domingo, 1 de abril de 2012

Inea identifica mancha de óleo a 20 quilômetros de Maricá, no RJ


Segundo instituto, mancha tem dois quilômetros de extensão.
Inea calcula que tenham sido derramados 1.600 litros de óleo.

Técnicos do Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Grupamento Aéreo-Marítimo da Polícia Militar (GAM), localizaram na manhã deste sábado (31) uma mancha de óleo a 20 quilômetros da praia de Ponta Negra, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Com cerca de dois quilômetros de extensão e um metro de largura, o Inea estima que tenham sido derramados no mar 1.600 litros de óleo.
A presidente do Inea, Marilene Ramos, pediu à Petrobras equipamentos especiais para contenção ou dispersão da mancha, para evitar que o óleo atinja as praias. Com apoio da Capitania dos Portos, o Inea vai fazer a coleta de material para tentar identificar a origem do óleo. A hipótese mais provável, segundo o Inea, é que o óleo tenha vazado de alguma embarcação, já que a mancha está localizada numa rota de navegação.
A denúncia sobre a mancha foi feita por pescadores da colônia Z4, de Cabo Frio, na Região dos Lagos, na tarde de sexta-feira (30). O Inea vai monitorar o trajeto da mancha.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário