sábado, 4 de fevereiro de 2012

Veja onde o Facebook deve investir para continuar crescendo após IPO


Rede social criada por Mark Zuckerberg completa 8 anos neste sábado (4).
Site deve fazer oferta pública de ações (IPO, em inglês) em maio.


O Facebook completa 8 anos neste sábado com a expectativa de que sua oferta pública de ações (IPO, em inglês) arrecadar arrecadar US$ 5 bilhões em maio, quando deve ocorrer a estreia na bolsa. Entretanto, a vida da rede social criada por Mark Zuckerberg em 4 de fevereiro de 2004 pode passar por mudanças para atender expectativas de seus futuros acionistas.
Entre as mudanças, segundo especialistas ouvidos pelo G1, estão a criação de produtos que devem gerar lucro em vez de apenas atender aos que os usuários desejam, foco em games, que representam mais de 12% do lucro do site, e mais aplicativos que conectem amigos, mostrando o que músicas escutam, o que assistem e o que mais gostam de fazer.

Foco em outros mercados como o Brasil
Para manter o crescimento da base de usuários, que deve passar de 1 bilhão de pessoas em agosto de 2012, de acordo com previsões, o Facebook afirma que focará em outros mercados como Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul. Estes países são mercados que o próprio site lista como grandes mas pouco explorados pela rede social, conforme dados publicados documentos do IPO da rede social.
Segundo dados da Comscore e do Ibope, o Facebook cresceu 192% no Brasil em 2011, com 36,1 milhões de visitas em dezembro de 2011. O país ocupa a quarta posição em número de usuários de toda a rede social.

Aplicativos conectados
Em janeiro, o Facebook anunciou a integração de 60 aplicativos à plataforma da rede social. Isso permite que os usuários possam se conectar com eles e compartilhar dados diretamente na Timeline (linha do tempo) no site.
Entre os aplicativos estão programas para monitorar desempenho em corridas, cadastrar locais para onde o usuário viajou, ler e compartilhar notícias, entre outros. Há apps, como são chamados estes programas, famosos como o "Foodspotting", para fotografar e compartilhar pratos de comidas e avaliar restaurantes, o "BranchOut", rede social de trabalho, e jogos como "DiamondDash".
De acordo com a rede social, a integração com esses e outros aplicativos e serviços é uma tentativa de tornar o Facebook a porta de entrada do usuário à internet.

Games
Os games são uma grande parte da receita do Facebook, com 12% de seu total vindo de uma única empresa, a Zynga, dona de “Farmville” e “Cityville”, o que justifica a manutenção do investimento. “Haverá maior oferta de jogos e eles terão maior qualidade. Não existe mais jogo simples no Facebook”, aponta Mitikazu Lisboa, CEO da Hive, empresa especialista na ênfase em games e mídias sociais.
Segundo ele, contudo, este caminho pode se tornar ainda mais difícil para empresas menores, já que, com o aumento da qualidade dos jogos, o custo de produção deve aumentar consideravelmente. “A limitação para jogos melhores está na banda de internet”, explica. “E, para cada jogo que faz sucesso no Facebook há 10 mil outros que falharam”.

Plataforma móvel
Mark Zuckerberg quer que o Facebook esteja em todos os lugares, e não apenas no PC. Na carta enviada junto com os documentos para estreia na bolsa, ele afirma que “a sociedade acessa tem acesso à internet ou tem aparelhos celulares, ferramentas necessárias para compartilhar o que ela pensa, sente e faz”. Com isso, ele pretende expandir o acesso da rede social para onde o usuário estiver.
Em plataformas iOS, que abrange o iPhone e o iPad, os usuários possuem acessar a página da rede social e conversar com amigos por meio dos aplicativos “Facebook” e “Messenger”. Os dois aplicativos também estão disponíveis para plataformas Android.
A intenção do Facebook é fazer com que os usuários publiquem instantaneamente fotos, vídeos e mensagens, sobre o que pensam onde quer que eles estejam.

Timeline e Ticker
Depois de alguns anos com a mesma cara, o Facebook tentou inovar nos últimos meses, apresentando mudanças na rede social como a introdução da Timeline, que transforma a página do usuário em uma linha do tempo, e do Ticker, uma barra que mostra as atualizações dos amigos em tempo real.
Isso ocorreu, segundo o professor de Tecnologia da Informação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Rafael Lamardo porque “pesquisas dizem que o usuário se cansa das mídias sociais pois elas são muito parecidas”. Ele explica que o Facebook ficou muito tempo sem atualizações e que a Timeline mudou bastante a experiência de uso. “Mas acho que ainda há muito a ser feito”, disse.

Pagamentos pelo Facebook}
Entre as inovações que o Facebook deve implementar para manter sua base de usuários em crescimento, de acordo com Rafael Lamardo, está a entrada de sistemas de pagamentos. “Com uma grande base de usuários, as empresas buscam novos produtos para eles e acredito que a realização de pagamentos dentro do próprio Facebook seja um dos próximos passos”, disse.
Desse modo, o usuário não precisaria sair da rede social para realizar compras e o pagamento pelos produtos adquiridos.
O Facebook já utiliza os Facebook Credits, um valor monetário que é utilizado principalmente em games na rede social. O "dinheiro" pode ser utilizado para pagar por outros serviços e produtos no futuro.

Regionalização
Assim como o Twitter, o Facebook deve se tornar mais regional com o IPO. Embora a internet seja global, a regionalização das redes sociais mostra que elas estão amadurecendo. “Foram muitas conquistas que as mídias sociais conquistaram nos últimos anos e acho que agora, o Facebook começará a se regionalizar”, afirma Lamardo. “É uma tendência natural, considerando as diferenças culturais entre os povos. No Brasil, por sermos muito sociais, nossa vida está no Facebook, mas isso não acontece em outros países”.
Assim como o Twiter, que divulgou ferramentas que irão censurar palavras ofensivas em determinados países, o Facebook por ir para o mesmo caminho. Outra tendência é que ele crie produtos voltados para determinados países, principalmente em locais em que a rede social quer crescer mais, como o Brasil, por exemplo.

Fonte: G1



Compositora de ‘Ai se eu te pego’ faz acordo de coautoria com estudantes


Cantora Sharon Acioly reconhece três paraibanas como coautoras.
Refrão da música que virou hit na voz de Michel Teló nasceu de brincadeira.


A cantora Sharon Acioly, que junto com seu parceiro Antonio Dyggs registrou a composição “Ai se eu te pego”, sucesso de Michel Teló, assinou acordo extra judicial com três paraibanas que dizem ter criado o refrão da música. A baiana chegou neste sábado (4) a João Pessoa para uma reunião com as estudantes Karine Vinagre, Amanda Cruz e Aline Medeiros e o advogado delas.
De acordo com a versão do advogado das três meninas, André Cabral, a história teria começado ainda em 2006, quando elas foram à Disney com um grupo de amigas. A brincadeira criada durante o passeio foi levada três anos depois para um show de Sharon Acioly no Axé Moi, em Porto Seguro, onde apenas parte desse grupo esteve presente, junto com outras garotas. A cantora, impressionada pela brincadeira e pela dança das jovens, resolveu repetir o refrão no palco, dizendo “música nova, composição das minhas três backing vocals de João Pessoa”, conforme mostra um vídeo amador disponibilizado no Youtube.
A história permanecia nos bastidores, até que na última terça-feira (31) outras três meninas vieram a público contar o caso e reivindicar o reconhecimento da coautoria do mesmo refrão. Marcela Quirino Ramalho, Amanda Borba Cavalcanti e Maria Eduarda dos Santos também estiveram na viagem à Disney e, segundo Adelson Barbosa, pai desta última, teriam participado da criação da brincadeira. Elas chegaram a realizar um registro público relatando o caso em cartório, no último dia 26 de janeiro.
Informada sobre a polêmica por telefone, através da reportagem do G1 na última terça-feira (31), a cantora admitiu ter se inspirado em uma brincadeira criada pelas garotas de João Pessoa. Ela informou que já havia mencionado o fato em entrevistas e programas de televisão, destacando que teria sido esse o combinado com as meninas, sem detalhar os seus nomes.
“Foi tudo uma brincadeira, que depois virou brincadeira de palco, que depois virou música. Elas pediram apenas para eu citar que a música tinha sido inspirada nisso, o que venho fazendo em todos os programas de televisão em que participo. Não estou entendendo porque estão falando disso agora. Só vou me pronunciar quando tratar do assunto”, declarou Sharon.
Embora as estudantes Karine Vinagre, Amanda Cruz e Aline Medeiros não tenham se posicionado publicamente, a mobilização provocada pelo segundo grupo fez com que Sharon agilizasse as negociações com as três estudantes com as quais tinha contato. A negociação foi confirmada através de nota oficial de esclarecimento, enviada neste sábado (4) por meio da assessoria de imprensa da compositora, que também compartilhou o comunicado em seu perfil público do Facebook.
“A animadora de palco Sharon Acioly nunca omitiu que a música “Ai se eu te pego” surgiu de brincadeiras realizadas entre as três estudantes de João Pessoa - Karine, Aline e Amanda Cruz, razão pela qual manteve contato com as mesmas para definição das questões legais de registro e edição do hit, que possui como trecho de sua letra a criação das estudantes”, diz a nota.
Na nota consta ainda que “as conversas sobre participação na composição foram definidas recentemente, sendo então finalizada a negociação autoral entre os seus compositores e a editora responsável, estando tais questões contratuais resguardadas pela confidencialidade que é padrão no mercado”.
O advogado André Cabral não entrou em detalhes a respeito dos valores do acordo firmado com Sharon Acioly e com a Editora Pantanal em respeito à cláusula de confidencialidade. Em relação às outras três garotas, que na próxima semana devem entrar na justiça em busca de seus direitos de coautoria, Cabral argumenta que elas teriam sido apenas "propagadoras" do refrão, e não coautoras.
Porém, de acordo com o pai de Maria Eduarda dos Santos, uma das meninas do grupo não beneficiado pelo acordo, a advogada de Sharon Acioly e de Michel Teló teria oferecido inicialmente R$2 mil a cada uma delas para que desistissem do direito de coautoria. Como a oferta foi recusada, Adelson Barbosa contou que uma nova proposta, no valor de R$ 33 mil, também teria sido feita nesta sexta-feira (3), mas também não foi aceita.
A assessoria de imprensa da cantora, por outro lado, negou a participação das outras meninas na elaboração do refrão, em nota oficial. “Quanto às estudantes paraibanas Marcella Quinho Ramalho, Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga e Maria Eduarda Lucena dos Santos, que vieram recentemente a público para reivindicar suposta participação na autoria, e divulgaram uma alegada disputa incoerente, esclarece-se que a mesma não é reconhecida pelos verdadeiros compositores e co-autores da obra”.

Fonte: G1

14 propostas da Nasa para diminuir o aquecimento global


A Nasa realizou um estudo para analisar o aquecimento global. O documento propõe ainda 14 ações que podem ser feitas para amenizar o fenômeno.
Uma das coisas que a Nasa divulgou é que ações para combater a emissão do gás metano já podem diminuir a temperatura média da Terra entre 2,2ºC e 1,7ºC em 40 anos. Com a diminuição da temperatura média global, diminuiriam alguns problemas de saúde pública e com a produção de alimentos.
Ainda, segundo a pesquisa, é possível facilmente diminuir a quantidade de fuligem nas cidades. A ação também ajudaria a baixar a temperatura e melhorar a qualidade de vida em ambientes urbanos.
Veja abaixo as ações propostas pela Nasa e veja quais delas você pode ajudar diretamente, na sua casa (em negrito):
Para diminuir a emissão de metano:
1 – Melhorar técnicas para evitar o vazamento de gás em minas de carvão;
2 – Diminuir perdas de gás que escapa de poços de petróleo;
3 – Diminuir vazamentos em gasodutos;
4 – Separar lixo e encaminhar cada tipo de resíduo para seu destinho correto (fazer compostagem de materiais orgânicos e reciclar embalagens);
5 – Ter sistemas de esgoto eficientes e tratar corretamente o material. Para isso, veja se as ligações do esgoto da sua casa estão corretas e cobre do poder público estações de tratamento eficientes.
6 – Controlar a emissão de metano referente à pecuária, fazendo tratamento especial para o esterco. Você pode ajudar diminuindo seu consumo de carne vermelha.
7 – Arejar as plantações de arroz, para reduzir as emissões das plataformas alagadas.

Contra a fuligem

8 – Substituir a frota de veículos antigos, que podem liberar muitos poluentes na atmosfera;
9 – Instalar filtros em veículos movidos a diesel;
10 – Proibir a queima de resíduos orgânicos (muitas vezes provenientes da agricultura) ao ar livre;
11 – Optar por fornos a gás ou outros modelos de queima limpa;
12 – Em países pobres, muitas pessoas preparam alimentos queimando lenha ou carvão. Segundo a Nasa, levar a tecnologia de fornos a biogás para esses locais diminuí a poluição do ar;
13 – Evitar o uso de tijolos de barro e escolher os ecológicos;
14 – Substituir fornos a queima de coque (um subproduto do carvão) por equipamentos mais eficientes.

Ator de "Harry Potter" admite que atuou bêbado em cenas da série


O ator Daniel Radcliffe admitiu que estava bêbado em filmagens de algumas das cenas da série de filmes "Harry Potter", durante um período de sua vida em que bebeu "toda noite", disse o jovem astro em entrevista.

"Tenho uma personalidade que se vicia muito. Era um problema. As pessoas com esse tipo de problema são bastante adeptas de escondê-los. Não quero entrar em detalhes, mas eu bebia muito e diariamente - quer dizer, todas as noites", disse Radcliffe à revista britânica de celebridades "Heat" nesta semana.

"Posso dizer honestamente que nunca bebi no trabalho em 'Harry Potter'. Eu ia trabalhar ainda bêbado, mas nunca bebi no trabalho. Posso apontar várias cenas em que eu não estava lá, estava morto por trás dos olhos", disse o ator de 22 anos.

O jovem britânico, que foi alçado para a fama aos 11 anos depois de ser escolhido para interpretar o menino-bruxo Harry Potter na sequência de filmes baseados na série best-seller de J.K. Rowling, discutiu sua "personalidade muito ocupada" e também falou de sua namorada e produtora-assistente, a quem chamou de "garota maravilhosa, maravilhosa, que é boa demais para mim".

"Também posso ser bastante inseguro. Muitos atores têm dúvidas sobre si próprios. Vivo sob isso o tempo todo, e é assim que funciona melhor. Acho que ela ajuda muito, ela diz que não", disse o ator.

O astro de "Harry Potter", que foi elogiado pela crítica por seus trabalhos teatrais na Broadway e no West End, "Equus" e "How to Succeed in Business Without Really Trying", está atualmente trabalhando na divulgação de seu novo filme "A Mulher de Preto", que estreiou no cinema dos Estados Unidos nesta sexta-feira (3).

"Ele morreu lentamente", diz delegado sobre empresário acusado de matar ex-mulher em MG


O delegado Edson Moreira, responsável pela investigação da morte do empresário Djalma Brugnara Veloso, 49, acusado de ter matado sua ex-mulher, a procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo, 35, informou na tarde desta sexta-feira (3) que Veloso morreu lentamente e sofreu por mais de dez horas.

As informações foram repassadas em entrevista coletiva e, segundo Moreira --que também investigou o caso do goleiro Bruno, acusado de matar a ex-amante Eliza Samudio--, são baseadas em provas colhidas no local do crime, que apontam para suicídio. O laudo final da morte, entretanto, só deve sair com a conclusão da perícia nos próximos dias.

Segundo o delegado, o empresário iniciou ainda pela manhã o processo de "autoflagelação". Usou uma faca com lâmina de 40 centímetros para ferir os pulsos, pernas, pescoço e peito. Ao todo o corpo apresentava 28 perfurações, sendo 22 superficiais e seis profundas. Uma dessas perfurações mais fortes atingiu o coração, o que teria causado a morte.

Conforme a perícia, o corpo de Veloso entrou em choque entre 16h e 18h desta quinta-feira (2) e foi encontrado no fim da noite. Estava de barriga para baixo, ensanguentado, sobre a cama do motel onde se hospedara. Sob o braço direito estava a faca usada no suicídio e que, segundo a polícia, pode ser a arma que teria matado Ana Alice. Exames de DNA serão feitos para verificar essa hipótese.

Uma mochila do empresário, com roupas sociais e de academia, estava na suíte. No carro foram recolhidos documentos, inclusive o passaporte dele. A movimentação de Veloso, tanto na saída do condomínio quanto na entrada no motel, foi registrada por câmeras de circuito interno. O delegado Moreira solicitou exames toxicológicos no corpo do homem, mas não há ainda previsão para a divulgação do resultado.

O trajeto
Segundo a polícia, logo após deixar o condomínio Villa Alpina, em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte), onde a mulher foi assassinada, o empresário teria seguido em direção a Belo Horizonte pegando trechos das BRs 040 e 356 em seu Peugeot RCZ branco. Ele se hospedou em motel, onde foi encontrado morto no fim da noite de quinta-feira.

Veloso saiu do residencial pouco depois de 4h30, e o trajeto entre a mansão e o motel durou cerca de seis minutos. O local onde ele se hospedou fica às margens na BR-356, no bairro Olhos D’Água, região oeste de Belo Horizonte. De acordo com o delegado Moreira, o suspeito usou uma saída alternativa no condomínio e não passou pela portaria principal.

O casal
Veloso era dono de uma locadora de veículos na região oeste de Belo Horizonte. Filho de uma família mineira tradicional, ele se casou com Ana Alice há 13 anos. Os dois figuravam em colunas sociais de Belo Horizonte e moravam numa mansão em um dos condomínios fechados mais exclusivos da região metropolitana.

A relação do casal começou a ficar ruim em 2008, conforme relatos do advogado da procuradora, Murilo Andrade. Depois de tentar salvar o casamento, por causa dos filhos, de três e sete anos, a mulher entrou com processo de separação, que não chegou a ser concluído.

