Uma forte massa de ar polar gera a primeira grande onda de frio de 2012 e quebra de recordes. A madrugada desta quarta-feira foi a mais fria deste ano em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e em partes do Paraná, Mato Grosso do Sul e até mesmo Mato Grosso. Além disso, temos recordes históricos em um mês de março para várias localidades.
No Rio Grande do Sul, até às 4h fazia 2,9°C com sensação de -4,4°C em São José dos Ausentes, a mais baixa para um mês de março desde pelo menos 2006, ano da instalação da estação meteorológica. No Morro da Igreja, em Urubici, na Serra de Santa Catarina, fez -0,9°C às 6h com sensação de -13°C, a mais baixa para um mês de março desde pelo menos 2007. No Paraná, destaca-se a temperatura de 4,5°C e sensação de -0,5°C em Inácio Martins, mais baixa desde março de 2006.
Estes números ainda não são definitivos. A temperatura pode cair ainda mais em alguns lugares e os dados oficiais só saem a partir das 8h30.
De acordo com os meteorologistas da Somar, além do frio, temos uma frente fria, que avança pelas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. No final desta madrugada, o sistema causou mais nuvens que chuva, porém ontem, ele foi responsável por um forte temporal, com rajadas de vento de quase 110km/h em São Paulo.
Sobre a Região Norte e a parte do norte do Nordeste, áreas de instabilidade causam tempestades em Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Maranhão e Piauí.
Fonte: UOL Jornal do Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário