sexta-feira, 2 de março de 2012

Turistas se frustram ao encontrar parque de diversões fechado

Acordo com o Ministério Público deve manter Hopi Hari fechado por 10 dias.
Visitantes podem pedir reembolso ou prorrogação de validade de ingressos.


O parque Hopi Hari manteve os portões fechados nesta sexta-feira (2), em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público para possibilitar uma avaliação da segurança e condições de manutenção em todos os brinquedos. A medida foi tomada depois que uma menina de 14 anos morreu após cair do brinquedo La Tour Eiffel.
Os ônibus de excursão, que costumam ocupar boa parte do estacionamento, não apareceram, mas alguns turistas desavisados foram pegos de surpresa.
O empresário do ramo de turismo, Mayko Reis Silva, saiu do Rio de Janeiro às 4h acompanhado do filho de 6 anos e dois sobrinhos de 10 e 12 anos, disposto a desfrutar de dois dias de diversão no parque. Entre reservas de hotel , ingressos e outras despesas com a viagem, o empresário calcula um prejuízo de R$ 2 mil.
Silva chegou a formalizar uma reclamação na portaria do parque alegando que, na tarde de quinta-feira (1°), por telefone , tinha sido informado que o parque funcionaria normalmente. Segundo ele, o parque prorrogou a validade dos ingressos e se comprometeu a responder a reclamação dentro de sete dias.
Silva disse que não teme pelas condições de segurança do parque. “ Foi uma fatalidade. Tem acidente de avião, de carro... Não tenho medo.”
Outro visitante, Marco Antônio Manzane, veio de Manaus com três filhos para um compromisso profissional no estado, mas pretendia comemorar no parque o aniversário do filho Samuel, de 13 anos.  Manzane disse que  sabia da interdição das atrações neste fim de semana, mas que, como último recurso, veio para tentar ampliar o prazo de validade dos ingressos dele e da família.

Reembolso
Quem planejava visitar o Hopi Hari nos próximos dez dias, em que o parque ficará fechado,  pode pedir seu dinheiro de volta. A informação é do Procon de Campinas, órgão responsável pelos direitos do consumidor.
De acordo com o Procon, o consumidor tem direito à restituição do valor do ingresso comprado. E, no caso da compra do passaporte Hopi Hari, que permite visitar o parque inúmeras vezes dentro de um limite de tempo, o parque é obrigado a prorrogar o período de validade do bilhete.
Segundo o órgão, o direito à segurança na prestação de serviços é previsto por lei. Assim, O consumidor que não se sentir seguro e não quiser extender o período do "passaporte", pode pedir a devolução de um valor proporcional ao período de dias restantes na validade do ingresso.
O consumidor de Campinas que se sentir prejudicado pode fazer uma denúncia ao Procon pelo telefone 151, no site www.procon.campinas.sp.gov.br. Ou, pessoalmente, no posto de atendimento da Avenida Francisco Glicério, 1307, no Centro, entre 9h e 14h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: G1

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