sexta-feira, 10 de maio de 2013

800 mil downloads depois, EUA banem arma feita com impressora 3D




O projeto que permite a qualquer um fabricar armas de fogo utilizando impressoras 3D foi removido da internet a mando do Departamento de Defesa dos EUA. O órgão alega que o comércio viola os controles de exportação.

Disponibilizado esta semana, em apenas três dias o link registrou 800 mil downloads. Segundo a revista americana Forbes, até ontem, o Brasil aparecia como o terceiro país que mais baixou a arma imprimível, atrás de Estados Unidos e Espanha.

O projeto polêmico tem a autoria do grupo texano Defense Distributed, que pretende popularizar a produção de armas com ajuda da tecnologia. "Acho que muitos não esperavam que isto fosse possível", afirmou à BBC o estudante de direito da Universidade do Texas Cody Wilson, de 25 anos, que lidera o DD. 

No início da semana, um vídeo mostrou ao mundo pela primeira vez a pistola em funcionamento. O dispositivo é feito quase todo em plástico, com exceção da agulha, uma pequena peça de metal que faz parte do mecanismo de disparo. A produção sai barata - já que a impressora usada custou US$ 8 mil - e acessível - a máquina foi comprada no eBay.

Veja o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário