerrogativa.

"Temos no projeto uma situação que cria alguma dúvida entre as atribuições do próprio STF e o CNJ", afirmou o ministro. "A intenção é manter só o Supremo", acrescentou.

O ministro disse que nomeações para o serviço público de pessoas já aprovadas em concurso só ocorrerão depois de os fundos estarem regulamentados, o que deve ocorrer em até 180 dias depois da sanção. Somente nomeações emergenciais sairão do papel, segundo Garibaldi.

"Faremos de tudo para o prazo ser o mais exíguo possível", afirmou o secretário de previdência complementar da pasta, Jaime Mariz.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Funpresp vai resolver o problema do regime do setor e consolidará as contas públicas do país.

"É uma reforma estrutural que modifica as condições da Previdência porque metade do deficit é causada pelo serviço público. Com isso estaremos resolvendo esse problema", afirmou. "É um grande passo fiscal na consolidação das contas públicas brasileiras", emendou.

O Funpresp autoriza a criação de três fundos de pensão, um para cada poder federal: Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele passa a valer para os novos funcionários que ingressarem no serviço público. E não representa economia para os cofres públicos antes de 2024, segundo estimativas do Ministério do Planejamento.

Fonte: UOL Economia

Operário morre em Belo Monte e trabalhadores entram em greve


Trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte declararam greve, nesta quinta (29), após uma morte ter ocorrido, ontem, em um dos canteiros da maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A saída dos ônibus que levariam os trabalhadores do perímetro urbano de Altamira para Vitória do Xingu, no Pará, teriam sido bloqueadas.

Um acidente  matou o operador de motosserra Orlando Rodrigues Lopes – o velório está ocorrendo nesta quinta, em Altamira, cidade natal e de residência do trabalhador. A morte não teria sido o motivo da greve e sim uma série de reclamações sobre remuneração e condições de trabalho, mas  funcionou como um estopim, contribuindo para a insatisfação. As reivindicações incluem aumento salarial, redução dos intervalos entre as visitas dos trabalhadores a suas famílias de seis para três meses, a manutenção do pagamento de adicional de tempo gasto com transporte até a obra (horas in itinere) e a melhoria dos ônibus usados no transporte, que estariam em más condições.

Também reclamam que o acordo coletivo anterior não estaria sendo cumprido. “Nós não temos segurança nenhuma lá. Falta EPI [equipamento de proteção individual], sinalização e principalmente gente pra fiscalizar”, afirmou um trabalhador ouvido por Ruy Sposati, repórter do Movimento Xingu Vivo.

O Consórcio responsável pela obra disse, através de sua assessoria de imprensa, que o trabalhador era contratado de uma empresa terceirizada (Dandolini e Peper) e atuava no processo de terraplanagem e “supressão vegetal”. O Consórcio nega que a morte tenha qualquer relação com a paralisação.

Já em nota distribuída à imprensa, o Consórcio Construtor Belo Monte afirmou que “teve suspensa a produção em dois de seus canteiros de obras – Sítio Belo Monte e Sítio Pimental. Outras três frentes de obras – as unidades Canais e Diques; Portos e Acessos; e Infraestrutura – seguem com suas rotinas normais de trabalho”. Também disse que “aguarda o envio da pauta de reivindicações dos trabalhadores, por meio do sindicato da categoria, para que as mesmas possam ser analisadas”.

Quando o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, foi destruído por protestos de trabalhadores, o governo federal começou a gestar um pacto com empresas e sindicatos para evitar novos conflitos. Na época, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho afirmou que a idéia era “prevenir para que não haja, em relação as obras da Copa, eventuais atrasos”.

Apresentado pela presidente Dilma Rousseff, neste mês de março, como um “novo paradigma” nas relações entre trabalhadores, empresários e governo o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção não provocou até agora mudanças significativas no setor. Problemas graves persistem, mesmo nas grandes obras, para as quais o texto foi prioritariamente pensado.

A situação é especialmente delicada nos canteiros das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, duas das principais obras do país,nos quais cerca de 43 mil operários fazem greve – 18 mil em Jirau e 25 mil em Santo Antônio, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Fenatracop). Em ambos, a mobilização tem como principal reivindicação aumento salarial e de benefícios.

Apesar de ter sido anunciado como um acordo que mudaria as relações trabalhistas na construção civil em todo o Brasil, o compromisso foi assumido apenas por nove empresas, que puderam optar por segui-lo por obra e não como um nova política permanente. Hoje, o acordo abrange dez obras. Isso em um contexto em que paralisações acontecem de Norte a Sul. Segundo a Fenatracop, 138,5 mil trabalhadores do setor entraram em greve recentemente. Muitos permanecem. A maioria das mobilizações, 75%, afetou as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde, de acordo com a federação, “salários e condições de trabalho são piores e a informalidade é a regra”.

