quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Operadoras só poderão cobrar uma vez por ligações repetidas para mesmo número


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, nesta quarta-feira (28/11), que ligações sucessivas feitas de celular para um mesmo número devem ser consideradas como uma única ligação. A medida, aprovada pelo conselho diretor da agência reguladora, estabelece que o intervalo entre as ligações não pode ultrapassar dois minutos. O novo procedimento entra em vigor 90 dias após publicação no Diário Oficial da União.

A decisão da Anatel tem o objetivo de evitar que o usuário tenha prejuízos financeiros com quedas constantes de ligações. Com isso, se uma "chamada for interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida", informou a agência reguladora por meio de nota.

Não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. Se as chamadas forem interrompidas diversas vezes e forem refeitas no intervalo de até 120 segundos, entre os mesmos números de origem e destino, serão consideradas a mesma ligação. A alteração abrange apenas ligações feitas de telefones móveis, mas os números de destino poderão ser fixos ou móveis.

A alteração abrange todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras de telefonia móvel, o que inclui as ligações tarifadas por tempo ou por chamada. No caso de cobranças por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas.

No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança: não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes. Atualmente, quando a chamada é interrompida, ao fazer uma nova ligação, o usuário é tarifado novamente.

Técnico da Itália visita CT do Palmeiras em São Paulo, mas não diz se vai usá-lo na Copa 2014


"Sei que o Palmeiras é um time de italianos", limitou-se a dizer Cesare Prandelli sobre a visita

O técnico da seleção da Itália, Cesare Prandelli, foi ao CT do Palmeiras na manhã desta quinta-feira. Em São Paulo para o sorteio da Copa das Confederações, o treinador esteve com uma comitiva da Federação Italiana de Futebol no clube paulista.

“É uma visita amigável. Sei que o Palmeiras é um time de italianos”, afirmou o treinador, antes da visita, no hotel onde estão hospedados os convidados da Fifa, em São Paulo. Questionado pela reportagem do UOL Esporte, o técnico disse desconhecer a realidade atual do clube, que foi rebaixado para a segunda divisão no atual Campeonato Brasileiro.

A Itália disputará a Copa das Confederações em 2013. Nesta quarta-feira, a Fifa confirmou que os italianos estarão no mesmo grupo da seleção brasileira na primeira fase.

O CT do Palmeiras poderá ser escolhido pela Itália para o período de preparação da seleção tetracampeã do mundo na Copa das Confederações. A Federação Italiana de Futebol informa que ainda não definiu o local onde o time ficará instalado.

Ronaldo diz que o Brasil vive o seu pior momento no futebol na história


"Para voltar a ser protagonista, o Brasil vai ter que mudar", decretou Ronaldo sobre a seleção brasileira

O ex-jogador e membro do COL (Comitê Organizador Local) Ronaldo disse que o Brasil talvez viva o seu pior momento na história do futebol. Seu comentário foi após ser questionado pelo fato de o Brasil ter apenas um jogador entre 30 atletas ofensivos na lista de melhores do mundo anunciado pela Fifa, incluindo 15 meio-campistas e 15 atacantes.

"Acho que confirma o que tenho falado que o Brasil viva uma entre-safra. É o momento de reciclar. O futebol brasileiro, obviamente, não vive o seu melhor momento. Talvez até o seu pior momento da história. A Espanha tem feito algo extraordinário, tem mostrado futebol extraordinário, envolvente e objetivo. Isso além de ser o momento difícil para o futebol brasileiro. Temos grandes talentos, que chamam atenção no ataque, mas não são protagonistas. É um momento de reflexão. Para voltar a ser protagonista, o Brasil vai ter que mudar. Mas acredito que isso vai acontecer", disse Ronaldo.

Na lista dos 30 jogadores ofensivos, o único brasileiro é Neymar. Há ainda como defensores David Luiz, Thiago Silva e Daniel Alves, em um total de 20 da lista.

Em seguida, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, concordou com Ronaldo sobre o momento do futebol brasileiro. "Você está absolutamente certo", disse o cartola da entidade máxima do futebol.

Tanto Ronaldo quando Blatter admitiram ser difícil para Neymar ser incluído entre os três melhores jogadores do mundo enquanto atuar no Brasil. Os escolhidos foram Iniesta, Messi e Cristiano Ronaldo, todos atuando no futebol espanhol. Na análise do ex-jogador e do cartola, isso só pode acontecer em 2014 caso ele tenha participação decisiva na Copa do Mundo.

"Neymar, sendo um jogador excepcional, pode conseguir com a seleção brasileira, e na Copa 2014. Mas, em relação a clubes, é difícil ser o melhor longe fora da Europa", disse Blatter.

Para Ronaldo, atingir a lista dos 15 melhores atacantes já é um reconhecimento para o atacante santista enquanto atuar no país. "Neymar estar na lista é um reconhecimento. Para ser o melhor, ou ele tem que jogar na Europa, ou em 2014 arrebentar com a seleção. Aí sim, o mundo todo vai estar vendo ele. Ele é protagonista no Brasil, mas pouco se vê na Europa. O mundo não conhece o futebol do Neymar. Dependendo da sua ambição de ser o melhor do mundo o caminho mais curto é jogar na Europa", concluiu o cartola do COL.

O jogador ainda fez elogios à lista da Fifa, que considerou justa. Para ele, Messi continua a estar um pouco acima de Cristiano Ronaldo. Mesmo assim, ele afirmou que, hoje, a concorrência para a Bola de Ouro, principal título da entidade, é menos concorrido do que na sua época. "Naquela época, eu concorria com o Rivaldo, Figo, Zidane, Beckham. Havia uns 10 que podiam disputar", observou. 

Tite revela que torceu para o Boca ser o rival do Corinthians na final: 'éramos superiores'


Tite disse que transição do Boca era lenta, que seria explorada pelos corintianos

Tite confidenciou nesta quinta-feira durante sabatina promovida pela Folha/UOL que torceu para que o Boca Juniors fosse o finalista da Libertadores. O treinador entendia que o Corinthians era superior tecnicamente em relação ao rival argentino, cujo sistema de jogo alvinegro poderia travar o adversário.

O Boca Juniors superou a Universidad de Chile nas semis. Tite destacou que o Corinthians poderia ter tido mais dificuldade contra os chilenos.

“Falava-se muito na mística da Bombonera, mas para mim não era esse fantasma por ter jogado e ganhado o Inter. O Boca tinha uma grande equipe, mas com uma característica boa para gente. O Boca não tem muita transição de velocidade, já a equipe chilena era rápída. Jogávamos com muita transição. Éramos superiores. No meu íntimo eu dizia: ‘Tomara que seja o Boca. Pela rivalidade, e pela forma de jogo”, disse Tite.

Nas finais da Libertadores, o Corinthians empatou na Bombonera por 1 a 1 e venceu o rival no Pacaembu por 2 a 0, conquistando o torneio de forma invicta.

Para a decisão contra o Boca, o Corinthians estudou Riquelme. O clube analisou vídeos e levou olheiro para avaliar o camisa 10 do Boca. Tite foi avisado de que o meia atuava basicamente pelo setor esquerdo do ataque do Boca e destacou Ralf para proteger aquela faixa de campo. 

O gol de Romarinho surgiu de um erro de Riquelme pelo lado esquerdo. Paulinho recuperou a bola, acionou Sheik, que repassou a Romarinho.

Sobre o Mundial de Clubes, Tite disse que conversou com o técnico Abel Braga. O agora treinador do Fluminense comandou o Internacional no torneio de 2006, quando foi campeão em cima do Barcelona.

“O Abel disse que o primeiro jogo é cercado de responsabilidade e nervosismo muito forte. O segundo jogo é mais solto. Pegando os jogos desde 2005, os resultados dos primeiros jogos foram com vantagens pequenas”, comentou.

Tite se diverte quando indagado sobre a “treinabilidade”, Ele conta que as ironias sobre seu “titês” no início incomodou, mas agora vê como lado positivo a maneira como se expressa.

“Não me incomoda mais. Treinabilidade e churrascabilidade é comigo mesmo. O resto não é comigo não”.

Fonte: UOL Esporte

Corinthians pode aumentar "freguesia" de ingleses para brasileiros em Mundiais; relembre


Corinthians e Chelsea terão que passar por adversários difíceis na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, mas são as equipes mais cotadas para fazer a final da competição que começa em 6 de dezembro. Caso o confronto seja mesmo confirmado, será o quinto encontro entre times brasileiros e ingleses em Mundiais, contanto desde o tempo em que o torneio se chamava Copa Intercontinental ou Copa Toyota (1960 a 2004) até a última edição, em 2011, já com chancela da entidade máxima do futebol. E os sul-americanos têm boa vantagem: três vitórias e uma derrota.

O primeiro encontro aconteceu em 1981, quando o Flamengo venceu o Liverpool com grande atuação de Nunes e Zico. O mesmo Liverpool foi derrotado pelo São Paulo na edição de 2005, com gol de Mineiro e defesa histórica de Rogério Ceni. Os outros dois confrontos entre brasileiros e ingleses foram contra o Manchester United: Palmeiras e Vasco (em 1999 e 2000, respectivamente) enfrentaram a equipe comandada por Sir Alex Ferguson, com derrota dos paulistas e vitória dos cariocas.

O UOL Esporte conversou com jogadores que estiveram em todos esses confrontos e ouviu histórias sobre as batalhas contra os ingleses em Mundiais de clubes. Relembre como foram os jogos:

13 de dezembro de 1981
Liverpool 0 x 3 Flamengo
Estádio Nacional de Tóquio, no Japão

Esperava-se uma partida difícil entre europeus e sul-americanos no Estádio Nacional de Tóquio, mas o que se viu foi um verdadeiro passeio rubro-negro sobre o forte time do Liverpool, que tinha em sua escalação dos dos maiores ídolos do time inglês: Terry McDermott e Kenny Dalglish. Com dois gols de Nunes e um de Adílio, o Fla venceu por 3 a 0 e conquistou o Mundial pela única vez em sua história.

Jogando com sua maior formação em todos os tempos (Raúl; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio, Tita e Zico; Nunes e Lico), a equipe de Paulo César Carpegiani venceu por ter entrado em campo respeitando o adversário, segundo Nunes. O Liverpool havia chegado ao Mundial após vencer o poderoso Real Madrid na final da Liga dos Campeões, enquanto o Fla superou o Cobreloa em uma final histórica de Libertadores.

"Lembro bem daquele jogo. Todo brasileiro lembra... Foi a maior conquista da história do Flamengo, até hoje é o maior título. É tipo ganhar uma Copa do Mundo", diz Nunes, que destaca a atenção dada pelo time rubro-negro ao jogo: "Era impressionante a simplicidade e o profissionalismo do nosso grupo. Respeitamos muito o adversário, mas jogamos sempre com seriedade e responsabilidade", destaca o artilheiro.

De acordo com o camisa 9, inclusive, o Flamengo teve uma dificuldade extra para o jogo: a falta de conhecimento do adversário, algo que já não existe mais no futebol atual.

"Não existiam essas facilidades de hoje para conhecer adversários de outro país. Se existisse internet e TV naquela época como existe hoje, teríamos chegado sabendo tudo deles. A única coisa que a gente sabia era que ia enfrentar o campeão da Europa, e que, se tinha sido campeão, é porque era bom. Mas a gente também era bom, porque era campeão brasileiro e sul-americano, e deu tudo certo para fazer o Fla campeão do mundo", ressalta Nunes, que, apesar dos dois gols, não foi eleito o melhor jogador da partida contra o Liverpool - Zico ganhou o prêmio.

30 de novembro de 1999
Manchester United 1 x 0 Palmeiras
Estádio Nacional de Tóquio, no Japão

O Palmeiras do técnico Luiz Felipe Scolari e da Parmalat vinha conquistando título atrás de título, mas foi parado por 1 a 0 pelo Manchester United no Mundial de 1999, naquela que foi a única derrota de um brasileiro para um inglês na competição. Na partida que ficou marcada pela falha de Marcos no lance do gol de Roy Keane, o time paulista teve muitas chances de vencer, como recorda o ídolo palestrino Evair.

"Nossa confiança em vencer era tanta que já no início do jogo criamos várias oportunidades. O Alex (camisa 10 da equipe) teve uma chance muito boa, mas preferiu dar uma 'cavadinha' e perdeu. Depois, no segundo tempo, fez um gol legal, que o árbitro anulou. Ainda tivemos chances de cabeça, com o goleiro batido... Podia ter sido totalmente diferente", lamenta o ex-atacante, que ficou com o gol do Manchester marcado na memória: "Era uma bola tranquila... O cruzamento não foi lá essas coisas, mas acabou tendo a falha do Marcos...".

Evair ainda se diz triste pelo fato da taça do Mundial ter ficado com uma equipe que não deu devido reconhecimento ao torneio. "Enfrentei times mais difíceis que o Manchester pelo Palmeiras, como o Boca Juniors de 1994, que era um absurdo. Eles (Manchester United) chegaram ao Japão três dias antes do jogo, colocaram um goleiro reserva, nem davam tanta bola para o jogo. Para nós, a importância do jogo era muito grande, mas, infelizmente, falhamos", diz.

Para o ex-camisa 9, o título perdido do Mundial de clubes teria servido para fechar uma grande temporada do Palmeiras, que havia vencido a Libertadores com direito a eliminação do rival Corinthians nas quartas de final.

"Ser campeão do mundo te dá um prestígio enorme, é um outro nível de competição. Os times brasileiros aprenderam, depois que o São Paulo começou a ganhar, a dar a devida importância a esse torneio. Se tivéssemos vencido, teria fechado com chave de ouro aquele ano", afirma Evair, que entrou no segundo tempo da derrota para o Manchester United, no lugar de Galeano.

8 de janeiro de 2000
Vasco 3 x 1 Manchester United
Maracanã, no Rio de Janeiro

O primeiro Mundial de clubes organizado pela Fifa colocou Vasco e Manchester United no grupo B da competição, que aconteceu no Rio de Janeiro. O encontro entre os campeões da Libertadores 1998 e da Liga dos Campeões 1999 acabou 3 a 1 para os cariocas e ficou marcado na história, principalmente pelo golaço de Edmundo, que deu drible espetacular no zagueiro Silvestre antes de mandar para as redes.

Presente na defesa que segurou o forte ataque formado por Yorke e Solskjaer, o ex-zagueiro Mauro Galvão classificou esta partida como "uma das grandes lembranças" de sua carreira. De acordo com Galvão, o Vasco foi superior aos ingleses durante toda a partida, e conquistou a vitória com méritos - a partida, no caso, foi válida pela segunda rodada da chave.

"Lembro que jogamos contra a equipe considerada a melhor do mundo naquele momento. Ganhamos bem, o Edmundo fez um golaço. Comandamos a partida durante todo o tempo. Eles sabiam jogar, mesmo sem o Beckham (não atuou), mas foi uma partida em que eles sentiram um pouco o clima, o calor. Foi muito importante, pois deu moral ao Vasco para chegar até a final. É uma das grandes lembranças da minha carreira", disse o ex-zagueiro.

Mauro Galvão também refutou a tese de que o Manchester United teria vindo "a passeio" ao Rio de Janeiro. Imagens da época mostram os jogadores da equipe inglesa mais preocupados com o bronzeado à beira da piscina do que com os jogos do Mundial, mas Galvão diz que ninguém entrou na competição apenas para participar.

"Sempre existe os comentários de que eles vieram aqui para turismo, mas isso não aconteceu. Não deixamos eles jogarem. O Real Madrid por pouco não chegou na decisão, acabou perdendo para o Corinthians. Isso não existe e nem sequer pode ser dado como desculpa. Todo mundo quer ganhar um Mundial", rebateu.

18 de dezembro de 2005
São Paulo 1 x 0 Liverpool
Estádio Internacional de Yokohama, no Japão

O mais recente encontro entre brasileiros e ingleses em Mundiais de clubes aconteceu em 2005, quando São Paulo e Liverpool se enfrentaram na final da competição da Fifa. Com gol do volante Mineiro, o elemento surpresa do time tricolor, a equipe do técnico Paulo Autuori venceu por 1 a 0 e conquistou o planeta pela terceira vez em sua história. Mas para o ex-atacante Amoroso, que formou a linha de frente são-paulina ao lado de Aloísio "Chulapa", outro lance ficou marcado na memória.

"Lembro desse jogo como se fosse hoje. O Liverpool vinha numa fase imbatível, há vários jogos sem perder, não levava gol de ninguém. Mas a gente sabia que tinha um elemento surpresa pra entrar na defesa deles, e o Mineiro acabou achando aquele gol. Mas o que marcou mesmo desse jogo foi o Rogério Ceni fazendo uma das partidas mais impressionantes que eu já vi", conta Amoroso, citando a defesa do capitão em chute que Gerrard mandou no ângulo, em cobrança de falta no segundo tempo.

Amoroso também cita os três gols do Liverpool anulados pelos assistentes Héctor Vergara e Arturo Velázquez durante a partida - nos três lances, os impedimentos foram marcados de forma correta. Segundo o ex-atacante, porém, os lances foram "milimétricos", o que poderia ter deixado os bandeiras em dúvida. A sorte, no entanto, estava do lado tricolor, de acordo com o então camisa 11.

"Depois que fizemos o gol, jogamos de maneira muito defensiva, lutando pra não tomar gol, segurando aquele 1 a 0 de todo o jeito. Os caras ainda tiveram aqueles três gols impedidos anulados, era muita pressão. Mas a gente sabia que o momento era nosso. Qualquer um daqueles impedimentos milimétricos poderia ter passado batido pelo bandeira, eles podiam ter marcado gol em qualquer um. A gente viu que a sorte estava do nosso lado", lembra.

Amoroso, aliás, é outro que refuta a tese de que os europeus não dão importância ao Mundial de clubes: "Eles jogaram tudo o que sabiam, porque ninguém entra no jogo querendo perder. Eles tinham que honrar a camisa dele, pois o Liverpool é um grande time. No final, é só ver a cara que o Gerrard ficou, chatedo, lamentando a derrota. Ninguém entra em competição sem pensar em ganhar, isso não existe. Jogador não quer perder nem pelada. Mas o brasileiro dá mais atenção, sem dúvidas", opina.

EX-JOGADORES SE DIVIDEM SOBRE FAVORITISMO DO CORINTHIANS NO MUNDIAL

Se o esperado encontro entre Corinthians e Chelsea de fato acontecer, o Mundial de clubes terá uma final imprevisível. Essa é a opinião dos ex-jogadores ouvidos pelo UOL Esporte para a reportagem. O único que mostra mais confiança na conquista corintiana é Amoroso, que dá até a porcentagem de chances da equipe do Parque São Jorge conquistar o título pela segunda vez na história. Apesar disso, o ex-atleta reconhece que os jogadores brasileiros do Chelsea podem atrapalhar os planos do Timão.

"Quando jogamos (pelo São Paulo) contra o Liverpool, eles só tinham um brasileiro no time, que era o Fábio Aurélio, mas ele estava machucado e nem jogou. O Chelsea tem jogadores de seleção brasileira, o Ramires, o Oscar e o David Luiz, que vão estar com muita vontade de ganhar, e isso pode dificultar as coisas. Mas acredito no Corinthians, está mais preparado para a competição, e o Chelsea vem em fase ruim. Para mim, o Corinthians tem 75% de chances de ser campeão. Ficarei na torcida", declara.

Outro que declarou torcida pelo alvinegro paulista foi Nunes, que quer ver o futebol brasileiro conquistar o mundo novamente - o título verde e amarelo veio em 2006, com o Internacional vencendo o Barcelona. "Vou torcer para o Corinthians, que pode valorizar o futebol brasileiro. Mesmo sendo flamenguista, quero mais é que o futebol brasileiro cresça". Bem ao contrário de Nunes, Evair vai na onda do Chelsea: "Mesmo porque se alguém ouvir falar que eu estou torcendo pro Corinthians, não vai acreditar", brinca.

Já Mauro Galvão vê muita igualdade em um possível Corinthians x Chelsea, mas aposta na "habilidade" brasileira para desequilibrar o confronto: "É muito difícil (prever resultado). São dois times que nunca se enfrentaram. O Corinthians vive um momento muito bom, o Tite é um grande treinador, trabalhamos juntos. Se vai ganhar é difícil saber, pois depende muito das condições lá no Japão, lesões, tudo isso. Mas sempre vejo os times brasileiros em vantagem pela habilidade dos nossos jogadores", diz.

Fonte: UOL Esporte

FIA ESCLARECE: ULTRAPASSAGEM DE VETTEL EM VERGNE NO BRASIL FOI LEGÍTIMA


Entidade confirmou à “Autosport” que havia um fiscal agitando bandeira verde entre os paineis luminosos na reta oposta em Interlagos

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Interlagos (Orlando Kissner/AFP Photo)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade que regulamenta a F1, confirmou que a ultrapassagem de Sebastian Vettel em Jean-Éric Vergne, na quarta volta do GP do Brasil, do último domingo, foi legítima.

O lance (vídeo abaixo) gerou polêmica após a Ferrari questionar se a manobra ocorreu sob bandeira amarela, o que não é permitido pelas regras. Assim, caso o time italiano entrasse com um recurso e este fosse aceito, Vettel poderia sofrer uma punição, o que daria o título da temporada a Fernando Alonso.

À publicação inglesa “Autosport”, a FIA confirmou que não houve irregularidades na ultrapassagem. O setor de bandeira amarela (causada pela Williams de Pastor Maldonado) foi iniciado no painel luminoso situado na entrada da Curva do Sol, e ia até cerca de 150 metros antes da tomada da Curva do Lago, onde havia uma indicação com luz verde.

Porém, entre os dois paineis, havia um fiscal de pista, que agitava uma bandeira verde – o que liberou a pista e passou a permitir manobras de ultrapassagem no local. Foi justamente neste trecho que Vettel superou Vergne e assumiu a 16ª colocação em Interlagos.

Por isso, a FIA concluiu que a manobra de Vettel foi dentro das normas, o que exclui a chance de qualquer protesto ou alteração de resultados. Mesmo assim, a Ferrari confirmou, através de seu Twitter, que pediu à entidade por meio de uma carta esclarecimentos sobre a manobra de Vettel.

Fonte: Tazio

Apostas para a Mega-Sena da Virada começam nesta quinta-feira


Prêmio previsto é de R$ 180 milhões.
Segundo a CEF, jogos podem ser feitos até o dia 31 de dezembro.

A partir desta quinta-feira (29), começam as apostas para a Mega-Sena da Virada. O concurso especial nº 1.455 será sorteado em 31 de dezembro com um prêmio previsto de R$ 180 milhões.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), os R$ 180 millhões, se investidos na poupança, podem render mais de R$ 769 mil todo o mês - o equivalente a cerca de R$ 26 mil por dia. Ou, caso prefira, o ganhador também pode comprar 900 casas, no valor de R$ 200 mil cada, ou uma frota de 1.800 carros de luxo.
O prêmio da Mega da Virada não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será somado ao rateio dos acertadores de cinco números. Se não houver ganhadores nessa faixa, o prêmio será dividido entre os acertadores da quadra.
As apostas em concursos especiais sempre tem o mesmo valor das apostas regulares, começando com uma aposta mínima de R$ 2. As apostas podem podem ser feitas em qualquer casa lotérica do país até o dia 31 de dezembro.

Fonte: G1

Índice usado para reajuste de aluguel tem deflação em novembro, diz FGV


ndice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,03%.
Preços do arroz, feijão, carnes e legumes subiram menos.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, porque é utilizado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, apresentou deflação de 0,03% em novembro, divulgou nesta quinta-feira (29) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar da queda, em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 6,96% e, no ano, de 7,09%.
Em outubro, o índice tinha subido 0,02%. Em novembro de 2011, a alta foi de 0,50%.
Ente os três componentes do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou recuo de 0,19% no mês, sobre uma queda de 0,20% em outubro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou no mês, para 0,33%, sobre 0,58% em outubro.
A principal contribuição para o decréscimo partiu do grupo alimentação (1,08% para 0,08%), com destaque para carnes bovinas (3,05% para -1,06%), hortaliças e legumes (-6,34% para -11,98%) e arroz e feijão (6,36% para 1,91%).
Outras três classes de despesa apresentara queda: comunicação (de 0,69% para 0,08%), vestuário (de 0,82% para 0,77%) e despesas diversas (de 0,41% para 0,20%).
Os grupos educação, leitura e recreação (0,18% para 0,50%), transportes (0,21% para 0,25%), saúde e cuidados pessoais (0,48% para 0,50%) e habitação (0,46% para 0,47%) registraram alta
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou leve desaceleração em novembro, para 0,23%, abaixo do resultado de outubro, de 0,24%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços subiu menos: 0,22%. No mês anterior, a alta fora de 0,49%. O índice que representa o custo da mão de obra, contudo, avançou a 0,24%. No mês anterior, o índice variou 0,01%.
O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Fonte: G1

Astrônomos detectam refinaria de petróleo 'cósmica' em nebulosa


A 1.400 anos-luz da Terra, a Nebulosa Cabeça de Cavalo é uma grande reserva de "petróleo espacial"

Astrônomos do Instituto Max Planck, da Alemanha, detectaram uma reserva de petróleo a cerca de 1.400 anos-luz de distância da Terra. Usando o radiotelescópio de 30 metros do Instituto de Radioastronomia Milimétrica, na Espanha, a equipe fez um estudo químico completo da Nebulosa Cabeça do Cavalo, que fica na constelação de Órion.

Um dos objetos mais fotografados do Cosmos por ser visível nos céus noturnos, a nebulosa também passa a ser reconhecida como uma grande refinaria cósmica. Isso porque o grupo identificou, pela primeira vez, moléculas interestelares de C3H+, que integra a família dos hidrocarbonetos, no centro da nebulosa. Os hidrocarbonetos são partículas fundamentais na composição do petróleo e do gás natural. 

"A nebulosa contém 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade total de água na Terra", relata o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Uma das explicações para os níveis “inesperadamente elevados” de hidrocarbonetos na nebulosa é a proximidade do objeto com uma estrela maciça, que brilha intensamente na região.

É que, de acordo com a pesquisa, o “petróleo espacial” surge da fragmentação de moléculas gigantes, os chamados PAHs (hidrocarbonos policíclicos aromáticos). Essas grandes partículas sofrem erosão com a radiação ultra-violeta e se desintegram, criando uma grande quantidade de pequenos hidrocarbonetos. 

Jornal diz que Real pode liberar Kaká de graça e cita Corinthians como possível destino


Kaká pode deixar o Real Madrid na próxima janela de transferências internacionais

Nem mesmo a volta do bom desempenho de Kaká na seleção brasileira parece ter mexido com os dirigentes do Real Madrid, que seguem tentando negociar o meia na próxima janela de transferências. Nesta quarta-feira, o jornal espanhol Marca publicou que os 'merengues' aceitariam até mesmo liberar Kaká de graça e citou o Corinthians como um possível destino do jogador.

A ideia da diretoria é, com o dinheiro economizado com a saída do brasileiro, entre salários e outras despesas, investir em outro astro: Cristiano Ronaldo. De acordo com a imprensa local, um dos motivos da insatisfação do português no Real é em relação ao seu salário, que ele julga ser inferior ao que poderia ganhar pelo seu talento. 

A tendência é que o salário de Ronaldo fosse aumentado e passaria a ser de aproximadamente 15 milhões de euros (R$ 40 milhões). Atualmente, Kaká recebe cerca de 10 milhões de euros (R$ 27 mi). Como o brasileiro tem contrato até junho de 2015, a equipe espanhola economizaria quase R$ 60 milhões, que poderiam satisfazer o astro português.

Além do Corinthians, o New York RB, dos Estados Unidos, é outro clube apontado como possível destino de Kaká. A saída dele, aliás, não depende só do clube. O Real teria de convencer o camisa 8, que segue treinando normalmente, a deixar a Espanha. Na atual temporada, o meia da seleção brasileira atuou oito vezes, sendo que somente em uma foi titular. 


Na terça-feira, Kaká ficou fora até mesmo do jogo de volta contra o Alcoyano, da terceira divisão espanhola, pela Copa do Rei. Apesar de a competição ser usada para dar ritmo de jogo a atletas pouco utilizados, caso do brasileiro, o técnico José Mourinho optou por deixar o camisa 8 fora da lista de relacionados.

Nos últimos três jogos, o meia esteve em campo por apenas 45 minutos. Nas seis partidas desde o jogo de ida pela Copa do Rei contra o Alcoyano, o jogador jogou três, mas sempre saindo do banco de reservas e quando o time já estava atrás do placar.

Fonte: UOL Esporte

Morre o jornalista Joelmir Beting aos 75 anos em São Paulo


Jornalista Joelmir Beting morre em São Paulo aos 75 anos

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte. O corpo será velado na manhã de quinta-feira, a partir das 8h, no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. O enterro será restrito a familiares e está previsto para as 14h.

O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

Em texto publicado no blog do diário Lance!, Mauro homenageou o pai, dizendo ter tomado conhecimento da notícia à 1h15. "A ausência dele não tem nome. Como jamais saberei escrever o que ele é", relatou o filho. Ele estava trabalhando na Rádio Bandeirantes quando recebeu a notícia e a veiculou ao vivo.

“Eu acho que eu aprendi com ele a ter prazer por trabalhar e trabalhar sempre”, falou Mauro. “Alguém tinha que dar essa notícia e eu achei que devia ser eu”. Mauro e Erich Beting, sobrinho do jornalista, agradeceu pelas mensagens de apoio no Twitter. 

Desde que retornou à Bandeirantes, em março de 2004, Joelmir participava diariamente do "Jornal da Band" e do "Primeiro Jornal". Foi âncora do "Canal Livre", apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas "Jornal Gente" e "Três Tempos", na Rádio Bandeirantes. Na TV, também trabalhou na Gazeta, Record e Globo --nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003--, passando pelo "Espaço Aberto", na Globo News.

Trajetória
Nascido em Tambaú, no interior de São Paulo, Joelmir iniciou a carreira jornalística como repórter esportivo nos jornais "O Esporte" e "Diário Popular". Trabalhou também na Rádio Panamericana, que anos depois se tornaria a Jovem Pan. Em 1962, já formado sociólogo, mudou de área, passando para o jornalismo econômico, inicialmente na redação de estudos de uma empresa de consultoria.

Em 1966, foi contratado pela "Folha de S. Paulo" para lançar a editoria de Automóveis. Dois anos depois, tornou-se editor de Economia do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970.

A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo. É de lá que nasceram alguns dos bordões de Joelmir, como "quem não deve, não tem" e "na prática, a teoria é outra". Em 1991, entrou para "O Estado de S.Paulo", onde sua coluna diária continuou sendo publicada, ininterruptamente, até 30 de janeiro de 2004.

Também publicou os livros "Na Prática a Teoria é Outra" e "Os Juros Subversivos". Em coautoria com o cardeal Paulo Evaristo Arns e João Pedro Stédile, ele lançou o livro "Igreja, Classe Trabalhadora e Democracia". Desde 2000, mantinha seu próprio site na internet, dedicado à análise macroeconômica.

Homenagem
De acordo com o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil, o Palmeiras vai realizar uma homenagem a Joelmir Beting no próximo sábado. O assessor de imprensa do Palmeiras confirmou que no sábado, antes do jogo contra o Santos, o time entrará com uma camiseta para homenagear Joelmir Beting.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pegadinha exibida no "Programa Silvio Santos" tem repercussão internacional


Menina fantasma no elevador, pegadinha do programa Silvio Santos

A pegadinha "Menina Fantasma", exibida no "Programa Silvio Santos", do SBT, no último domingo (25), teve repercussão nos veículos internacionais e o vídeo se tornou um hit da internet, com mais de 7 milhões de visualizações no YouTube.

Os sites dos jornais "The Telegraph", "The Sun", "Daily Mail", além de outros como Gawker e Huffington Post afirmaram que a brincadeira é uma das "mais assustadora da história". O "The Sun" questionou se a pegadinha não foi "longe demais" e o Huffington Post salientou que a armação foi "terrível".

Na pegadinha, diferentes pessoas que chegavam para uma entrevista de emprego eram conduzidas para um elevador. Trancadas no local, viam a luz falhar, tudo escurecer e, de repente, surgir uma menina despenteada segurando uma boneca. O susto e a sucessão de gritos exibidos levaram os espectadores às gargalhadas.

Os internautas estrangeiros comentaram o vídeo, alguns aprovando a brincadeira e outros chamando a atenção para integridade física e psicológica dos participantes e da própria "menina fantasma", que poderia ter sido agredida.

Veja alguns comentários:

Se isso acontecesse comigo, acho que morreria. Meninas fantasmas e elevadores me aterrorizam. Teria um ataque cardíaco.

Eu poderia assistir isso todos os dias. Hilário!

Se fosse comigo processaria a empresa. E se alguém tivesse tido um ataque do coração? Definitivamente é o fim da linha!

Absolutamente chocante. As pessoas poderiam ter passado mal ou atacado a criança “fantasma”.

Muito engraçado!

O fato da brincadeira ter sido apenas ficção foi questionado pelo público nacional e também internacional. Alguns afirmaram que tudo não passou de uma grande armação. 

Um dos figurantes da brincadeira contou ao crítico de TV, Mauricio Stycer, que "foi uma pegadinha para os atores também".

Inspirações

No YouTube também é possível visualizar um vídeo em que uma menina na cadeira de rodas desaparece e deixa as pessoas desesperadas.

Felipão será anunciado como novo técnico da seleção nesta quinta


Dez anos após conquistar o pentacampeonato mundial, o técnico Luiz Felipe Scolari está de volta à seleção brasileira. Segundo a Folha apurou, o treinador será anunciado nesta quinta-feira como substituto de Mano Menezes, demitido na última sexta.

Luiz Felipe Scolari venceu a disputa com o técnico do Fluminense, Abel Braga, que era o preferido do presidente da CBF, José Maria Marin. Antes de conversar com Scolari, o dirigente conversou com o atual técnico campeão brasileiro, mas não acertou a contratação.

Luiz Felipe Scolari já chegou a um acordo com a CBF. A única coisa pendente é a definição do coordenador técnico da seleção principal, que vai substituir o cargo de diretor de seleções, extinto pela CBF após o pedido de demissão de Andres Sanchez. José Carlos Brunoro, diretor executivo do Audax e diretor da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e Carlos Alberto Parreira são cotados para assumirem o cargo. Brunoro já conversou com Scolari.

Milton Cruz será convidado para fazer parte da comissão técnica. Ele seria o elo de ligação entre as categorias de base e a seleção principal

Scolari assume o comando da seleção brasileira a sete meses do início da Copa das Confederações, que será realizada entre 15 de junho e 30 de junho no Brasil. A competição é considerada pela Fifa como evento-teste para a Copa do Mundo, que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.

SCOLARI

Scolari volta credenciado para a seleção brasileira após o pentacampeonato de 2002. Na oportunidade, o treinador assumiu a equipe a menos de um ano da Copa do Mundo do Japão/Coreia do Sul.

Na época, Scolari ocupou a vaga de Emerson Leão, que foi demitido após a Copa das Confederações. Leão tinha substituído Vanderlei Luxemburgo, que também perdeu o cargo.

O treinador era unanimidade entre os torcedores. Hoje, Scolari é visto com outros olhos. Em setembro, foi demitido do Palmeiras. Em dois anos na equipe alviverde, conquistou apenas a Copa do Brasil.

Depois de comandar a seleção brasileira no pentacampeonato mundial, Scolari assumiu a seleção de Portugal e foi vice-campeão da Europa-2004. Dois anos depois, foi quarto colocado na Copa do Mundo-2006.

Ele ainda dirigiu Portugal na Europa-2008, quando foi eliminado pela Alemanha nas quartas de final.

Logo após, deixou o selecionado português para assumir o Chelsea. Porém, ficou menos de um ano no clube inglês e foi demitido.

O treinador ainda se aventurou no Bunyodkor do Uzbequistão, onde conquistou o Campeonato Uzbeque de Futebol de 2009.

Em 2010, Scolari assumiu o Palmeiras, mas não obteve sucesso. O treinador se envolveu em polêmicas com jogadores e conquistou apenas o título da Copa do Brasil.

Preso que ler livros clássicos terá pena reduzida em SC


A leitura do clássico "Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski, poderá reduzir a pena de presos de Joaçaba (oeste de Santa Catarina), segundo decisão da Vara Criminal da cidade. A iniciativa, parte do projeto Reeducação do Imaginário, começou neste mês.

Os presos da comarca terão 30 dias para ler a obra. Depois serão avaliados pelo juiz titular da vara, Márcio Umberto Bragaglia, e seus assessores.

Caso considerem que a compreensão do preso foi satisfatória, eles permitirão a redução da pena em quatro dias, por livro lido.

Devem ser distribuídas também obras de autores como William Shakespeare e Camilo Castelo Branco.

Até agora, 23 detentos do presídio de Joaçaba aderiram ao programa, que é voluntário.

No primeiro módulo, cada participante recebeu uma edição de "Crime e Castigo" e um dicionário de bolso.


Os livros foram comprados com recursos de prestação pecuniária (valores pagos como forma de punição por pessoas que cometeram delitos de menor gravidade).

A Lei de Execuções Penais permite que o preso em regime fechado abata parte da pena através de trabalho ou estudo.

O Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça, instituiu projeto semelhante em julho para quem cumpre pena nos presídios federais.

Para conseguir a redução, os presos precisam entregar uma resenha, que deverá ser aprovada por uma comissão da unidade prisional.

Empresário é encontrado morto com fio enrolado no pescoço em Santos (SP)


Proprietário de uma casa de espetáculos em São Vicente (SP), Ricardo Yoshimi Arato Vatanabe foi candidato a vereador pelo PP nas eleições deste ano

A Polícia Civil em Santos (72 km de São Paulo) investiga a morte do empresário do setor de entretenimento Ricardo Yoshimi Arato Vatanabe, o “Japonês do Funk”, de 42 anos. Seu corpo foi encontrado na madrugada desta quarta-feira (28) no escritório onde trabalhava, no bairro do Marapé. O cadáver estava sobre uma cadeira e com o pescoço envolto por um fio. A polícia não considera a hipótese de suicídio.

Proprietário de uma casa de espetáculos em São Vicente (65 km de São Paulo), Vatanabe foi candidato a vereador pelo PP nas eleições deste ano. Sétimo mais votado, com 3.631 sufrágios, não conseguiu se eleger porque o partido não atingiu o quociente eleitoral –votação mínima necessária para ter direito a uma das 21 vagas em disputa na Câmara de Santos.

Policiais foram chamados por volta das 2h30. A casa tem três câmeras de monitoramento (duas internas e uma externa), e a polícia recolheu os equipamentos de gravação para análise. Entretanto, o último registro de imagens ocorreu antes das 20h30. Não havia sinais de arrombamento do imóvel.

O IML (Instituto Médico-Legal) de Santos ainda não fez a necropsia do corpo de Vatanabe, nem há informações sobre o local do enterro. A CPJ (Central de Polícia Judiciária) registrou o boletim de ocorrência, que deverá ser enviado ainda nesta manhã ao 2º DP (Distrito Policial), no bairro Jabaquara, para a investigação do caso.

Histórico
Ricardo Vatanabe nasceu em Presidente Prudente (SP), mas se mudou ainda criança para Santos. Havia completado 42 anos no último dia 22. Depois de trabalhar como administrador e corretor de imóveis, despontou para o funk em 2002, a partir de uma música sobre o Marapé gravada em conjunto com outros MCs (mestres de cerimônia) do bairro.

Vatanabe tornou-se produtor de shows de funk e associou-se a uma casa noturna. Em 2007, abriu uma choperia em São Vicente e, em 2008, concorreu pela primeira vez a vereador pela coligação PP-PSDB, com o apelido Japonês do Funk, mas ficou na primeira suplência.

Depois daquela eleição e de mortes de funkeiros registradas nos últimos anos na Baixada Santista, Vatanabe começou a promover apresentações de outros estilos musicais. De acordo com o site da casa noturna, alguns dos próximos espetáculos serão os do sambista Péricles, na próxima sexta-feira (30), e da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, em 8 de dezembro.

Ninguém foi localizado no estabelecimento para comentar se haverá mudanças na programação após a morte de Vatanabe.

Brasil ganha 890 km² de extensão na última década, diz IBGE


Arquipélago de Abrolhos (BA), na imagem acima, incorporado ao Estado da Bahia, contribuiu para o aumento da extensão territorial brasileira

A aquisição de arquipélagos fez com que o Brasil aumentasse em mais de 890 km² sua superfície territorial na última década, apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (27). A adoção de um novo sistema tecnológico de referência geométrica, que consegue mapear de forma mais precisa o território brasileiro, também contribuiu para este incremento no território brasileiro. De acordo com o instituto, o Brasil tem atualmente 8.515.767,049 km² de território, o que significa um incremento de 0,01% sobre o valor da última publicação da área territorial brasileira feita em 2002.

Apesar de parecer um crescimento pequeno, a superfície ampliada é maior do que muitos países do planeta, como as ilhas caribenhas de Granada (350 km²), Antígua (442 km²) e Barbados (430 km²).

Entre as alterações, está a da área do Estado da Bahia, que passou a incorporar os valores das áreas insulares do arquipélago de Abrolhos, subordinado ao município de Caravelas, e a área do Estado de Santa Catarina, que passou a incorporar os valores de área referentes às águas internas da baía Sul e baía Norte, entre o continente e a Ilha de Santa Catarina.

Também houve mudanças nos valores de área dos Estados nordestinos do Ceará, de Pernambuco e da Paraíba onde foram ajustados em conformidade com os limites descritos no "Atlas de Limite", documento de referência para todos os limites interestaduais do Brasil.

No Rio Grande do Sul, foram computadas as áreas referentes à Lagoa dos Patos (10.152,408 km²) e à Lagoa Mirim (2.811,54 km²), de acordo com a Constituição Estadual de 1988.

Tecnologia
No reprocessamento da área territorial do Brasil, em relação aos valores oficiais de 2002, foi adotado o SIRGAS 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), cuja principal vantagem, em relação aos demais sistemas de referência utilizados, está no uso direto da tecnologia de GPS, importante ferramenta para a atualização de mapas, além de outros usos como o controle de frota de empresas transportadoras e navegação aérea, marítima e terrestre, em tempo real.

Com a tecnologia, foi possível ter maior precisão no mapeamento do território brasileiro e na demarcação de suas fronteiras. Segundo o IBGE, em 1889, data da primeira estimativa oficial para a extensão superficial do território brasileiro, o valor do território do país era de 8.337.218 km².  O valor foi obtido a partir de medições e cálculos efetuados sobre as folhas básicas da Carta do Império do Brasil, publicada em 1883.

Bruno Senna está fora da Williams; equipe terá Maldonado e Bottas em 2013


Por enquanto, brasileiro Bruno Senna não tem vaga na Fórmula 1 para 2013

Pastor Maldonado e Valtteri Bottas serão os pilotos titulares da Williams na temporada 2013, anunciou a equipe de Grove na manhã desta quarta-feira.

Campeão da GP3 no ano passado, o finlandês já era altamente cotado para ocupar a vaga de Bruno Senna no ano que vem. Nesta temporada, participou de 15 treinos livres no lugar do brasileiro. Senna, por sua vez, fica provisoriamente sem vaga no grid de 2013.

“Este sempre foi meu sonho: competir na F1. Fazer isso em uma das equipes mais lendárias do esporte é incrivelmente especial. Gostei de meus três anos com a Williams até agora e me sinto em casa, então minha meta era ficar em 2013 e evoluir para a vaga de corrida”, afirmou Bottas, 23.

“Estou ansioso para começar com minha carreira na F1 e quero ter sucesso com a Williams”, acrescentou o finlandês, cuja carreira é gerenciada pelo diretor executivo do time, Toto Wolff.

Responsável por quebrar um jejum de oito anos sem vitórias em Grove, com um triunfo em Barcelona, nesta temporada, Pastor Maldonado se mostrou contente pela renovação com a equipe inglesa.

“Estou gostando de meu período na Williams e estou, obviamente, muito feliz quando fui informado de que continuaria com a equipe em 2013. O ano de 2012 foi memorável para mim, com a vitória em Barcelona. Demos um grande passo à frente em termos de performance. Tenho muita confiança na equipe e espero que, no próximo ano, estejamos mais à frente no grid”, afirmou o venezuelano.

Proprietário do time desde 1978, Sir Frank Williams agradeceu Bruno Senna pelos serviços prestados na atual temporada e se mostrou otimista quanto às perspectivas de Maldonado e Bottas para o ano que vem.

“Em Pastor e Valtteri, temos dois dos mais empolgantes talentos do automobilismo e estou especialmente empolgado com o que o ano de 2013 pode gerar para a Williams. Pastor sempre mostrou um ritmo notável e, neste ano, o vimos amadurecer como piloto”, comentou Williams.

“Valtteri é simplesmente um dos pilotos jovens mais talentosos com que já cruzei e espero ótimas coisas dele no futuro. Gostaria de agradecer a Bruno Senna por seu trabalho duro no último ano e desejo boa sorte para ele”, acrescentou.

Já Senna não se surpreendeu com o anúncio de que não continuaria na Williams. O brasileiro de 29 anos atribuiu sua impressão ao fato de ter cedido, em 15 dos 20 primeiros treinos livres no calendário, seu carro ao finlandês.

Fonte: UOL Esporte

Andrés pede demissão da CBF


Andrés Sanchez entregou o cargo de diretor de seleções da CBF.

A carta de demissão foi protocolada na manhã de hoje na sede da entidade.

Contrariado com a demissão de Mano Menezes, o ex-presidente do Corinthians, havia dito que deixaria o posto em breve.

Sem força, Andrés não aceitaria ser a “Rainha da Inglaterra” neste processo.

A escolha do novo treinador da seleção brasileira também não passaria por ele. Assim, a decisão de Andrés foi deixar a CBF.

Americana não alcança orgasmo e agride namorado


Raquel Gonzalez ficou brava por apenas seu parceiro atingir clímax.
Após o sexo, mulher começou a bater e arranhar o namorado.

Raquel teria agredido o parceiro por não conseguir
atingir o orgasmo (Foto: Divulgação)


No estado americano da Flórida, Raquel Gonzalez, de 24 anos, foi presa ao agredir seu namorado após ter uma relação sexual em casa, alegando que apenas seu parceiro teria atingido o orgasmo.
A briga teria iniciado quando o namorado, Esric Davis, de 30 anos, teria alcançado o clímax, e Gonzalez ainda não, de acordo com o site “The Smoking Gun”. Quando percebeu isso, Raquel teria começado a agredir e arranhar Davis, causando ferimentos em seu rosto.
A mulher acabou acusada de agressão doméstica e encaminhada para a prisão do condado de Manatee, entretanto, a fiança ainda não foi estabelecida. Os policiais informaram ainda que um dos fatores que podem ter contribuído para a agressão pós-coito seria o consumo excessivo de álcool.

Fonte: G1

Mulher processa ex-noivo por desistir do casamento na Bahia


Cerimônia foi desmarcada três dias antes de acontecer, alega Ilze de Souza.
Segundo turismóloga, fim do casamento foi informado pelo serviço de buffet.

