sábado, 9 de outubro de 2010

Chilenos misturam alegria e ansiedade em fase final de resgate

Os parentes dos 33 trabalhadores soterrados há mais de dois meses na mina San José, em Copiapó, em plano deserto do Atacama, no Chile, passam por uma mistura de ansiedade e felicidade neste sábado (9) com a notícia de que a sonda T-130, a do chamado plano B, chegou ao local onde estão os homens, informa do local a enviada especial da Rede Record, Adriana Araújo.
Em muito, especialistas creditaram a sobrevivência dos mineiros, que ficaram por mais de duas semanas sem contato com a superfície, à capacidade de organização deles. No acampamento das famílias, o La Esperanza, as regras de convivência também existem, e em muito graças à chamada “prefeita” do local, Maria Segovia, irmã do mineiro Darío Segovia.
Em entrevista à enviada da Record logo após a notícia sobre o avanço nos trabalhos de resgate, Maria expressou a ansiedade e a emoção que dominam o grupo. Os operários estão desde 5 de agosto presos no local.
- Meu coração está enorme, não está cabendo dentro. Esses quatro dias são nada diante do que já passamos.
Maria fez referência ao início da retirada dos mineiros do local subterrâneo, prevista oficialmente para a próxima terça-feira (12). No entanto, o jornal chileno La Tercera já adiantou que, se os trabalhos continuarem a surpreender as previsões, os homens podem começar a ser içados já na próxima segunda-feira (11).
Agora, que a perfuração chegou até o local, os técnicos devem revestir parte do túnel com metal para evitar risco de desabamento. Veja o momento do anúncio do avanço conquistado nesta manhã.


Resgate ainda é uma operação delicada e içamento deve ocorrer lentamente
Este trabalho de retirada dos homens é delicado e será acompanhado por médicos. Os mineiros vão subir um a um, por uma cápsula, sem contato com a luz, e serão encaminhados diretamente ao hospital.

O Tercera publicou hoje que os mineiros enviaram uma lista com a ordem dos operários que devem ser resgatados. No entanto, o mesmo diário e o também chileno El Mercurio informaram que as autoridades possuem outra sequência, com base nos relatórios médicos.
Os homens, que bateram um recorde de sobrevivência em tais condições, ficaram bloqueados após um desmoronamento no início de agosto. Depois de 17 dias de buscas, quando o próprio governo já havia informado que não tinha muitas esperanças de encontrá-los com vida, uma sonda que fazia um buraco de oito centímetros de diâmetro perfurou o refúgio e trouxe um sinal alentador, um bilhete que dizia: “estamos bem, no refúgio, os 33”.
O fato transformou o domingo em que a notícia foi confirmada em um dia de festa em todo o Chile e chamou a atenção da imprensa mundial. Apenas no acampamento, há 166 veículos de imprensa estrangeira credenciados, de acordo com o Mercurio.
A popularidade do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que foi ao local mostrar aos veículos de todo o mundo a mensagem dos mineiros, atingiu seu melhor patamar depois da boa notícia.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário