quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Enólogo morre ao cair dentro de reservatório de vinho no RS


Homem de 50 anos caiu em reservatório de 12 mil litros de vinho.
Polícia Civl abriu inquérito para apurar as causas do acidente.


Um enólogo de uma vinícola de Barra do Ribeiro, a 29 quilômetros de Porto Alegre, foi encontrado morto na manhã desta quinta (9) dentro de um reservatório de vinho. De acordo com a polícia, ele perdeu o equilíbrio enquanto trabalhava às margens do reservatório de 12 mil litros. A polícia acredita que foi um acidente de trabalho, já que não há sinal de violência no corpo.
O enólogo tinha 50 anos e era o responsável pela confecção e fermentação dos vinhos da Vinícola Laurentia. A polícia suspeita que o funcionário não estava usando máscara, equipamento obrigatório em locais onde há fermentação de vinho. A empresa fará uma lavagem em todos os equipamentos assim que o corpo for retirado do local. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O corpo já foi encaminhado para autópsia.
Em contato com o G1, a gerente da vinícola informou que o proprietário adiantou o retorno de uma viagem para acompanhar as investigações. Ainda não houve manifestação oficial da empresa sobre o ocorrido.

Fonte: G1

Cantor Wando é enterrado em cemitério de Belo Horizonte


Fãs prestaram homenagens e enviaram coroa com calcinhas.
Ele morreu nesta quarta (8), em decorrência de uma parada cardíaca.


O cantor Wando foi enterrado no fim da manhã desta quinta-feira (9) no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte. A estimativa da administração é que seis mil pessoas se despediram do artista desde a tarde desta quarta (8).

O enterro foi antecedido de missa de corpo presente, celebrada pelo padre Jefferson Lima, amigo da família e celebrante do último casamento de Wando. O velório foi repleto de homenagens e de muita emoção. A irmã do cantor, a cabeleireira Maria das Graças Reis, 53 anos, sentiu-se mal, mas se recuperou a tempo do enterro.

Nos momentos finais da despedida, um cortejo formado por familiares e fãs seguiu o caixão, e encerrou a cerimônia com preces. Renata Costa Lana e Souza, mulher de Wando, depositou rosas vermelhas sobre o caixão no momento da descida.

Coroas de flores foram enviadas pela cantora Claudia Leitte, pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pelos senadores Aécio Neves (MG) e Fernando Collor (AL), e pela atriz mineira Gorete Milagres, dentre outros. Uma delas, cheia de calcinhas, foi encomendada por um grupo de fãs. Um fã clube de mulheres cantou sucessos românticos ao lado do caixão enquanto carregavam LPs e fotos de Wando.

O vereador Agnaldo Timóteo e o cantor Márcio Greyck compareceram ao cemitério. Na manhã desta quinta-feira (9), Timóteo fez recordações sobre o amigo. “Wando será lembrado pela irreverência, simplicidade e alegria. Vai deixar saudade”.  Ele também fez referência a Elis Regina, Raul Seixas e Tim Maia e disse que “infelizmente muitos artistas não se cuidam como deveriam”. Greyck lamentou a perda e disse que Wando era um dos talentos da música popular brasileira. “Uma perda irreparável. As músicas dele vão ficar na memória do povo”, falou na noite desta quarta-feira (8).

Morte de Wando

O músico morreu nesta quarta-feira, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro.

Médicos que atenderam o cantor e familiares informaram em nota que, a partir das 5h40, houve um súbito agravamento do quadro de saúde de Wando. Em coletiva no fim da manhã desta quarta-feira (8), o coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI), Heberth Miotto, explicou que a pressão arterial caiu bruscamente e, às 6h40, o paciente teve uma parada cardíaca. O óbito aconteceu às 8h, na presença da mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza.
Segundo o cardiologista particular do cantor, foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Durante a coletiva, Dionísio disse que havia alertado Wando sobre o excesso de peso e a necessidade de ter uma vida mais saudável. "Infelizmente não deu tempo", disse. De acordo com o boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco.

Wando foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as três artérias coronárias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado para a altura dele, segundo o cardiologista particular. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital. Segundo os médicos, ele tinha três fatores de risco para doenças do coração, que são sedentarismo, excesso de peso e predisposição genética.
De feirante a ídolo romântico
Vanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945 – “num arraial chamado Bom Jardim [em Minas Gerais]”. Lá, ficava a fazenda que teria pertencido aos seus avós. Seu registro, no entanto, foi feito na cidade de Cajuri, no mesmo estado. Ele conta que, ainda criança, mudou-se para Juiz de Fora (MG), onde concluiu o antigo primário.

Mais tarde, ele foi para Volta Redonda (RJ), “onde eu entreguei leite nas casas, vendi jornal, virei feirante, dirigi caminhão na estrada”. Na mesma época, passou a se interessar por música, tendo inicialmente se dedicado ao estudo do “violão clássico”. “E aí eu descobri que não era legal o violão clássico para o que eu queria: eu queria tocar pras moças, né?”, afirmou em seu site oficial.
Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos ao todo. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos.

Fonte: G1

Luciano Huck consegue suspender ação na Justiça por cercar de boias sua casa em Angra


Condenado pela Justiça Federal a pagar R$40 mil por cercar de boias sua casa em Angra dos Reis, Luciano Huck conseguiu suspender a ação na Justiça estadual, que o julga por erros na construção. A liminar foi concedida pelo desembargador Custódio Tostes, da 1ª Câmara Cível do Rio.

A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta (9).

Sem autorização ambiental, o apresentador do “Caldeirão” cercou de boias a faixa de areia ao longo de sua mansão “sob o propósito de exercício futuro de atividade de maricultura”.

Filha de Wando expulsa Agnaldo Timóteo de velório


A filha de Wando, Gabrielle Burcci, impediu que Agnaldo Timóteo prestasse homenagem ao cantor durante a cerimônia religiosa que acontece no cemitério Bosque da Esperança. Agnaldo quis pegar o microfone que estava com o padre Jefferson Morereira Lima, quando foi interrompido pela filha: "Tirem esse homem daqui. Ele falou mal do meu pai".

Ao UOL, Agnaldo explicou o desentendimento. "O Júnior [filho do Wando] está bravo comigo porque fui ao programa da Sônia Abrão na semana passada e disse que o Wando gostava da noite e de uísque. Só que a Gabrielle não deve saber que tive a dignidade de enviar um bilhete para o programa com um pedido de desculpas, que a Sônia leu no ar". Agnaldo ainda diz que não fica ressentido com o que ouviu. "Esse é um momento que temos que respeitar a família. Não fico ressentido. A única situação ruim é a morte do Wando", completou, antes de entrar no carro e deixar o cemitério.

Agnaldo foi ao programa da Sônia Abrão repercutir a internação do Wando e a detenção de Rita Lee, após a confusão no show da cantora em Aracaju. Na entrevista, Timóteo diz que "Wando fuma bastante" e que "de vez em quando também gosta de um goró", e complementa: "Eu  nunca vi, sou apaixonado por ele." Segundo o médico de Wando, ele tinha parado de fumar há muitos anos.

Agnaldo foi ao velório para prestar suas últimas homenagens a Wando. Antes do desentendimento, Agnaldo afirmou que Wando será lembrado pela irreverência, simplicidade e alegria e que cantava músicas que tocavam o coração das pessoas. Também declarou que com a morte de Wando, os cantores românticos estão acabando.

O sepultamento do cantor, morto nesta quarta-feira (8), após sofrer uma parada cardíaca, também será aberto à imprensa e ao público. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo local.

Nesta quarta-feira (8), o compositor Márcio Greyck foi ao velório de Wando e disse que a MPB verdadeira são as canções populares como as do Wando. "Existe uma sigla chamada de MPB. Mas, se a gente for analisar, de popular ela não tem nada. Estigmatizam canções populares, como as do Wando, como bregas. A MPB verdadeira são as canções populares como as do Wando, que transcenderam gerações."

"A morte do Wando é uma perda irreparável porque ele, sem dúvida, era um dos maiores talentos da música popular brasileira, a música realmente popular."

Nos últimos tempos, Greyck se tornou amigo íntimo de Wando, que não comentou sobre nenhum problema de saúde. "Essa história de ele ser conquistador foi marketing. Isso cativou as pessoas e transformou seus shows. Ele passava imagem de despudorado, sem vergonha, mas intimamente era um cavalheiro, de educação extraordinária. Tinha um fino trato com as pessoas e, para minha surpresa, era até um pouco tímido."

Circunstâncias da morte
De acordo com Heberth Miotto, coordenador da UTI do Biocor, Wando começou a apresentar queda de pressão por volta das 5h40 desta quarta. “Houve uma intervenção médica, sem sucesso, e às 6h40 foi confirmada a parada cardíaca”, explicou.

Em entrevista coletiva no início desta tarde, o médico responsável por acompanhar a saúde do cantor reafirmou que Wando vinha apresentando uma melhora clínica muito boa durante a semana. “Mas houve uma piora cardiológica súbita. Apesar de todos os esforços, ele não respondeu às manobras de ressuscitação. Toda a equipe está muito triste e se solidarizando com a família”, afirmou.

Miotto acrescentou que, nesta semana, a equipe médica estava tentando tirar o aparelho respirador do cantor. “Na segunda-feira, ele ficou duas horas sem o respirador. Ontem foi um dia muito bom para ele, que chegou a se alimentar com duas colheres de iogurte. Foi repetido o eletrocardiograma, que demonstrou uma estabilidade. Estava tudo correndo muito bem”, disse, ressaltando no entanto que, por conta da gravidade da doença de Wando - que tem um grau de mortalidade de até 80% no mundo todo - "nunca seria possível  zerar" o risco de morte do cantor.

Wando estava internado desde o dia 27 de janeiro no Biocor Instituto, onde deu entrada após sofrer dores no peito. Em 28 de janeiro, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração.

No último dia 31, em conversa com jornalistas, a mulher do cantor afirmou que Wando não bebia nem fumava e mantinha os exames médicos em dia. “O Wando trabalha demais, não tem tempo para se exercitar, come errado e tem ainda o problema hereditário, porque o pai dele faleceu do coração”, afirmou a psicóloga Renata Costa Lana e Souza na ocasião.

Surpresa e homenagens
A notícia da morte de Wando também pegou de surpresa amigos e colegas do meio artístico que conviveram com o cantor. Jair Rodrigues, um dos responsáveis por fazer de Wando um cantor e compositor conhecido, contou por telefone ao UOL sobre a relação que tinha com o artista. "É muito triste acordar com essa notícia, mas quando chega a hora o homem lá em cima não falha", disse Jair. "Tempos atrás encontrei com ele e ele estava gordo, falei para ele cuidar da saúde", lembra.

Angela Maria, uma das primeiras cantoras a gravar uma composição de Wando, também se confessou surpresa. "Ninguém esperava que ele fizesse isso com a gente". Ela contou que conheceu Wando no início da carreira dele, "quando ele ainda usava black power". "Ele virou para mim e disse: 'Fiz uma música que é a sua cara'. Então gravei 'Vá, Mas Volte', grande sucesso". A artista afirmou que vai ser difícil alguém preencher a vaga de Wando. "Foi um grande artista para a música brasileira".

A rede social Twitter também foi usada por artistas e celebridades para manifestar solidariedade à família do cantor. ":(((( Meus sentimentos à família e amigos. Descanse em paz, Wando. :(", escreveu a cantora Mariana Belém. O ator José de Abreu lembrou do maior hit de Wando com a hashtag #meuiaiaimeuioio e acrescentou: "RIP Wando. O homem que elevou a calcinha a símbolo nacional."

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cantor Wando morre aos 66 anos em Minas Gerais


O cantor Wando morreu nesta quarta-feira, aos 66 anos, em decorrência de infarto seguido de uma parada cardíaca, confirmou a assessoria do hospital Biocor.


Com problemas cardíacos graves, o artista mineiro deu entrada no dia 27 de janeiro no Biocor, em Minas Gerais, onde estava internado desde então.

Ele foi submetido a um cateterismo (exame para diagnosticar obstrução de veias ou artérias) na manhã de sexta-feira, e os médicos decidiram fazer uma cirurgia de revascularização do miocárdio.

Na madrugada de sábado, no entanto, o cantor apresentou quadro de angina refratária, o que significa que ele não estava reagindo ao tratamento. Por isso, passou por uma angioplastia de múltiplas artérias de emergência.

O procedimento é feito com um cateter que tem um pequeno balão e uma espécie de mola usada para "abrir" a artéria ("stent").

BIOGRAFIA

Mineiro de Cajuri, Vanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945. Ainda pequeno, mudou-se para Juiz de Fora, antes de partir para o Estado do Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira.

Em Volta Redonda (RJ), Wando --apelido dado por sua avó-- trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Naquela época, já se dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais.

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando.

No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

Mas foi em 1974, com o disco "Moça", que conheceu o sucesso --vendeu 1,2 milhão de cópias. Ao lado da faixa título desse segundo trabalho, "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988), está entre os maiores hits do cantor.

Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs.

Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.

Fonte: Folha.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Supremo deve validar Lei da Ficha Limpa para eleições 2012


A Lei da Ficha Limpa deve ser validada no STF (Supremo Tribunal Federal), informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O ministro Marco Aurélio Mello, que era tido como contrário à regra, votará, na verdade, favoravelmente a ela.

A lei surgiu da pressão popular e da iniciativa da sociedade civil organizada. Ela foi promulgada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em junho de 2010, após aprovação no Congresso.

Em março de 2011, porém, o STF decidiu que a Ficha Limpa não poderia ser aplicada às eleições de 2010.

Neste ano, o Supremo deve estabelecer se a lei valerá para as eleições municipais.

Leia mais na coluna desta terça-feira, que já está nas bancas.

Fonte: Folha.com

Rede Globo diz que Faustão não conhece o regulamento do "Big Brother Brasil"


No último domingo (5), Faustão entrevistou as três primeiras eliminadas do "Big Brother Brasil 12", Analice, Jakeline e Mayara.

Em determinado momento, e sem papas na língua, o apresentador decidiu convidar o ex-BBB Daniel Echaniz para ir até o "Domingão" se explicar sobre a polêmica do suposto estupro em Monique Amim, que teria acontecido após a primeira festa do reality show.

"Assim que acabar esses problemas com os advogados, o Daniel pode vir aqui explicar o que aconteceu. É uma questão de justiça", convidou Faustão.

E mais, ele ainda disse que o público deveria votar para rejeitar ou aprovar uma possível volta do modelo ao "BBB 12": "Ele vem aqui, dá a versão dele e aí o público vota se quer ou não que ele volte para o programa".

Já nesta segunda (6), por meio de sua assessoria de imprensa, Daniel disse que pretende sim aceitar o convite. “Agradeço ao Faustão, gostei bastante e em breve vou aceitar o convite. Adorei, fiquei super feliz”, disse.

Porém, através de um comunicado, a Rede Globo se pronunciou sobre o caso e falou que Faustão não conhece o regulamento do "BBB". Confira:

"O Fausto sugeriu que essa hipótese fosse avaliada para quando as questões legais referentes ao processo estejam superadas, mas o apresentador não conhece detalhadamente o regulamento. É importante recordar que, assim que tomou conhecimento do assunto, a TV Globo iniciou a apuração dos fatos, que num primeiro momento apontavam para uma cena de carícias semelhante a de outras edições. Após avaliação, a emissora entendeu que o comportamento do participante pode ter sido inadequado e decidiu pelo afastamento de Daniel, até para que ele pudesse prestar esclarecimentos formais à polícia. De qualquer forma, a produção do programa avalia que o retorno do participante à casa não é possível".

O diretor do "Big Brother Brasil 12", Boninho, também se manifestou em seu perfil oficial do Twitter dizendo que Faustão não cuida do reality.

Justiça manda Senado devolver milhões em hora extra

Juíza gaúcha determina que funcionários retornem aos cofres públicos o que receberam indevidamente de hora extra em janeiro de 2009, quando a Casa estava em recesso. Soma chega a R$ 5,7 milhões


O Senado viveu a pior crise de sua história em 2009. Naquele ano, notícias de desmandos correram o país, em processo que revelou o caso dos atos secretos e quase culminou com a queda do atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que ocupou o posto em duas gestões anteriores – ele chegou a enfrentar 11 representações no Conselho de Ética, todas arquivadas. Sindicância interna evidenciou que um grupo há décadas instalado na cúpula institucional não dava, entre outras irregularidades, a devida publicidade a movimentações administrativas, como exige a lei. O procedimento permitia, entre outros desvios, nomeações sem concurso, concessão de gratificações sem qualquer critério e pagamento de horas extras sem merecimento. Três anos depois, a conta começa a ser cobrada: confirmando decisão preliminar, a juíza Vânia Hack de Almeida, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, determinou a devolução aos cofres públicos de R$ 6.252.008,92 pagos a 3.883 funcionários como adicional de hora extra, em janeiro de 2009, época de recesso parlamentar no Senado. No final de janeiro, o Senado fez circular comunicado para que a sentença fosse acatada.

Provocada por uma ação popular proposta em 31 de março de 2009, a magistrada, em caráter liminar, já havia determinado em novembro passado a devolução do montante. Em seu despacho mais recente, ela registra que, por iniciativa própria de alguns servidores, já foram restituídos R$ 531.421,90, em desconto incidente na folha de pagamento. A ação cita como réus o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), hoje ministro da Previdência que exercia mandato-tampão e foi sucedido por Sarney; o ex-senador Efraim Morais (DEM-PB), que era primeiro-secretário do Senado à época; a Advocacia Geral da União, e os funcionários que receberam indevidamente a remuneração extra. Cabe recurso.

A juíza Vânia lembra que, naquele período de 2009, “não havia atividade legislativa naquela Casa parlamentar”. Logo, não havia atividade que justificasse o pagamento de horas-extras. Mencionando a demanda dos autores da ação – os advogados gaúchos Irani Mariani e Marco Pollo Giordani, que apontam a “imoralidade do ato administrativo impugnado” –, a magistrada acata a tese de “lesão ao erário público decorrente de execução fraudulenta ou irreal das horas extraordinárias”, obrigando os responsáveis a repor o débito. Em sua decisão, Vânia estabelece que a devolução dos valores pode ser feita por meio de desconto automático na folha de pagamento com o limite de 10% da remuneração mensal, até que o total pago a cada servidor seja restituído, consideradas a correção monetária do período e o acréscimo dos juros legais.

Outros excessos

Na ação, Irani e Marco Pollo pedem não só a anulação do ato de concessão das horas extras em foco e a restituição dos valores. Os advogados questionam outros expedientes que consideram “excessos”. Eles também postulam a redução do número de servidores à disposição de cada senador, bem como das remunerações mensais. Os autores também pedem “a redução dos cargos de 181 diretores, a revisão mensal do valor de custo de cada senador e a extinção do 14º e 15º salários”. Mas a juíza só manteve a demanda referente às horas extras.

Os advogados gaúchos também pediram a inclusão no processo, “no pólo passivo”, dos ex-diretores Agaciel Maia (Diretoria Geral) e João Carlos Zoghbi (Recursos Humanos) na condição de responsáveis diretos pelos pagamentos. O procedimento tornava desnecessária a citação dos mais de três mil servidores indevidamente beneficiados, uma vez que a transferência das quantias não seria efetuada sem a chancela dos ex-diretores.

Apontados em sindicância, entre outras irregularidades, como responsáveis pela emissão de atos administrativos clandestinos, Agaciel e Zoghbi foram exonerados de suas funções em 2009 e passaram a responder processo na Justiça comum. Arregimentando apoio entre servidores do Senado, Agaciel se elegeu deputado distrital pelo PTC nas eleições de 2010. Zoghbi foi demitido pelo então primeiro-secretário Heráclito Fortes (DEM-PI), que sucedeu Efraim no posto.

Sindilegis defende os pagamentos

O processo corre na 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Alegre (Ação Popular nº 2009.71.00.009197-9/RS), com pedido de sigilo de Justiça impetrado pela União, que foi negado. Como reação à decisão judicial, o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) colocou assistência jurídica gratuita à disposição dos servidores sindicalizados, com custeio integral de advogados próprios. O sindicato considera que não houve irregularidade no pagamento de horas extras não trabalhadas, e veiculou nota alertando que os réus têm até 20 de fevereiro para apresentar procurações para instrução de defesa e contestação.

“Isso porque a defesa será feita de qualquer modo a evitar os efeitos da revelia, pois o próprio Código do Processo Civil autoriza este procedimento”, esclarece o sindicato, lembrando que a ação engloba servidores aposentados a partir de 2009. “Caso o servidor não se manifeste até o prazo indicado, poderá ser obrigado a devolver os valores recebidos mesmo que a ação termine em êxito em favor do Senado. Portanto, cabe aos servidores afetados, na defesa de seus interesses, a iniciativa de constituir advogado para incluir sua manifestação nos autos.”

Caso o servidor acionado judicialmente não seja sindicalizado, lembra ainda o Sindilegis, ele terá dois caminhos a seguir: filiar-se e passar a “usufruir de [sic] mais esse serviço oferecido pelo Sindilegis” ou constituir advogado próprio, com gastos advocatícios que podem até ultrapassar o valor das horas extras a restituir. É o caso de um servidor não sindicalizado que, em desabafo ao Congresso em Foco, disse ter trabalhado no período em questão e, tendo recebido o adicional, vai ter de se defender sozinho. Até porque o Senado se limitou a notificar a decisão da Justiça gaúcha, sem qualquer providência em favor dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados.

“Ninguém defende a gente”, reclamou o servidor, que preferiu não se identificar. “Eu estou indignado, porque eu não sou fraudulento, e trabalho muito. Imagina se eu vou me defender lá no Rio Grande do Sul, onde a ação foi aberta. Se eu fizer isso, vou passar por fraudulento”, argumentou, dizendo que não levaria adiante sua defesa. Ele diz que, se o fizesse, gastaria mais com advogados do que com a devolução das horas extras.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Especial do Senado (SESCS), muitos dos servidores citados devem desistir de levar adiante as contestações, aceitando a determinação de desconto na folha salarial. Outros, continua a SESCS, devem se unir às entidades representativas implicadas na ação, como o próprio Sindilegis, e dar prosseguimento às respectivas defesas. “O Senado não tem posição oficial sobre o assunto, e se limitou a comunicar os servidores [da decisão judicial], determinando o cumprimento dos autos do processo. Cada servidor é responsável por sua posição individual. O Sindilegis, inclusive, não faz parte do Senado”, esclareceu a secretaria.

Onde há fumaça…

O pagamento das horas extras foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo em 10 de março de 2009. Na época, a imprensa nacional já vinha noticiando excessos de prerrogativa de senadores e servidores – como uso indevido de passagens aéreas pela então senadora Roseana Sarney (PMDB), hoje governadora do Maranhão, como este site mostrou, com exclusividade, naquele mês. A reportagem foi o embrião da série que ficou nacionalmente conhecida como farra das passagens, que, junto com outros trabalhos, rendeu ao Congresso em Foco em 2009 a “tríplice coroa” da premiação jornalística: os prêmios Esso, Embratel e Vladimir Herzog.


Naquele ano, uma enxurrada de desvios vieram à tona. Destaque para o caso das centenas de atos administrativos secretos emitidos sem qualquer publicidade e para os mais variados fins – de nomeações e promoções de aliados à concessão ilegal de gratificações e aposentadorias. Desde que foi criado, em 2004, este site tem noticiado os mais diversos casos de desmando institucional, todos eles caracterizados pela pouca (ou nenhuma) transparência, como parece ter sido o caso das horas extras de janeiro de 2009. Como exemplos, os R$ 84 milhões do Interlegis não fiscalizados pelo Senado; o “candidato-fantasma” que ao mesmo tempo batia ponto e fazia campanha eleitoral no Mato Grosso; e o pagamento de supersalários, em afronta à Constituição, a centenas de servidores apenas na Casa (ao menos 3,9 mil no serviço público).

Campanha de Obama devolve doações ligadas a fugitivo mexicano


A campanha de reeleição do presidente Barack Obama devolverá mais de US$ 200 mil em doações da família de um magnata de cassinos fugitivo ligado a corrupção e violência no México, e que busca perdão de um governador nos EUA, confirmou na terça-feira (6) a campanha de Obama.

"Mais de 1,3 milhão de norte-americanos doaram para a campanha e nós constantemente reavaliamos essas contribuições por quaisquer razões", afirmou o porta-voz da campanha Ben LaBolt em um e-mail, após o jornal "New York Times" reportar a decisão na noite de segunda-feira.

"Baseados nas questões que foram levantadas, nós vamos devolver as contribuições destes indivíduos e de qualquer outro doador que eles trouxeram para a campanha", LaBolt disse.

Os irmãos Carlos e Alberto Rojas Cardona, que vivem e trabalham em Chicago, começaram a arrecadar dinheiro para a campanha de Obama e para o Comitê Democrático Nacional no segundo semestre do ano passado, relatou o "New York Times". De acordo com o jornal, nenhum deles tinha um histórico anterior de doações políticas.

Um irmão deles, Juan José Rojas Cardona, conhecido como Pepe Cardona, pagou fiança em 1994 no Estado de Iowa e desapareceu, fugindo de acusações de envolvimento com drogas e fraude nos EUA, afirmou o jornal.

Um documento do Departamento de Estado de 2009 disse que Pepe Carona era suspeito de orquestrar o assassinato de um rival nos negócios e de fazer doações ilegais para campanhas de autoridades mexicanas, segundo o artigo.

O "New York Times" citou autoridades da campanha da Obama que afirmaram que grande parte da doação de US$ 200 mil veio dos irmãos Cardona em pessoa ou outros parentes.

A campanha está fazendo uma triagem de outras doações, que se acredita somem menos de US$ 100 mil, vindas de outras pessoas, disse o jornal.

Lucro do Itaú em 2011 é o maior da história dos bancos do país


O lucro do Itaú Unibanco (ITUB4) em 2011 é o maior da história dos bancos brasileiros, segundo a consultoria Economatica. Com um lucro líquido de R$ 14,62 bilhões, o banco teve uma alta de 9,7% em relação ao ano anterior (quando lucrou R$ 13,32 bi).

Na terceira colocação entre os maiores lucros de bancos ficou o Banco do Brasil, com o resultado de 2010 (quando teve ganhos de R$ 11,296 bi).

O Bradesco, mesmo com uma alta de 10% em relação ao ano anterior, teve lucro de R$ 11,028 bi em 2011, ocupando a quarta colocação.

Entre os dez maiores lucros anuais da historia dos bancos brasileiros, quatro são Itaú Unibanco. Bradesco e Banco do Brasil têm três cada um.

Lucro do Itaú tem queda no 4º tri
O Itaú Unibanco teve lucro líquido de R$ 3,68 bilhões no quarto trimestre, queda de 5,4% em relação ao resultado obtido um ano antes, afetado por aumento de despesas com empréstimos de difícil recuperação e inadimplência maior.     

Em termos recorrentes, o maior banco privado brasileiro, teve lucro de R$ 3,75 bilhões no quarto trimestre, alta de 10% sobre o mesmo período de 2010. O resultado ficou em linha com a previsão média de analistas consultados pela Reuters, que apontava para lucro de R$ 3,77 bilhões no período.

A instituição publicou ainda que sua carteira de crédito no final de dezembro totalizava R$ 397 billhões no final de dezembro, um crescimento de 19% em doze meses. 

Apesar disso, o banco aumentou no quarto trimestre as despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa  em 39% na comparação anual, para R$ 5,453 bilhões. Enquanto isso, o índice de inadimplência da carteira, medido pelo saldo de operações vencidas com mais de 90 dias, subiu de 4,2% para 4,9%. 

"Esse comportamento é atribuído ao impacto residual das greves dos correios e dos bancários, ao aumento da inadimplência, ao crescimento da carteira de crédito e ao maior número de renegociações de créditos já baixados a prejuízo", afirmou o banco no balanço ressaltando que as renegociações foram "parcialmente compensadas pelo aumento nas recuperações de créditos decorrente do recebimento do 13o salário na economia brasileira". 

A rentabilidade sobre patrimônio líquido médio anualizado (ROE) foi de 21,8% no último quarto do ano, uma queda ante os 23% do último quarto de 2010. 

A expectativa de analistas era de que o banco começasse a reportar melhoras em seu índice de eficiência, ponto que a própria instituição estabeleceu como uma de suas principais metas para os próximos dois anos. No quarto trimestre, o indicador foi de 47,3%, uma melhora ante os 51,9% registrados um ano antes. 

Na semana passada, Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11) frustraram o mercado ao divulgar resultados abaixo das expectativas, com uma combinação de custos maiores e inadimplência ainda em ascensão.

O Itaú Unibanco encerrou 2011 com ativos totais de R$ 851,3 bilhões, um incremento de 13,3% frente a 2010.

Fonte: UOL Economia

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ele ficou milionário antes dos 21, perdeu tudo aos 22 e deu a volta por cima

Depois de perder tudo, o empresário da internet Andrew Fashion recomeçou do zero. Levantou meio milhão e lançará em breve um livro chamado Jovem e Estúpido


Aos 21 anos de idade ele tinha tudo: carros esportivos de luxo, os gadgets mais modernos, viagens, festas, mulheres. Andrew Thompson, mais conhecido como Andrew Fashion, criou uma ferramenta que ajudava os internautas a desenharem suas páginas no MySpace, abandonou a escola e acumulou uma fortuna de R$ 4,3 milhões ao completar 21. Mas, pouco menos de um ano depois, ele tinha ido à falência.

“Eu era jovem e estúpido. O dinheiro estava vindo tão fortemente, mas saiu tão rápido. Grande parte simplesmente desapareceu”, disse Fashion.

Com uma renda mensal de R$ 172 mil, Fashion tinha uma vida de dar inveja ao mais humilde dos mortais. Comprou uma casa luxuosa em Los Angeles, Estados Unidos, com vários carros esportivos de ponta na garagem. Sua rotina incluía idas a Las Vegas para jogos de pôquer e viagens a jato para Londres, Flórida e Havaí.

Para chegar lá, ele levou meses para construir seu negócio com base no marketing inteligente, que colocou seu site no topo dos rankings de busca do Google. Mas a mudança nos critérios de relevância feita pelo Google em 2007 gerou uma reviravolta radical em seu negócio. O site de Fashion foi perdendo “reputação” no Google e da noite para o dia caiu para a oitava página do site de buscas. Com isso, os visitantes diminuíram e a renda simplesmente sumiu.

Andrew contou à Business Insider como tudo deu errado. “Comprei meu primeiro carro em dinheiro. Minha casa também. Acabei comprando sete carros no total, alguns para meus amigos. Um deles destruiu um carro. Eu destruiu um carro. E paguei por tudo isso do meu bolso. Tinha uma namorada. Perdi muito dinheiro em Las Vegas, no pôquer. Comprei um monte de eletrônicos, equipamento de fotografia, tecnologia, toneladas de roupas e viagens. Muito do meu dinheiro simplesmente desapareceu.” 

Volta por cima
Depois de alguns anos vivendo em uma montanha-russa, Fashion afirma estar de volta às pistas. Ele vive em Littleton, Colorado, conseguiu levantar R$ 258 mil sem nenhum dinheiro no banco, fez belos R$ 430 mil com publicidade na internet e agora está lançando um novo modelo de rede social.

Alem disso, ele coordena uma empresa de fotografia chamada “'Fashion N Glamour Studios” (Moda e Glamour Estúdios). Fashion prepara ainda um livro, chamado "Jovem e Estúpido: Como fiz e perdi R$ 4,3 milhões”, com data de lançamento prevista para o final deste ano. 

E desta vez, ele promete, não vai ser tão rápido em desperdiçar o seu dinheiro suado. “Em vez de gastar o dinheiro em brinquedos e carros, vou investir tudo de volta para a empresa ou em outra empresa. Vou fazer a típica poupança para os dias chuvosos. Mas antes mesmo de pensar nisso, vou investir em imóveis, ações, commodities.” 

No futuro, Fashion diz que se enxerga como um empresário do ramo imobiliário. Ele continua pensando alto. “Adoro a internet e vou sempre trabalhar com ela, mas meu objetivo final é a construção de casinos, hotéis e discotecas. Vou começar na área de Denver (EUA), abrir uma boate com um parceiro e, eventualmente, ir a Las Vegas e Califórnia para construir alguns hotéis e cassinos. Quero ser um cara de arranha-céus.” 

Fonte: O Globo

Asfalto se eleva e interdita avenida movimentada em Curitiba


Incidente ocorreu por volta das 17h deste sábado (4), na Av. Iguaçu.
Uma pessoa ficou ferida; causas ainda estão sendo investigadas.


Uma parte do asfalto da Avenida Iguaçu, uma das mais movimentadas de Curitiba, se elevou por volta das 17h deste sábado (4). Uma motorista que passava pelo local no momento do acidente ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital Evangélico. Ela sofreu queimaduras e escoriações por causa do air bag do carro. As informações são do Corpo de Bombeiros do Paraná.

As causas ainda estão sendo investigadas. O trânsito está totalmente interditado entre a Avenida Iguaçu e a Rua Saint Hilaire.

Fonte: G1

Mulher com cintura de 50 centímetros diz que come de tudo


Ioana Spangenberg tem uma cintura de 50 centímetros. Mas ela garante fazer três refeições caprichadas por dia. 

A romena de 30 anos insiste: 

"Ninguém parece acreditar em mim, mas todo dia eu como três grandes refeições e belisco chocolate e snacks o tempo todo. Eu apenas tenho um estômago pequeno". 

De acordo com reportagem do "Sun", Ioana teve uma infância aparentemente normal e só passou a perceber que era "diferente" na adolescência. 

