segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Autoridades querem apagar todo o conteúdo do Megaupload nesta semana


Todo o conteúdo do site de compartilhamento de arquivo Megaupload pode ser apagado ainda nesta semana. Segundo promotores públicos envolvidos no caso, esses dados devem ser deletados até quinta-feira (2). No día 19 de janeiro, o site foi bloqueado pelo FBI (polícia federal dos EUA) e os responsáveis pela página, presos. Dos sete suspeitos de terem envolvimento com o site – acusado de promover pirataria em massa --, seis foram detidos e um está foragido. Desses seis presos, dois já foram soltos.

A empresa afirma que milhões de usuários armazenam arquivos pessoais no site, incluindo fotos de família e documentos pessoais – segundo o Megaupload, os dados de 50 milhões de pessoas correm risco de ser deletados. O conteúdo está indisponível desde que o Megaupload foi bloqueado, há mais de uma semana. Em reportagem do UOL Tecnologia, usuários brasileiros contam como ficaram na mão sem acesso ao serviço.

O Megaupload contrata empresas terceirizadas para armazenar o conteúdo, pagando por isso. Mas Ira Rothken, um dos advogados da companhia, afirmou no domingo (29) que esse pagamento não pode ser realizado porque as contas foram congeladas pelo governo. O site é baseado em Hong Kong, mas alguns de seus servidores ficam na Virgínia – por isso os EUA teriam autoridade para agir, apagando dados.

Uma carta de sexta-feira (27) dos procuradores do Distrito Oeste de Virgínia afirma que as empresas de armazenamento Carpathia Hosting e Cogent Communications Group podem deletar os dados na quinta-feira (2). Procurados pela agência de notícias AP, os porta-vozes das companhias não responderam à solicitação de entrevista. A carta, que faz parte do processo, afirma que o governo obteve alguns dados dos servidores, mas não os confiscou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário