Audrey Perusin, chefe do Departamento responsável por Diplomas e Regulamentação do Ensino Profissional do Ministère des Sports (Ministério de Esportes da França), e seu assessor Yannick Renoux, estiveram no Centro Paula Souza para um encontro com Laura Laganá, diretora superintendente da instituição nesta sexta-feira, 23.
“Os franceses ficaram impressionados com o número de alunos das 203 Etecs e 52 Fatecs”, diz Laura Laganá. “Na França, a proporção de jovens que cursam o ensino técnico é cerca de 50% em relação ao total de matriculados no nível Médio, enquanto no Brasil é de apenas 10%. No estado de São Paulo, sobe para 15% devido ao trabalho do Centro Paula Souza”, explica a diretora superintendente.
Outros pontos importantes comentados na reunião de trabalho foram a colaboração financeira dos clubes profissionais na França para o desenvolvimento das escolas técnicas de esportes, bem como a reserva de 30% das vagas nos concursos públicos para profissionais com formação técnica.
Na próxima terça-feira, 27, o Centro Paula Souza, a Fundação Gol de Letra e o Ministério de Esportes da França realizam o Colóquio Internacional de Esporte no Auditório da Biblioteca São Paulo, em Santana, Capital. Antes do encontro, os franceses visitam as obras da futura Etec de Esportes, na Vila Maria, e a própria Etec de Artes, ao lado da Biblioteca.
O evento é voltado para profissionais envolvidos no novo curso técnico de Esportes e Atividade Física do Centro Paula Souza. O objetivo é discutir o curso similar desenvolvido na França, a grade curricular, o envolvimento das equipes, público-alvo, benefícios, dificuldades, e estrutura de atuação dos jovens franceses que atuam na área esportiva.
Fonte: Centro Paula de Pouza
Nenhum comentário:
Postar um comentário