"Na Romênia é melhor ter excesso de peso, porque isso significa que você é de uma família rica. Enquanto os meus amigos saíam e paqueravam, eu ficava sentada em casa comendo barras de chocolate na expectativa de engordar", comentou", disse.

Apesar da baixa autoestima, Ioana conseguiu se casar em 2006, com o turista alemão Jan.

"Ele foi a primeira pessoa que me enxergou bonita e me incentivou a celebrar o meu corpo", comentou.

Fonte: O Globo

Casal vai para cadeia por deixar cão preso em camadas de pelos


Foi neste estado que Woody foi abandonado pelos donos; cão precisou ser sacrificado
Foi neste estado que Woody foi abandonado pelos donos; cão precisou ser sacrificado

Um casal britânico foi preso por negligência no cuidado de seu cão. David e Marjorie Massey admitiram as acusações de crueldade com Woody, o cachorro da família.

Woody foi tão mal cuidado que chegou a ficar preso em camadas de pelos, já que não era tosado. Por causa de sua situação, o cachorro não conseguia mais ver, comer e fazer suas necessidades fisiológicas.

A camada de pelos era tão espessa que chegou a ter cinco centímetros.

O casal se declarou culpado das acusações de abuso, negligência e de causar um sofrimento desnecessário a um animal.

Os Massey, que vivem em Bedfordshire, na Inglaterra, disseram que se sentiam envergonhados e, por isso, não levaram Woody a um veterinário.

Por causa disso, depois que a situação saiu do controle, o casal abandonou o cão na porta de um abrigo para animais.

Woody chegou a passar por uma cirurgia para a remoção da camada de pelos que o cobria. No entanto, devido ao péssimo estado de sua saúde, o cachorro precisou ser sacrificado.

Dois apostadores de Alagoas e Minas Gerais levam mais de R$ 22 milhões cada um na Mega-Sena


Acumulada há cinco sorteios, a Mega-Sena pagou R$ 22,7 milhões a dois apostadores que acertaram as seis dezenas sorteadas. Um deles é de Arapiraca (AL) e o outro de Itaúna (MG). Os números sorteados na noite deste sábado (4), em Garopaba (SC), foram: 02 - 16 - 17 - 25 - 50 - 54, pelo concurso 1.360.

Sem contar com o sorteio especial da Mega da Virada, que pagou um prêmio de R$ 177,6 milhões, no final de 2011, o prêmio deste sábado é o maior, desde outubro do ano passado, quando um ganhador levou, sozinho, o premio de R$ 46 milhões.

A Quinta teve 112 acertadores, que levaram R$ 30 mil cada. Já a Quadra teve 9.880 acertadores, que faturaram R$ 485,90. A arrecadação total do sorteio foi de R$ 57,4 milhões

'Perfeito' no Paulistão, Corinthians estuda dar descanso a desgastados contra o Bragantino


O Corinthians é o único time do Paulistão que venceu seus quatro jogos. O desempenho 100% deu tranquilidade ao técnico Tite, que pretende preservar alguns jogadores desgastados. Diante do Bragantino, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, o treinador corintiano deverá dar descanso a alguns titulares.

Fábio Santos, Alex e Danilo devem ficar de fora do duelo no Pacaembu. O trio participou dos jogos disputados na temporada. Já Liedson sentiu deixou o treino de sexta se queixando de uma pancada, e pode ser preservado. Tite não antecipou a relação dos 11 titulares.

“No jogo contra o Ituano, não tive os dois atacantes titulares. Mudar todo um setor às vezes perde a harmonia, mas não foi o que aconteceu em Itu. Esse elenco me permite fazer alterações sem perder o rendimento”, frisou Tite.

Liedson e Emerson, que não enfrentaram o Ituano em Itu, treinaram e estão relacionados para o jogo deste domingo.

O ótimo início do time no ano é refletido no ambiente do grupo. Os atletas não têm reclamado publicamente quando ficam na reserva. As farpas entre os candidatos a presidente do Corinthians não respingaram no futebol.  

Para a partida diante do time de Bragança Paulista, o Corinthians ainda não terá Adriano, que concilia atividades com o elenco e exercícios de reforço do tornozelo.

Na 13ª colocação, o Bragantino não terá o goleiro Rafael Santos (pois seus direitos pertencem ao Corinthians) e o zagueiro Júnior Lopes, suspenso. O volante Serginho volta à equipe.

CORINTHIANS X BRAGANTINO

Data: 5/2/2012 (domingo)
Horário: às 17h (de Brasília)
Local: estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Auxiliares: Fabio Luiz Freire e Maiza Teles Paiva

CORINTHIANS
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Ramón; Ralf, Paulinho, Ramirez e Vitor Junior; Emerson e Liedson (Elton)
Técnico: Tite

BRAGANTINO
Ale; Luis Carlos (Luciano Castan), André Astorga e Luís Henrique; Serginho, Éder, Diego Paulista, Wellington e Léo Jaime; Romarinho e Giancarlo.
Técnico: Marcelo Veiga

Fonte: UOL Esportes