quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FIA ESCLARECE: ULTRAPASSAGEM DE VETTEL EM VERGNE NO BRASIL FOI LEGÍTIMA


Entidade confirmou à “Autosport” que havia um fiscal agitando bandeira verde entre os paineis luminosos na reta oposta em Interlagos

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Interlagos (Orlando Kissner/AFP Photo)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade que regulamenta a F1, confirmou que a ultrapassagem de Sebastian Vettel em Jean-Éric Vergne, na quarta volta do GP do Brasil, do último domingo, foi legítima.

O lance (vídeo abaixo) gerou polêmica após a Ferrari questionar se a manobra ocorreu sob bandeira amarela, o que não é permitido pelas regras. Assim, caso o time italiano entrasse com um recurso e este fosse aceito, Vettel poderia sofrer uma punição, o que daria o título da temporada a Fernando Alonso.

À publicação inglesa “Autosport”, a FIA confirmou que não houve irregularidades na ultrapassagem. O setor de bandeira amarela (causada pela Williams de Pastor Maldonado) foi iniciado no painel luminoso situado na entrada da Curva do Sol, e ia até cerca de 150 metros antes da tomada da Curva do Lago, onde havia uma indicação com luz verde.

Porém, entre os dois paineis, havia um fiscal de pista, que agitava uma bandeira verde – o que liberou a pista e passou a permitir manobras de ultrapassagem no local. Foi justamente neste trecho que Vettel superou Vergne e assumiu a 16ª colocação em Interlagos.

Por isso, a FIA concluiu que a manobra de Vettel foi dentro das normas, o que exclui a chance de qualquer protesto ou alteração de resultados. Mesmo assim, a Ferrari confirmou, através de seu Twitter, que pediu à entidade por meio de uma carta esclarecimentos sobre a manobra de Vettel.

Fonte: Tazio

Nenhum comentário:

Postar um comentário