No último dia 24 de janeiro ela denunciou à polícia ameaças de morte que estariam sendo feitas pelo ex-marido. O registro foi repassado para a Justiça. No entanto, não houve tempo para que as medidas protetivas concedidas à procuradora começassem a valer.

Enterro
Nesta tarde, o empresário foi enterrado no Cemitério Parque da Colina, na região oeste da capital mineira. Segundo informações de funcionários do cemitério, cerca de 200 pessoas participaram do cortejo. Assim como a família da procuradora quis privacidade no sepultamento, os parentes e amigos de Veloso também preferiram uma despedida reservada.

O criminalista Guilherme Coelho Colen disse que todos evitaram falar da tragédia e ficaram empenhados em dar conforto para a família. Segundo o advogado de Veloso, em sinal de respeito mútuo, as famílias da procuradora e do ex-marido trocaram condolências enviando coroas de flores uma para a outra.

Colen destacou que não há mais interesse em falar sobre o crime na mansão, porque tudo se encerrou com a morte de Veloso. A defesa aguarda apenas receber laudo da perícia técnica para finalizar oficialmente o caso.

Brasileira é presa na Espanha acusada de fazer 'gato' de luz para cultivar maconha


Uma brasileira foi presa na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, acusada de tráfico de drogas depois de ser descoberta devido a uma conexão irregular de luz.

O "gato" levou a polícia a encontrar 1.300 plantas de maconha, mais de 350 quilos, na casa da mulher.

Segundo nota da polícia espanhola, a acusada nunca levantou suspeitas por tráfico e os vizinhos não teriam desconfiado, caso o roubo de energia não acontecesse.

A irregularidade foi descoberta quando, no fim de 2011, os moradores se queixaram do aumento das contas de luz e chamaram a companhia abastecedora, que mandou inspetores ao prédio para comprovar o funcionamento dos medidores.

A conclusão dos peritos foi que toda vizinhança estava sendo roubada. De acordo com a polícia, a única pessoa que tinha consumo mínimo de luz e água no prédio era a acusada.

Sistema de cultivo
A informação levantou suspeitas e levou a polícia a fazer uma batida na casa da brasileira na última quinta-feira, com uma ordem judicial para entrar e averiguar a origem do furto de energia.

A casa de 250 metros quadrados tinha pés de maconha em salas, quartos, banheiros e no terraço.

Oficiais afirmaram que alguns exemplares mediam 1,5 metro de altura e estavam prontos para a colheita.

A mulher de 32 anos, cujo nome não foi divulgado, teria desenvolvido um sistema para o cuidado das plantas com lâmpadas, ventiladores, aquecedores e aparelhos de rega automática, ligados 24 horas por dia na caixa de luz geral.

Também foram apreendidos vários sacos de sementes de maconha, fertilizantes e materiais diversos para cultivo.

A brasileira foi acusada de delito contra a saúde pública por cultivo de entorpecentes para fins comerciais e de fraude de energia elétrica.

A legislação espanhola permite o consumo, mas não o cultivo doméstico de maconha, que pode ser punido com pena de um a três anos de cadeia.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Em cinco anos, empresa pretende levar turistas para dar a volta na Lua


Os turistas espaciais poderão dar a volta na Lua a partir de 2017, quando é comemorado o 50º aniversário do início do programa americano Apolo, informou nesta quinta-feira a companhia Space Adventures (SA).


"Já vendemos uma vaga e a outra planejamos vender muito em breve. Devemos lançar a missão no 50º aniversário do programa Apolo", disse Eric Anderson, co-fundador e presidente da SA, citado pela agência "Interfax".

A SA, companhia que organiza os voos cósmicos para novatos conhecidos como turistas espaciais, disse no ano passado que uma personalidade famosa já pagou US$ 150 milhões por um dos bilhetes com destino ao satélite da Terra a bordo de uma nave russa Soyuz.

Anderson lembrou que o lançamento do Apolo 1 terminou em tragédia e que não há melhor maneira de homenagear os três tripulantes americanos mortos do que "realizar um voo ao redor da Lua".

Após mais de dois anos de provas fracassadas, o Apolo 11 pousou na lua dia 20 de julho de 1969, mais de oito anos depois de o soviético Yuri Gagarin se transformar no primeiro astronauta da história.

A corporação espacial russa Energia, fabricante das Soyuz, está construindo uma nova nave tripulada especialmente para "a realização de programas comerciais com participantes não profissionais".

Caso a Soyuz com os turistas a bordo se limitar a rodear a Lua e retornar à Terra, o voo se prolongará durante 8 ou 9 dias, mas se a viagem incluir uma visita à Estação Espacial Internacional (ISS) pode durar até três semanas.

A ISS abriu suas portas a sete turistas espaciais: o americano Denis Tito (2001) foi o primeiro a viajar à plataforma, seguido pelo sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e o americano Gregory Olsen (2005).

A americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher turista a viajar à estação (2006), seguida pelo americano de origem húngara Charles Simonyi (2007) e de Richard Garriott, filho do ex-astronauta dos EUA Owen Garriott (2008).

Simonyi foi o único turista a repetir a experiência em março de 2009, enquanto o fundador do "Cirque du Soleil", o canadense Guy Laliberté, foi o último a se alojar na ISS.

A Rússia recorreu ao turismo espacial no início da década passada, por causa da grave crise de financiamento que afetou seu programa espacial após a queda da União Soviética.

Em 2009, a Rússia decidiu acabar com as visitas perante a falta de espaço, já que agora a tripulação da ISS foi duplicada até seis tripulantes, e a decisão dos EUA de suspender os voos de suas naves.

O diretor da Roscosmos, a agência espacial russa, Vladimir Popovkin, manifestou nesta quinta-feira que até 2020 o ser humano voltará à Lua, odisseia na qual poderiam colaborar Roscosmos, Nasa e Agência Espacial Europeia.

Fonte: UOL Economia

Associação dos Magistrados diz que não foi derrotada com decisão do Supremo sobre CNJ


O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, disse nesta sexta-feira (3) que a entidade não saiu derrotada com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na investigação de juízes.

Segundo ele, o julgamento ainda não terminou, o que significa que alguns pontos podem ser “aperfeiçoados”.

A AMB entrou, no ano passado, com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra a resolução 135 do CNJ, que dispõe sobre procedimentos administrativos contra magistrados no país.

A resolução está sendo votada, artigo por artigo, pela Suprema Corte desde a última quarta-feira (1º). Alguns artigos ainda não foram apreciados pelos ministros.

“O julgamento ainda não terminou. Há alguns pontos que podem ser aperfeiçoados. Há muita coincidência de opiniões entre os ministros. E há um ponto levantado pelo ministro Luiz Fux, que eu acho importante. Ele diz que deve haver a fundamentação para que haja a instauração do processo perante o CNJ. Acho que isso ainda pode ser construído até o final do julgamento”, afirmou Calandra.

De acordo com ele, enquanto o julgamento não for encerrado e, mesmo depois de terminado, ainda há possibilidade de “manejos de embargos de declaração [pedidos de esclarecimentos à Corte]”.

Um dos artigos contestados pela AMB, que foi votado ontem, se refere ao fato de que o CNJ pode investigar juízes suspeitos de ilícitos, independentemente das corregedorias dos tribunais.

A associação defende que o CNJ só seja acionado quando a corregedoria não atuar, mas o Supremo considerou que o conselho pode atuar de forma independente, sem a necessidade de aguardar por um posicionamento das corregedorias.

“A AMB não saiu derrotada porque não pretendia eliminar nenhum poder que o CNJ já não tivesse na própria Constituição. O que nós queremos é aperfeiçoar a atuação do CNJ. Essa competência extraordinária do CNJ, de poder instaurar processo contra qualquer magistrado em qualquer ponto do país, deve ser fundamentada. Por um voto, ficou decidido que o CNJ recebe reclamação de qualquer parte do país e ele decide se instaura ou não, sem nenhuma obrigação de dizer porque está suprimindo a competência inicial dos tribunais estaduais ou federais”, disse Calandra.

Cerca de 70% dos municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da seca


Quase 70% dos municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge a região. Do total de 497 municípios, 340 foram atingidos pela estiagem.

A Defesa Civil no Estado informa que as chuvas que têm caído na região não são suficientes para aplacar os efeitos da seca, especialmente nas plantações de milho e de soja.

A colheita do feijão, que atinge dois terços da área plantada no Estado, teve perdas de 6,47%. A perda pode causar aumento da procura e do valor da saca do feijão.

A previsão para o fim de semana é chuva com possibilidade de queda de granizo no sul do estado. Nas demais regiões, tempo nublado com pancadas de chuva.

Voo da Air France Paris-São Paulo dá meia-volta por problemas técnicos


Um avião da Air France que partiu de Paris e se dirigia para São Paulo deu meia-volta na madrugada desta sexta-feira~(3) e retornou ao aeroporto parisiense Charles de Gaulle por causa de um problema de motor.

"O voo AF 454, que decolou às 23h20 (20h20 de Brasília, quinta-feira) de Roissy [periferia de Paris] deu meia-volta por um problema técnico relacionado com um motor", informou uma fonte aeroportuária.

"Foi aplicado o princípio da precaução", afirmou uma porta-voz da companhia Air France, confirmando a informação.

"O avião, um Boeing-777, deu meia-volta ao final de uma hora e meia de voo, por um problema relacionado com um motor", acrescentou.

Os 277 passageiros foram atendidos pela companhia. Receberam alojamento depois de um pouso normal no aeroporto situado em Roissy e deveriam partir em outra aeronave nesta sexta-feira, às 14h30 (11h30).

Secretário de Transportes de PE é flagrado dirigindo com sinais de embriaguez e perde habilitação


O secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PT), responsável pelo comando das políticas rodoviárias públicas e pela malha viária pernambucana, foi flagrado durante blitz da Lei Seca no Recife dirigindo um carro com sinais de embriaguez e teve a carteira de habilitação apreendida.

Segundo auto de infração da Polícia Militar, Isaltino foi parado na noite do dia 30 de janeiro, no bairro do Pina, área nobre da capital pernambucana. Ao perceberem que o condutor apresentava “olhos vermelhos e odor de álcool”, os militares que participavam da blitz o convidaram a realizar o teste do bafômetro. O secretário teria se negado a soprar o aparelho, mas não escapou da multa e teve a carteira apreendida na hora pelos policiais.

Ainda segundo o auto de infração, o deputado foi multado por “dirigir sob o efeito de álcool”. Com a apreensão da carteira de habilitação, o carro só não foi recolhido porque o secretário passou a chave a uma mulher, identificada pelos militares como Glória Maria. Como não houve acidente, o secretário não foi levado para uma delegacia.

A imprensa pernambucana chegou a divulgar, nesta sexta-feira (3), que o carro conduzido pelo secretário e deputado estadual licenciado, uma Hilux, era locado e pago pela Assembleia Legislativa. Em contato com o UOL, a assessoria de comunicação do Legislativo negou a informação. "Foram levantados todos os dados dos veículos com contrato com a Assembleia e não consta nada sobre esse carro", informou.

Durante os quatro primeiros anos de gestão de Eduardo Campos (PSB), entre 2007 e 2010, Isaltino Nascimento, no cargo parlamentar, foi líder do governo no Legislativo pernambucano. O flagra da suposta embriaguez do secretário causou constrangimento ao governo do Estado.

Até o momento, o Palácio do Campo das Princesas não se pronunciou sobre a suposta embriaguez de Nascimento. Informações de bastidores apontam que a possível demissão do secretário está sendo discutida pelo governo, mas ainda não haveria definição –já que o PT é aliado de primeira hora do governo.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais, e vários usuários criticaram e cobraram punição a Isaltino pela internet. “Cadê o inquérito da blitz sobre o secretário Isaltino, por que não mandaram para delegacia?”, disse, pelo twitter, Fred Leão. “Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, do PT, pego na lei seca  e com carro oficial. Que exemplo!”, destacou Bruno Reis. “Essa foi boa. "Isaltino Nascimento (PT) foi multado pela Lei Seca. Esses são os meus representantes”, escreveu Fulvio José.

Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação da Secretaria dos Transportes de Pernambuco informou que o secretário estava participando de uma inauguração nesta manhã, mas que Nascimento deveria se pronunciar sobre o assunto, por meio de uma nota, ainda na tarde desta sexta-feira.

Com greve da PM, Salvador vive madrugada de mortes e saques


Com a greve da Polícia Militar, Salvador viveu uma madrugada de forte crescimento no número de assassinatos e de ataques ao comércio, nesta sexta-feira. O governador Jaques Wagner (PT) fará um pronunciamento, às 20h de hoje, em emissoras de rádio e TV.

Entre a 1h e as 6h45, 17 pessoas foram assassinadas, de acordo com a estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública. No mesmo dia da semana passada, houve 13 homicídios ao longo de 24 horas.

Ontem à noite, o músico da banda afro Olodum Denilton Souza Cerqueira, 34, voltava para casa em sua moto quando foi baleado por dois assaltantes no bairro da Mata Escura, onde vivia. O músico foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Ao menos cinco lojas tiveram os estoques saqueados no bairro da Liberdade, de acordo com relatos de comerciantes e moradores a rádios e televisão. A Polícia Civil diz que os donos das lojas ainda não haviam registrado as ocorrências até as 12h de hoje.

Em um deles, bandidos usaram um carro para invadir uma joalheria e roubar joias em menos de um minuto. Oito pessoas participaram da ação, quebraram os balcões e limparam o mostruário. O roubo durou menos de 40 segundos, conforme o registro das câmeras de segurança exibido nos telejornais da Bahia.

Sindicato dos trabalhadores no transporte coletivo ameaçam paralisar as atividades a partir das 18h de hoje. Os empresários do setor se opõem a paralisação.

Ontem, motoristas foram rendidos por grevistas armados e obrigados a entregar os ônibus para fazer barricadas no acesso ao Centro Administrativo da Bahia, conjunto que reúne os edifícios das cúpulas do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. O centro fica na avenida Paralela, no caminho entre o aeroporto e o centro de Salvador.

NEGOCIAÇÃO

A cúpula da segurança pública reuniu-se na manhã de hoje com representantes de quatro associações de policiais para negociar a volta ao trabalho.

A Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia), que deflagrou o movimento na terça-feira, não foi chamada para a mesa de negociações. O governo não a reconhece e tenta isolar a entidade.

Os manifestantes ligados à Aspra continuam acampados em frente à Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), disse que o clima é de tranquilidade no local.

Para tentar retomar o controle da situação, agentes da Força Nacional de Segurança e militares das Forças Armadas começaram a patrulhar as ruas de Salvador na manhã de hoje.

Fonte: Folha.com

Cientistas descobrem astro maior que a Terra potencialmente habitável


Uma equipe internacional de cientistas descobriu um astro que orbita na área habitável de sua estrela, a 22 anos-luz da Terra (cada ano-luz equivale a 9.460 bilhões de quilômetros), com mais possibilidades de ter água e vida que qualquer outro exoplaneta, segundo anunciaram nesta quinta-feira na publicação "Astrophysical Journal Letters".

Com um período orbital equivalente a 28 dias terrestres, o planeta GJ 667Cc, que tem no mínimo 4,5 vezes a massa da Terra, gira ao redor de seu sol na zona onde a temperatura não é nem quente nem fria demais para que exista água em estado líquido em sua superfície.

"Este planeta reúne as melhores condições para manter água em estado líquido e é, portanto, o melhor candidato a abrigar vida tal qual nós a conhecemos", explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipe que trabalhou na pesquisa pelo Carnegie Institution for Science, em Washington, nos Estados Unidos.

A órbita na qual está reúne as condições nas quais poderia existir água, sem necessidade de cumprir outros requisitos como acontece com alguns planetas descobertos que, por exemplo, precisariam de uma atmosfera com muitos gases estufa.

Os pesquisadores encontraram evidência de pelo menos um e possivelmente outros dois planetas orbitando a estrela GJ 667C.

O estudo indica que a estrela pertence a um sistema triplo e tem uma composição diferente do Sol, com concentração muito inferior de elementos mais pesados que o hélio como o ferro, o carbono e o silício.

Segundo os pesquisadores, isto indica que a existência de planetas habitáveis pode dar-se em uma maior variedade de ambientes do que se acreditava anteriormente.

A equipe descobriu que o sistema também poderia conter um planeta gigante de gás e outro astro maior que a Terra com um período orbital de 75 dias. No entanto, são necessárias novas observações para confirmá-lo. 

Como fica sua privacidade com o novo atrevimento do Google


Todos estão recebendo e-mails, pop-ups e alertas do Google sobre sua nova "Política de Privacidade". A partir de 1º de março, usuários que continuam usando os serviços tacitamente declaram concordância com as novas regras impostas pelo provedor de serviços. Longe das declarações superficiais, apaziguadoras e que nunca dizem toda a verdade, por parte dos representantes do Google, é hora do cidadão saber realmente como ficará sua privacidade.

Se você acha que esta informação é dispensável, talvez não tenha percebido o valor deste direito - o direito de proteção dos dados pessoais, o direito de estar só, de não ser rastreado ou ter padrões, comportamentos privados e hábitos logados a cada passo que se dá no mundo virtual.

Primeiramente, na verdade, nada é para melhorar a "comodidade dos internautas". Você realmente acredita nisso? O fato é que hoje, além da política de privacidade geral, alguns serviços do provedor tinham regras próprias, adicionais. Com a nova política, estas regras (aproximadamente 60) ficam agrupadas em uma única regra. E o que tem de mal?

Em se unificando as políticas, o Google também se permite utilizar o que já estruturou antes de consultar o cidadão: um grande centro de mineração de dados, um poderoso cérebro de cruzamento, que agora, agrupará informações de todos os serviços, antes separados, isolados.

Quais os efeitos? Um cidadão que tenha uma conta de e-mail Gmail quebrada por determinação da Justiça, como os dados agora são coletados por um todo, poderá ver sua privacidade em outros serviços (Blogger, Orkut, Docs etc.) quebrada.  Não há garantias que diante desta nova política, não fique mais fácil a autoridades e interessados obterem dados além dos necessários para uma investigação ou repressão de um ato ilícito.

Imagine que você faz uma pesquisa relacionada a sexualidade no buscador e neste momento, YouTube e Gmail são  influenciados por esta busca; no Orkut ou Google+, perfis de vendas de produtos eróticos lhe enviam mensagens. Como se livrar deste rastro?

Você está no caminho de uma reunião. O tráfego parece estar diminuindo. Um texto surge: "você vai se atrasar, pegue a próxima saída para a rota alternativa". Você realmente deseja esta facilidade proposta pelo Google? Pois bem, para isso acontecer, considere que o Google bisbilhotou sua localização de seu celular Android e além disso fuçou no seu Calendar, para saber para onde você ia e quais seus compromissos!

Segundo a revista ScientificAmerica, teríamos também um problema grave de integração de dados entre contas diferentes. Imagine que você tem uma conta pessoal (usada para diversão) e outra profissional? Você gostaria de ter a integração entre ambas, relacionamentos, contatos, termos pesquisados? Pense bem...

A revista vai além, e explica que mais um problema futuro seria o descobrimento dos usernames, pois o Google+ solicita nomes reais e outros serviços, como YouTube, não. A partir de 01 de março, em tese, seu nome real poderia aparecer em todos os seus produtos Google. Legal?

Ao passo em que aprimora sua gestão de informações, o Google passa a ter um dossiê global e integrado de cada usuário de Internet, com cabeçalhos HTTP, IPs, localização geográfica, termos procurados, sua agenda do Calendar, conversas do Gtalk, documentos do Docs, etc. etc. Imagine tudo isto integrado, nas mãos das pessoas erradas?

Cada serviço do Google tem sua característica, o que demanda proteções adicionais de privacidade. Não se pode, em prejuízo do principio da especificidade (ou especialidade), conceder a serviços distintos regras idênticas. Cada dado deve ser coletado para finalidade específica. Agora, crio um simples e-mail e dou o direito ao Google de usar estes dados em todos os seus outros serviços? Sim! Não existe finalidade! E aliás, esta unificação parte da base mais protetiva à privacidade ou mais aberta? Com certeza da mais aberta. Pegue o serviço do Google que mais lhe dá direitos em relação a dados de usuários, unifique a todos os demais e pronto, estamos oferecendo "comodidade, facilidade aos internautas".

Não se trata de comodidade, mas de estratégia para anúncios focados, para lucrar com seus dados. Igualmente, é obscura a declaração da Privacy Officer do Google de que "os governos requisitaram regras menores e mais simples em relação à privacidade". Fica clara a intenção, favorecer quebras de sigilo, investigações e anúncios publicitários.

E para o usuário, o que resta? Não fazer login? Ignorar sua privacidade rumo a "novas experiências"? Não! Cabe ao Google nos dar o direito de escolhermos e desativarmos a combinação, conexão e intercâmbio de informações. Lembrando que pelo anteprojeto de Lei de proteção de dados pessoais, toda a combinação de informações deve ser previamente e expressamente autorizada pelo usuário, que aliás poderá revogá-la a qualquer momento. Não devemos buscar somente o direito de desligar anúncios, mas de desligar esta correlação de informações. Não devemos buscar o direito de limpar o histórico, mas efetivamente limpar os registros dos servidores do provedor...

O cidadão que quiser, por exemplo, manter dados desvinculados entre os serviços, segundo o Google só teria duas saídas: ou não fazer login ou criar novas contas. Imagine-se com uma conta para cada serviço?

É hora de buscarmos nossos direitos inerentes à privacidade digital, como os de poder peticionar e conhecer realmente cada informação que o provedor coleta sobre nós, o de realizar as chamadas "auditorias de privacidade" e principalmente o de "opt-out" de mudanças suspeitas nas regras do jogo, como a presente.  Nos Estados Unidos, um bom exemplo: os republicanos Ed. Markey e Joe Barton já solicitaram à Federal Trade Comission (FTC) a investigação das violações à privacidade estampadas pela nova política (Veja carta aqui), zelando, efetivamente, pelos direitos dos usuários.

Então me desculpe, mas não vejo benefício algum na política do Google, a não ser para aqueles ávidos em conhecer o que fazemos: anunciantes, empresas, governo e ao próprio Google, que terá mais tráfego em seus serviços. 

Você pode até pensar, "Ora, mas o Google já faz isso há tempos!" Ok, mas agora passa a legitimar seus atos, em uma política em que, ou você concorda ou está praticamente fora da Internet.  Precisamos de figuras que também defendam nossa privacidade no Congresso. Pense, e veja se não é hora de exigir de nossos Congressistas maior atenção a estes temas e aos nossos direitos.

Aliás, para nós, nossos direitos, para o Google, "idéias erradas". Pense bem antes de colocar seus dados nesta teia. Ou realmente você acredita que oferecer lembretes de sua reunião é mais importe do que seus dados e seu sagrado direito à privacidade?

Continue achando que o que é de graça não se questiona. Não há nada de graça, o preço de tudo isso são seus dados pessoais, o rastreamento da sua vida. Em síntese, como bem disse Jeff Chester, um cão de guarda da privacidade, Diretor do Centro de Democracia Digital, a partir de primeiro de março, receberemos uma "camisa de força digital", forçados a compartilhar informações pessoais, sem defesa.

Até quando a destruição de nosso direito à privacidade será coberto pelo falso manto da "otimização da experiência do usuário"? Não queremos novas experiências impostas, mas liberdade para construí-las, quando bem nos convier.

Hackers interceptaram sites do FBI e da Scotland Yard, diz agência


Um grupo de hackers interceptou nesta sexta-feira as páginas do FBI e da Scotland Yard na internet, de acordo com a agência de notícias Associated Press.


Segundo a notícia, o Anonymous revelou uma gravação de 15 minutos em que aparece uma teleconferência das entidades dedicada a processar os membros de um grupo de piratas da internet.

A autenticidade da gravação não pôde ser verificada e há suspeitas de que foi editada para retirar os nomes de alguns suspeitos em discussão. Também não foi revelado o modo como os hackers conseguiram gravar a chamada, mas o grupo publicou um e-mail supostamente enviado por um agente do FBI que deu detalhes e uma senha para acessar a ligação.

A Scotland Yard prepara um comunicado a ser divulgado nesta sexta-feira. Em nota, o FBI afirmou que a gravação da teleconferência entre agentes do órgão e da Scotland Yard "foi destinada apenas a policiais e foi obtida ilegalmente". O departamento está buscando os responsáveis pelo grampo.

ANONYMOUS

Nos últimos meses, o grupo Anonymous faz ataques a páginas de governos, instituições financeiras e órgãos públicos de diversos países, inclusive o Brasil.

O site do Banco Central brasileiro foi a última vítima da versão brasileira do grupo, nesta sexta-feira. Os ataques sucederam uma série de outras ações contra bancos do país esta semana.

Por volta das 10h10 o grupo colocou no Twitter que o site do BC seria alvo de um ataque de "teste para calibrar as nossas armas". Logo em seguida, a página não carregava. Pouco depois, voltou a carregar normalmente.

Procurado, o BC ainda não tem uma posição oficial. Desde a segunda-feira o mesmo grupo tem clamado a autoria de ataques a páginas de bancos.

Na segunda-feira foi o site do Itaú, e, nos dias seguintes, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC sofreram problemas, este último inclusive com sua página global.

Fonte: Folha.com

Facebook entra com pedido para abrir capital nos EUA; saiba como participar


O Facebook entrou na última quarta-feira (1) com um pedido na SEC (Securities Exchange Comission) – órgão que regula o mercado norte-americano - para abrir seu capital na bolsa de valores.

De acordo com o prospecto preliminar, a rede social planeja levantar US$ 5 bilhões com o IPO (Oferta Inicial de Ações, na sigla em inglês), mas essa quantia é usada apenas para calcular as tarifas de registro para a SEC. As expectativas dos analistas internacionais é que o tamanho real da oferta atinja US$ 10 bilhões.

Os brasileiros também podem participar da oferta, mas, segundo especialistas, o procedimento para reservar ações negociadas em outro país é complicado e não é indicado para pequenos investidores.

“Em primeiro lugar, é preciso ter uma conta em um banco nos Estados Unidos e abri-la não é tão simples”, afirma o analista-chefe da corretora SLW, Pedro Galdi. “Existem exigências fortes das instituições lá de fora para que você abra a conta e possa participar de uma oferta inicial de ações”, completa.

Além disso, ele lembra dos riscos cambiais, já que as operações seriam feitas em dólar. “Além do risco natural do mercado de renda variável, você ainda tem o risco do câmbio”, afirma Galdi. 

Para investidores “profissionais”
O economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira, concorda que participar de uma oferta inicial nos Estados Unidos não é um procedimento simples e ressalta que apenas investidores com muita experiência e que possuam muitos recursos devem participar.

“Este tipo de operação é para investidor “profissional”, que já conhece os trâmites de investimentos em outros países. Aqueles que já têm conta lá fora, por exemplo”, diz Vieira.

De acordo com Galdi, não valeria a pena participar de uma operação deste tipo com um volume baixo de ações. “Não compensa entrar e comprar 100 ações. Tem uma série de procedimentos burocráticos, é preciso declarar Imposto de Renda lá nos EUA e, se trouxer dinheiro para o Brasil, ele também será tributado”, explica.

Além disso, quem investe em ações pensando no longo prazo precisa estar atento aos fundamentos das companhias e, para isso, é importante acompanhar os balanços ou, no mínimo, ler os relatórios das corretoras sobre a empresa. “Fica muito mais difícil ter acesso a essas informações, se você investir em uma empresa listada em uma bolsa dos EUA”, lembra o analista da SLW.

BDRs
Outra maneira do pequeno investidor brasileiro operar com ações de empresas internacionais é por meio dos fundos que investem em BDRs Nível 1 não patrocinados (Brazilian Deposit Receipts - recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira).

“O investidor pode esperar que as ações façam sucesso e entrem como BDRs na Bovespa”, afirma Galdi. “Muitas empresas importantes já são listadas dessa forma na bovespa e recentemente foram anunciadas novas companhias, como a Ford e a Philip Morris”, afirma.

Dados da oferta
Com base no calendário usual de IPOs, a rede social pode fazer sua estreia no mercado de capitais no meio do ano. De acordo com o prospecto, a empresa gerou US$ 3,71 bilhões em receita e teve lucro líquido de US$ 1 bilhão no ano passado - um salto de 65% em relação a 2010, quando o saldo líquido foi de US$ 606 milhões.

O Facebook nomeou os bancos Morgan Stanley, Goldman Sachs e JPMorgan como coordenadores líderes da oferta. Outros participantes incluem o Bank of America, Merrill Lynch, Barclays Capital e Allen & Co.

Fonte: UOL Economia

Após morte de ex-marido, polícia deve pedir arquivamento sobre assassinato de procuradora


A delegada responsável pelo inquérito sobre a morte da procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo, 35, disse nesta sexta-feira (3) que, depois de ouvir testemunhas, acredita que a motivação do crime tenha sido passional e que, com a morte do principal suspeito, a tendência é que o caso seja arquivado.

Ana Alice foi assassinada no começo da madrugada de ontem na casa onde morava com os dois filhos do casal, em um condomínio de luxo na cidade de Nova Lima (região metropolitana de BH). Segundo uma empregada da família, o ex-marido dela, o empresário Djalma Brugnara Veloso, 49, discutiu com a procuradora e teria a matado a facadas, antes de fugir. Na noite de ontem, o corpo de Veloso foi encontrado em um motel em Belo Horizonte.

A delegada Renata Ribeiro Fagundes afirma que a investigação tentará averiguar se o crime teria sido premeditado, mas a tendência será pedir à Justiça o pedido de arquivamento do inquérito. “A motivação do crime seria passional, desacerto em relação à separação. Diz respeito à separação em geral e tudo que ela envolve”, resumiu a delegada, afirmando não saber se a guarda dos 2 filhos do casal seria um dos motivos.

De acordo com informações preliminares recebidas pela delegada, o suspeito teria se suicidado com a utilização de uma faca, que será periciada com objetivo de determinar se é a mesma arma utilizada na morte da procuradora. Segundo ela, as investigações serão a cargo de delegacia de homicídios do Barreiro, em Belo Horizonte. 

Grupo procura salvar dados do servidor do Megaupload


Apenas arquivos pessoais de usuários seriam recuperados.
Dados protegidos por direitos autorais podem ser apagados.


A Electronic Frontier Foundation (EFF) pediu a promotores federais e a advogados do serviço de compartilhamento de dados Megaupload.com, nesta quinta-feira (2), que permitam a usuários que fizeram upload de arquivos ao site recuperá-los, com a condição de que os materiais não sejam protegidos por direitos autorais.
O grupo, que atua em favor de privacidade na internet e direitos digitais, enviou uma carta em nome de um usuário pedindo "que todos os envolvidos trabalhem em conjunto para garantir a usuários inocentes o retorno de sua propriedade legal".
"Nós temos esperanças de que nosso cliente e de que terceiros poderão ter acesso a seu material sem ter que recorrer à ação legal, mas se esse não for o caso, daremos os passos necessários para garantir o retorno de seus dados", disse Cindy Cohn, diretora legal e conselheira-geral da EFF.
Uma cópia da carta foi enviada ao juiz responsável pelo caso, juiz Liam O'Grady, do estado de Virginia, nos Estados Unidos.
Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar no dia 19 de janeiro. O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país. Eles foram presos na Nova Zelândia.
A acusação alega que o Megaupload.com deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.

Fonte: G1

Justiça da Nova Zelândia nega fiança a fundador do site Megaupload


Juiz concordou que Dotcom pudesse fugir antes de audiência de extradição.
Ele é acusado de lucrar ao copiar conteúdo protegido por direitos autorais.


Uma corte da Nova Zelândia negou nesta sexta-feira (3) recurso apresentado pelo fundador do site de compartilhamento de arquivos Megaupload para ser libertado sob pagamento de fiança. O magistrado concordou com a promotoria sobre o risco de que ele pudesse tentar fugir antes da audiência para extradição.

Kim Dotcom, de origem alemã, também conhecido como Kim Schmitz e Kim Tim Jim Vestor, permanecerá em custódia até 22 de fevereiro, quando ocorrerá uma audiência de extradição pedida pelos EUA.

A Alta Corte em Auckland disse que o juiz de uma corte menor estava certo ao deliberar que havia um risco significativo de que Dotcom, em posse de passaportes e contas em bancos sob três nomes, poderia tentar fugir do país. Não havia nada para segurar Dotcom na Nova Zelândia, a não ser a sua motivação para combater as acusações e conseguir o seu dinheiro, afirmou o oficial de justiça Raynor Asher.

A acusação diz que Dotcom era o cabeça de um grupo que lucrou US$ 175 milhões desde 2005 ao copiar e distribuir, sem autorização, música, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. Os advogados de Dotcom dizem que a empresa apenas oferecia armazenamento on-line e que ele nega veementemente as acusações e irá lutar contra a extradição.

Dotcom, de 38 anos, e outras três pessoas foram presos no dia 20 de janeiro após a polícia neozelandesa ter realizado uma batida em sua propriedade no interior, a pedido do Departamento Federal de Investigação (FBI, sigla em inglês) dos EUA.

Fonte: G1

Sindicância terá 30 dias para apurar denúncias na Casa da Moeda


Prazo consta em portaria publicada no 'Diário Oficial da União'.
Comissão poderá ter acesso a documentos e colher depoimentos.


Portaria do Ministério da Fazenda publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (3) indicou os integrantes da Comissão de Sindicância que foi aberta para apurar denúncias de corrupção na Casa da Moeda, e estabeleceu um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos.
"Para bem cumprir as suas atribuições, a Comissão terá acesso a toda documentação necessária à elucidação dos fatos, bem como deverá colher quaisquer depoimentos e demais provas que entender pertinentes", informou a portaria publicada no Diário Oficial.
Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Fazenda, ao qual a Casa da Moeda é subordinada, informou que a abertura de investigação foi motivada por reportagens publicadas nos últimos dias. Na quarta e quinta-feiras, o ministro Guido Mantega, titular da pasta, foi questionado pela imprensa sobre as denúncias envolvendo a Casa da Moeda, mas não quis dar declarações aos jornalistas.
Denúncias
Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" publicada nesta terça (31), o ex-presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci Martins, que foi exonerado pela presidente da República, Dilma Rousseff, é suspeito de receber propina de fornecedores do órgão por meio de duas empresas no exterior. Ao jornal, ele atribui a denúncia a uma briga partidária dentro do PTB, que indicou seu nome.
Segundo Jefferson, a indicação de Denucci para o cargo foi feita por Mantega e respaldada pelo PTB, e por isso o desgaste pela demissão não poderia recair sobre o partido. O presidente do PTB nega que a saída de Denucci tenha sido motivada por pressão do partido.
O Ministério Público Federal já está investigando as denúncias de operações suspeitas na Casa da Moeda.

Fonte: G1

Menina de nove anos recebe transplante de seis órgãos nos EUA


Tumor se alastrou na barriga de Alannah Shevenell.
Estômago, pâncreas, fígado, baço, intestino e esôfago foram trocados.


Uma menina de nove anos se recupera bem depois de uma cirurgia na qual ela recebeu o transplante de seis órgãos de uma vez só no Hospital Infantil de Boston, nos EUA.
Alannah Shevenell teve um tumor que se alastrou e atingiu o estômago, o pâncreas, o fígado, o baço, o intestino delgado e o esôfago. Na operação, todos esses órgãos foram trocados.
“Eles vêm juntos, então é quase como transplantar um órgão grande”, afirmou Heung Bae Kim, diretor do centro de transplantes do hospital, à rede de televisão "CBS". “A única forma de tirar o tumor era remover todos os órgãos atingidos”, completou.
Os médicos disseram que esse é o primeiro transplante de esôfago já feito na Nova Inglaterra, área que engloba seis estados no nordeste dos EUA. Segundo eles, é também o transplante com o maior número de órgãos já feito na região.
Alannah esperou um ano e três meses pelos órgãos até fazer a cirurgia, que durou mais de 14 horas. Depois, ela ainda ficou três meses internada antes de poder ir para casa. Desde a última quarta-feira (1º), ela está com a família em Hollis, no estado de Maine.

Fonte: G1

Morador desdenha bolão e vira único habitante de cidade a não ganhar na loteria

Costis Mitsotakis não participou de bolão e foi o único morador de Sodeto a não ganhar na loteria
Costis Mitsotakis não participou de bolão e foi o único morador de Sodeto a não ganhar na loteria


O cineasta Costis Mitsotakis deve estar se sentido o homem mais imbecil da Espanha. Ele é o único morador de Sodeto, no interior do país, que continua pobre.

Isso porque a cidade inteira – 250 pessoas – entraram em um bolão e botaram fé que iriam ganhar o El Gordo, a loteria de Natal da Espanha. Mas Mitsotakis achou aquilo uma bobagem e ficou de fora.

Pois a cidade inteira ganhou e dividiu o prêmio. Cada morador recebeu cerca de R$ 224 mil, o que é uma grana considerável.

Mitsotakis admitiu ter ficado chateado por ter sido o único a não ganhar na loteria. No entanto, ele arranjou uma graninha. Finalmente, após meses tentando, o cineasta conseguiu vender, para um dos ganhadores, um terreno na cidade.

*Com informações do Huffington Post

Guerra com diretoria, xingamentos e briga com R10: veja os bastidores da queda de Luxa no Fla


O capítulo final se deu apenas na última quinta-feira, mas a novela pela saída do técnico Vanderlei Luxemburgo foi longa. Com um mês de duração, o técnico travou uma intensa luta nos bastidores do Flamengo para conseguir se manter no cargo após as inúmeras polêmicas desde o início de 2012.
Além da "guerra fria" com o vice de finanças do clube, Michel Levy, o treinador teve que aturar um verdadeiro processo de fritura dentro do elenco capitaneado pelo craque Ronaldinho Gaúcho, que já não aguentava mais ter que aturar Luxa. Por fim, após ver a guerra perdida, o treinador ainda desabafou ao deixar o clube e participou de uma autêntica troca de xingamentos. 

O ex-treinador não poupou termos de baixo calão na hora de demonstrar sua irritação com o diretor de futebol Luís Augusto Veloso e também teve que escutar algumas palavras indesejáveis de conselheiros e sócios do clube.

Veja os principais capítulos do calvário de Luxa do início da temporada até a última quinta-feira, em um quadro preparado pelo UOL Esporte.

ATRASO DE ALEX SILVA NA REAPRESENTAÇÂO GERA A PRIMEIRA IRRITAÇÃO

Logo no primeiro dia de trabalho do Flamengo em 2012 (03/01), Vanderlei Luxemburgo teve uma prévia de que a temporada não seria das mais fáceis. Sem receber os direitos de imagem que o clube lhe devia, o zagueiro Alex Silva não se reapresentou e irritou Luxa já no início da temporada. O jogador alegou problemas pessoais, mas Luxa não perdoou. "Já começou mal a temporada. Vai ter que se explicar, contar uma história muito boa. Alguma punição ele vai sofrer, disse.

INSÔNIA DE RONALDINHO GAÚCHO INICIA "GUERRA" COM O CRAQUE

Após um mês de férias e muitas baladas no Rio de Janeiro, Ronaldinho Gaúcho sofreu com insônia nos primeiros dias de trabalho do Flamengo em 2012. Com o horário "trocado", o jogador não aguentava participar das atividades da manhã no CT Ninho do Urubu e dormia no vestiário enquanto os companheiros corriam no campo. O episódio irritou Luxemburgo e iniciou a guerra entre o camisa 10 e o técnico. Em Londrina, durante a pré-temporada, a comissão técnica teve que apelar para um sonífero para que R10 dormisse normalmente

ATRITO COM VICE DE FINANÇAS E "PUXÃO DE ORELHA" DA PRESIDENTE

Após seguidas demonstrações de insatisfação dos jogadores pelos vencimentos (direitos de imagem e premiações) atrasados, o vice de finanças do clube, Michel Levy, entrou no "circuito" e disse que os jogadores não tinham que ficar reclamando. Os atletas resolvem, então, se calar como forma de protesto. Luxa aproveita o momento para sair em defesa do grupo e atacar Levy, seu grande desafeto dentro da diretoria, e inicia a guerra com a cúpula rubro-negra. Irritada com a "troca de farpas" pela imprensa, a presidente Patrícia Amorim se pronuncia pela primeira vez e diz que estava na hora de cada um fazer apenas a sua função e cuidar do seu departamento. Em um primeiro momento, Luxa e Levy ficam esvaziados pela briga sob holofotes

R10 DORME COM MULHER NA CONCENTRAÇÃO E LUXA PERDE MAIS UMA BRIGA

Após o episódio da noite em que Ronaldinho fugiu de seu andar e dormiu com uma mulher no hotel do Flamengo, o clube enviou o vice jurídico, Rafael De Piro, e o diretor de futebol, Luiz Veloso, à Londrina para resolver a punição a ser dada ao craque pelo descumprimento do regime de concentração. Luxemburgo tentou até o fim que o meia fosse imediatamente desligado do elenco e voltasse ao Rio. A cúpula do futebol decidiu apenas multar o atleta. O treinador se irritou, sentiu-se esvaziado pela diretoria e declarou guerra contra os dirigentes e Ronaldinho

DIRETORIA SE ESFORÇA PARA PAGAR ATRASADOS DE R10 E ESVAZIA LUXA

Visivelmente incomodado com os salários atrasados Ronaldinho, através de seu irmão e empresário, Assis, ameaça não embarcar com o Flamengo para a Bolívia, onde o time disputaria a partida de ida da pré-Libertadores contra o Potosí. O esforço da diretoria para pagar Ronaldinho e o manter no grupo irrita Luxemburgo. O técnico não queria ver o camisa 10 no grupo que viajou para a Bolívia. Mais uma vez, os dirigentes ignoram suas vontades, esvaziam o treinador e mostram apoio irrestrito ao craque Gaúcho

VICE DE FINANÇAS CONTRATA ZAGUEIRO SEM AVAL DE LUXA E ACIRRA GUERRA

Em mais uma batalha da "guerra fria" com a diretoria, Luxemburgo viu o vice de finanças do clube, Michel Levy, contratar um zagueiro sem seu aval. O treinador foi contra a negociação com Marcos González (foto), mas viu Levy "bater no peito" e trazer o jogador mesmo contrariando suas vontades. O episódio acirrou a queda de braço entre os dois e Luxemburgo passou a ver que estava perdendo as forças

"SORRISO AMARELO" EM UMA TENTATIVA DE SELAR A PAZ

Já na Bolívia, durante homenagem de Evo Moráles a Ronaldinho, o treinador e o camisa 10 foram obrigados a posar para uma foto que foi divulgada no site do clube como tentativa de amenizar o clima de guerra entre os dois. O "sorriso amarelo" de Luxemburgo revelou todo o desconforto da situação. A foto acabou tendo efeito contrário e foi tratada como piada por conselheiros e pessoas próximas a ambos

BONS RESULTADOS, DISCURSO AMENO E MULTA DE R$ 4 MILHÕES

Esvaziado pela diretoria e fritado pelos jogadores, Luxemburgo sentiu que o fim estava próximo e resolveu mudar a estratégia. Agarrado a multa rescisória de R$ 4 milhões de reais, o treinador tentou fazer o papel de "santinho" na guerra. Exaltando a classificação na Libertadores e com um tom bem mais ameno no discurso, o treinador tentava ao máximo não dar motivos para que fosse embora. Em caso de saída, Luxa optaria por ser demitido, fazendo com que o clube pagasse a bolada pela rescisão unilateral do contrato

NOITE NO HOTEL E ÚLTIMAS TENTATIVAS

Após a partida da última quarta-feira, Vanderlei Luxemburgo adotou o discurso de "o trabalho continua" e chegou a dormir no hotel que serve de concentração para o Flamengo como forma de se sentir seguro no cargo. A tentativa, no entanto, não deu certo. Na tarde de quinta, Luxa foi chamado para uma conversa com Patrícia Amorim para ser comunicado de sua demissão. Na chegada à Gávea, o treinador se mostrava descontraído e ainda acreditava em uma reviravolta. A última cartada seria "ganhar" a presidente na conversa. Tudo em vão. Ele foi demitido após pouco mais de uma hora de reunião

XINGAMENTOS NA DESPEDIDA DA GÁVEA

A descontração de Luxemburgo na chegada à Gávea para a reunião derradeira com Patrícia Amorim deu lugar a um certo descontrole após a confirmação de sua demissão. "Não acredito que perdi para esses vi...", desabafou Luxa, enquanto deixava o clube, numa clara referência à guerra travada com Michel Levy (foto) e Luís Augusto Veloso. Por fim, como em uma despedida melancólica, o treinador teve que escutar provocações de conselheiros e sócios. "Já vai tarde", "Saiu o empresário, vamos ganhar um técnico", "Tchau, incompetente", bradavam alguns enquanto Luxa arrancava com seu luxuoso carro.

Fonte: UOL Esportes

Suspeito de matar procuradora em Minas é encontrado morto


O empresário Djalma Brugnara Veloso, 49, suspeito de envolvimento na morte da mulher, a procuradora federal Ana Alice Moreira de Melo, 35, foi encontrado morto dentro de um quarto de motel próximo à BR-356, bairro Olhos D'Água, em Belo Horizonte, no final da noite de quinta-feira (2).

O corpo do empresário foi encontrado com vários ferimentos de faca em cima de uma cama em uma das suítes. Segundo a Polícia Militar, a faca foi encontrada embaixo do braço da vítima. A Polícia Civil ainda investiga o caso.

Ontem, a Justiça de Minas havia decretado a prisão preventiva de Veloso sob suspeita de envolvimento na morte da mulher. O casal estava se separando e Veloso tinha histórico de ameaças contra a procuradora.


PROCURADORA

Ana Alice Moreira de Melo foi morta a facadas, na madrugada de quinta-feira, em um condomínio de luxo em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

A Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, disse que a babá que trabalha na casa presenciou o início da discussão entre o casal e ligou para a polícia.

Na semana passada, Melo registrou uma ocorrência contra o marido em uma delegacia de Nova Lima. Ela disse que era ameaçada por ele e pediu proteção.

Fonte: Folha.com

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Motoristas recebem multas com fotos trocadas em SP


Notificações enviadas a 13.431 pessoas serão canceladas, diz CET.
Ainda não se sabe em que etapa do processamento houve a falha.


Mais de 13 mil motoristas de São Paulo receberam em casa uma notificação de multa de rodízio estranha. Isso porque os dados dos veículos não batem com as fotos que comprovariam a infração. Ainda não se sabe em qual etapa do processamento das multas houve a falha, informa reportagem do SPTV.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) enviou as notificações a 13.431 motoristas por desrespeito ao rodízio entre 16 e 22 de dezembro. Segundo a CET, todas as infrações existiram. O que houve foi uma troca: a foto de um carro foi enviada com os dados de outro.
O problema foi até alvo de protestos nas redes sociais. A dentista Marcella Godas divulgou a multa que chegou para ela. O erro é evidente: o carro na foto é um veículo que presta serviço para a própria companhia. O modelo e a placa são completamente diferentes do carro da dentista.
As multas erradas fazem parte de um mesmo lote com fotos de radares eletrônicos. A CET resolveu que todas serão anuladas. A decisão será publicada nesta quinta (2) no Diário Oficial. As multas anuladas serão da série CRA 2683261-4 até a CRA 2698450-3.
O problema da publicitária Andrea Rizzato Luongo, no entanto, não vai ser resolvido com essa medida. Ela já recebeu três notificações de um carro que tem a placa parecida com a dela. Os veículos são do mesmo modelo, os números das placas são iguais, mas a última letra é diferente: o dela acaba com "d" e o da foto com "o". Ela já mandou três recursos para o Detran e não teve resposta. “A preocupação é perder a carteira e ter que correr atrás de um erro que não é meu.”
A publicitária disse que já recorreu das multas. A CET informou que em casos deste tipo as infrações geralmente são canceladas.

Fonte: G1

Brasileira que sobreviveu a acidente na Flórida não será deportada


Relatos sobre deportação são falsos, diz nota de agência de imigração.
Internada em UTI, adolescente é a única sobrevivente de família brasileira.


A Agência de Imigração dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira (2), em comunicado, que a adolescente Lidiane Carmo, única sobrevivente de uma família brasileira que morreu num acidente na Flórida, não vai ser deportada.
“Nossos pensamentos e orações estão com Lidiane Carmo enquanto ela lida com a trágica perda de sua família”, diz a porta-voz da agência, Barbara Gonzalez, citada pela rede CNN. “Relatos de que ela seria deportada são completamente falsos.”
Os relatos de que a brasileira de 15 anos, que segue internada em um hospital da Florida, seria deportada foram divulgados na quarta pela imprensa norte-americana. Ao G1, o pastor Alonso Oliveira, amigo da família, disse que estava contratando um advogado para evitar uma possível deportação da adolescente.
“As prioridades da ICE (sigla da agência de imigração) incluem criminosos condenados, fugitivos da imigração, violadores da lei recorrentes e pessoas que cruzaram a fronteira ilegalmente recentemente”, diz o comunicado.
Lidiane Carmo foi para os Estados Unidos com a família aos 2 anos. Ela segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Shands at the University of Florida, onde passou por cirurgia, mas de acordo com um tio que a acompanha, está consciente e deve receber alta em aproximadamente dez dias.
No acidente, que matou 11 pessoas na madrugada de segunda (30), estavam os pais dela, o casal de pastores evangélicos José Carmo Júnior e Adriana Carmo, a irmã, Letícia Carmo, de 17 anos, além do irmão do pastor, Edson José do Carmo, e sua esposa Rosélia Fagundes.
Todos eram membros da igreja Ministério Internacional da Restauração, na Geórgia, e estavam ilegais nos Estados Unidos, após seus vistos terem expirado, segundo pessoas próximas.

Acidente
Pelo menos cinco veículos de carga e dez carros de passeio se envolveram em uma sequência de acidentes que causou a morte de 11 pessoas, entre elas os cinco brasileiros, e deixou 18 feridos.

A família de brasileiros voltava de uma conferência evangélica na Flórida em uma minivan, com destino a Atlanta. Segundo autoridades locais, o engavetamento pode ter sido provocado pela falta de visibilidade na via. Familiares reclamam que a autoestrada estava tomada de neblina e fumaça, e dentro da neblina havia um acidente entre dois caminhões.

Fonte: G1

Polícia usa gás para dispersar ato no Cairo após morte de 74 em estádio


Centenas de manifestantes fugiram após protesto na capital do Egito.
Incidente após jogo de futebol aumenta pressão sobre junta militar.


As forças de segurança do Egito usaram gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes perto do prédio do Ministério do Interior, no centro do Cairo, nesta quinta-feira (2).
Centenas de pessoas deixaram o local às pressas, segundo testemunhas.
Ele protestavam contra o governo provisório militar, um dia depois da morte de 74 pessoas em uma briga após um jogo de futebol da primeira divisão do Campeonato Egípcio.
Mais cedo, o premiê interino do Egito, Kamal al Ganzuri, reconheceu  que tem "responsabilidade política" pelos distúrbios da véspera em Port Said.
A declaração foi feita em discurso ao Parlamento, que faz uma reunião de emergência para avaliar o incidente, que deixou mais de mil feridos.
O premiê também anunciou a destituição dos dirigentes da Federação de Futebol do Egito e a demissão do governador de Port Said.
Ele disse que todos seriam interrogados sobre os acontecimentos da véspera. O Campeonato Egípcio foi suspenso.
Manifestantes indignados realizaram protestos, enquanto torcedores e políticos acusaram a junta militar do país de negligência.
Jovens bloquearam as ruas próximas à sede da TV estatal e a emblemática praça Tahrir, no Cairo, e uma multidão se reuniu na principal estação ferroviária da cidade para receber torcedores que chegavam de Port Said, local da tragédia.
"Abaixo o regime militar", gritava a multidão ao ver os corpos cobertos sendo retirados dos trens.
Essa foi a pior tragédia na história do futebol egípcio, e o mais letal incidente no país desde a queda de Mubarak, há um ano.

Batalha campal
Pelo menos mil pessoas ficaram feridas na invasão do campo e nas brigas nas arquibancadas ocorridas na quarta-feira à noite, ao final da partida entre Al Masry e Al Ahli. Testemunhas disseram que muitos torcedores morreram prensados em portões trancados do estádio.
Políticos criticaram a escassa presença policial num jogo que já era considerado de alto risco, e alguns acusaram a junta militar de ter tolerado ou até mesmo causado a briga.
A Irmandade Muçulmana, que domina o recém-eleito Parlamento egípcio, disse que uma mão "invisível" está por trás da tragédia.
Segundo o Ministério do Interior, o tumulto foi provocado por um grupo de torcedores que desejava deliberadamente causar "anarquia, distúrbios e corre-corre".
Centenas de pessoas se reuniram nos arredores do estádio nesta quinta-feira gritando "Port Said é inocente, isto é uma conspiração".
Críticos frequentemente acusam o Exército egípcio de semear a discórdia para solapar a transição para um regime civil, que os militares prometem para meados deste ano.
"O conselho militar quer provar que o país está se dirigindo para o caos e a destruição. Eles são homens de Mubarak. Estão aplicando a estratégia dele quando ele disse: 'Escolham entre mim e o caos'", disse o técnico de laboratório Mahmoud el Naggar, 30, membro da Coalizão da Juventude Revolucionária em Port Said.
O marechal Mohamed Tantawi, chefe da junta militar, concedeu uma rara entrevista telefônica ao canal de TV pertencente ao Al Ahli, prometendo identificar os culpados pela tragédia. O Exército anunciou três dias de luto oficial.
"Lamento profundamente o que aconteceu na partida de futebol em Port Said. Ofereço minhas condolências às famílias das vítimas", afirmou Tantawi em declarações transmitidas pela TV estatal.
Mas isso não aplacou a ira dos torcedores. "O povo quer a execução do marechal", gritava a multidão na estação ferroviária do Cairo. "Vamos assegurar os direitos deles, ou morreremos como eles."

Fonte: G1