Câmara diz que vai votar projeto que endurece a Lei Seca


Depois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidir enfraquecer a Lei Seca, a Câmara deve votar proposta que endurece as penalidades para quem dirigir alcoolizado.


O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse nesta quinta-feira que a Casa caminha para votar "nos próximos dias" o projeto que considera crime dirigir depois de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Aprovado no Senado no final do ano passado, o projeto também acaba com a obrigatoriedade do teste do bafômetro para comprovar a embriaguez do motorista. Na prática, o texto institui a política do "álcool zero" para os motoristas brasileiros e aumenta as penas para quem for flagrado dirigindo alcoolizado.

O projeto estabelece que, além do bafômetro, valem como prova de embriaguez do motorista "prova testemunhal, imagens, vídeos ou a produção de quaisquer outras provas em direito admitidas".

"É um processo que já está em debate na Câmara, há acordo tabulado entre todos os envolvidos, o que nos permite dizer que a votação deve acontecer em breve na Câmara. A decisão do STJ só nos demonstra a necessidade de votar com mais agilidade e rapidez a lei porque vai orientar as próximas e futuras decisões que vão ser tomadas com os tribunais em relação a esta matéria", disse Marco Maia.

Ontem, o STJ decidiu que somente o bafômetro e o exame de sangue podem atestar a embriaguez do motorista e excluiu provas testemunhais ou exame médico. Com isso, a Lei Seca fica esvaziada, uma vez que o motorista não é obrigado a produzir provas contra si e pode recusar os exames aceitos pelo STJ. Assim, a comprovação de embriaguez pode ficar inviabilizada.

Segundo Maia, a ideia é aprovar o projeto que já passou no Senado por reunir várias matérias que tramitam na Câmara sobre o tema.

O deputado disse não ser contraditório para a Câmara querer endurecer a Lei Seca e, ao mesmo tempo, liberar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na Copa do Mundo de 2014.

"Mesmo nos estádios onde forem permitida a ingestão de bebidas, o cidadão bebeu no estádio e saiu para dirigir tem que ser punido. A regra deve valer para todos. Bebeu e dirigiu é crime e deve ser punido com rigor."

Fonte: Folha.com

No "Brasil Urgente", Datena diz que não teria dinheiro do resgate se fosse sequestrado


Durante o programa "Brasil Urgente" desta quarta-feira (28), o apresentador José Luís Datena comentou sobre a descoberta da polícia de que bandidos pretendiam sequestrá-lo nesta noite, no caminho de volta para casa.

"Eu só queria avisar esses bandidos sacanas que eu acredito muito em Deus e não tenho medo de vocês. Fui aconselhado pela polícia a ficar calado mas não consigo ficar de boca fechada", disse o apresentador.

De acordo com nota publicada pelo colunista do UOL Flávio Ricco, o crime aconteceria entre 20h30 e 21h, na rodovia Castelo Branco, entre os municípios de São Paulo e Osasco. A polícia alertou o apresentador e, através de um cruzamento de informações, chegou ao veículo que seria utilizado para o crime.

Datena disse que, se o sequestro fosse realizado, ele não daria o dinheiro de resgate. "Se me sequestrar vocês vão ter que me matar, vocês jamais terão o dinheiro de resgate. Primeiro porque eu não tenho, fiz tanta coisa errada na minha vida que não sobrou quase nada. Meus bens materias são poucos. E segundo que se eu tivesse dinheiro não daria para vocês, para comprarem armas e matarem pessoas".

O apresentador também aproveitou o programa para agradecer o trabalho da polícia, e alertou os bandidos: "Eu espero que se algum dia vocês realizarem algum ato como esse, que seja contra mim, olhando na minha cara [...], mas não toquem em um fio de cabelo da minha família que não vai ser bom para vocês".

Prefeito e secretário de Saúde de município do Rio são presos por desvio de verba pública


Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira, entre elas o prefeito do município de São Francisco do Itabapoana, no norte do Rio de Janeiro, o atual secretário de saúde, o ex-secretário de saúde do município, e os representantes da Clínica Fênix, acusados de desviar verbas públicas destinadas à saúde no município, segundo informações da Polícia Federal.

De acordo com a PF, a fraude envolvia o superfaturamento de exames laboratoriais que eram pagos diretamente à Clínica Fênix, com a permissão da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através de convênio com o Ministério da Saúde. Além disso, a quadrilha manteria a prática de prestar informações falsas ao Sistema Único de Saúde (SUS) sobre exames fictícios.

A clínica, de acordo com a PF, seria favorecida em processos licitatórios fraudados, para a prestação de exames de laboratório de média e alta complexidade, que eram pagos com recursos do Fundo Nacional de Saúde repassados ao município.

A Operação Renascer foi desencadeada para desarticular esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde no município de São Francisco do Itabapoana. De acordo com a PF, as prisões aconteceram durante cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão decretados pelo Desembargador Federal Messod Azulay, da Segunda Turma Especializada do TRF2.