A turismóloga Ilze de Souza, 29 anos, move três ações na Justiça da Bahia, contra o ex-noivo que, segundo ela, desistiu do casamento três dias antes da cerimônia, marcada para o dia 24 de setembro de 2011. Os dois viveram um relacionamento por oito anos entre namoro e noivado.
"Foram três ações, uma por danos morais e materiais, duas, uma em nome dela e outra em nosso nome, o pai e eu, e outra por bloqueio de bens. O que a gente espera é que isso realmente seja finalizado pela Justiça, porque nós ainda não conseguimos finalizar o processo, só tivemos uma audiência, para que isso sirva de lição", afirma Dona Eneida Souza, mãe de Ilze.
Segundo Ilze, ela recebeu a notícia do cancelamento do casamento através do serviço de buffet. "O buffet me ligou avisando que o noivo tinha ligado pedindo o cancelamento do casamento. Eu achei que era trote. Como eu não consegui falar com ele eu tive que confirmar o cancelamento e tempos depois os advogados dele disseram que ele estava desemperegado e apenas queria ter adiado o casamento, não ter cancelado. Como eu fui irredutível ele cancelou", relatou.
Ilze conta que os seus parentes, que vivem em outros estados, já haviam chegado para a cerimônia e que  as passagens para a lua-de-mel no Rio de Janeiro já estavam compradas. "Não houve explicação para o acontecido. Ele tinha levado as alianças para o polimento para que no dia estivesse tudo ok. Três dias antes ele fez o cancelamento do casamento sem antes me procurar, sem procurar nem mesmo a minha família. O momento foi constrangedor, a gente não espera esse tipo de acontecimento e eu tive que desmarcar inclusive com os convidados dele e assumir os custos de tudo que foi cancelado".
A família de Ilze afirma que também investiu na relação do casal, ajudando-os inclusive a adquirir a casa na qual moraria. "Nós ajudamos ele a adquirir o imóvel, que era em nome dele, mas por conta da relação que ele tinha com a minha filha", diz Dona Eneida Souza.
Ilze explica que após passar um mês em depressão, procurou os advogados para pedir à Justiça a solicitação de indenizações. "Eu acho que pela falta de respeito da pessoa, e de ombridade de procurar o envolvido e dizer: 'olha, não quero mais, não é isso que eu pensei para mim'. A única coisa que eu espero da Justiça agora é que ele pague o que me deve", destaca.

Fonte: G1

Após meses de disputa judicial, GDF marca cirurgia em garoto para sábado


Lucas Bittencourt, de dez anos, tem problema respiratório desde que nasceu.
Justiça determinou que governo compre e implante marca-passo.

Após meses de disputa judicial, foi agendada para o próximo sábado (1°) a cirurgia de implante de marca-passo em Lucas Bittencourt, menino de dez anos que sofre com problema respiratório e vive em uma cama desde o nascimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o procedimento será feito no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal sob a coordenação do médico Rodrigo Sardemberg, profissional solicitado pela família em ação na Justiça.
Em outubro, decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) determinou a imediata realização da cirurgia pela rede pública. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, autorizou a compra do material que será usado na cirurgia de Lucas Bittencourt no último dia 5. O marca-passo foi adquirido por R$ 388 mil e chegou a Brasília na sexta-feira.

Lucas Bittencourt durante visita do cirurgião torácico Rodrigo Sardenberg (Foto: Raquel Morais/G1)

Lucas Bittencourt não fala, não anda e respira com ajuda de aparelhos desde que nasceu, por causa de uma insuficiência respiratória crônica. O pai do menino, o analista de sistemas Caio Bittencourt, disse estar ansioso. “Fazendo a cirurgia no sábado, o marca-passo vai poder ser ligado 15 dias depois, em 16 de dezembro, aniversário do meu filho. Será um novo nascimento”, declarou.
Segundo Caio, o garoto fará exames de sangue pré-operatório nesta quarta-feira (28) e de raio X do tórax na sexta, quando deverá ser internado. Caio contou que Lucas está com restrição de visita, para evitar qualquer tipo de infecção ou contaminação que possam dificultar a cirurgia.
Segundo Caio, o menino deverá ficar internado por cinco dias. “Já mostrei para ele fotos do quarto onde ele vai ficar. Vamos levar vídeo game, DVD e televisão para que ele fique tranquilo enquanto estiver internado”, afirmou.

Histórico
Em 1º de agosto, o TJDF havia negado recurso do GDF contra a liminar que determina a implantação do marca-passo. Naquele mês, uma junta médica da secretaria concluiu que Lucas não tinha indicação para a cirurgia. Os três profissionais que analisaram a criança durante 26 minutos afirmaram que ele apresentava “sequelas neurológicas irreversíveis, tanto intelectuais quanto motoras” e que era tetraplégico.
Também segundo os médicos, o implante não traria melhoras significativas a Lucas e não havia necessidade de urgência no tratamento. Rodrigo Sardenberg, médico especialista no procedimento, questionou o laudo. “Acho que não foi uma boa avaliação, inclusive porque há um erro conceitual: Lucas não é tetraplégico, mas tetraparético, ou seja, ele tem os movimentos, mas são mais lentos.” Em julho, o TJ determinou que a operação ocorresse independentemente do relatório da junta. Só após decisão de outubro do Conselho Especial do TJ que a Secretaria de Saúde autorizou a realização do procedimento.

Fonte: G1

Estudo brasileiro liga toxina presente em Alzheimer a depressão


Cérebro com Alzheimer tem a substância que causa sintoma de depressão.
Estudo realizado por brasileiros da UFRJ foi publicado em revista científica.

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta pela primeira vez que uma toxina presente no cérebro de pessoas que sofrem de doença de Alzheimer pode provocar também sintomas da depressão.

A pesquisa, publicada nesta terça-feira (27) na revista científica “Molecular Psychiatry”, mostra ainda que camundongos que receberam a toxina, chamada de oligômeros de Abeta, para simular sintomas de uma pessoa com Alzheimer e depressão, e que foram tratados com o medicamento antidepressivo fluoxetina apresentaram melhoras na perda de memória e nas alterações de humor.
O cérebro de pessoas com Alzheimer sofre acúmulo desta toxina, que ataca as sinapses, meio pelo qual acontece a comunicação entre um neurônio e outro.
O “ataque” ocasionado pelas toxinas deixa os neurônios desconectados e causa falhas de memória. “Já sabíamos que os oligômeros causavam essa falha de cognição. O que descobrimos é que, além disso, causam depressão”, explica Sérgio Ferreira, professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e autor responsável pelo estudo.

Imagem divulgada pelos pesquisadores brasileiros mostra momento do teste de memória realizado com camundongo (Foto: Divulgação/José Henrique da Cunha/UFRJ)

Segundo ele, testes foram feitos há dois anos com cem camundongos, avaliados em dois períodos distintos: durante as primeiras 24 horas após a aplicação da toxina e oito dias depois da injeção dos oligômeros.
Os resultados mostraram que as cobaias apresentaram perda de memória e alterações compatíveis com comportamento depressivo. A conclusão foi obtida após a aplicação de testes que são utilizados comumente para diagnosticar casos de depressão em roedores, como o nado forçado, suspensão do camundongo pela cauda e preferência pelo açúcar.
Nos dois primeiros tipos de testes, o roedor saudável luta para sobreviver (seja para sair do ambiente com água ou tentar reverter sua posição ao ficar pendurado), enquanto o camundongo depressivo apresenta poucas reações. Já no terceiro teste, o roedor saudável busca a água com sacarose (açúcar), indicando que busca algo que lhe dê mais prazer. O camundongo doente não expressa reação quanto à água açucarada.

Em busca de tratamento
“A partir disto, começamos a pensar em uma forma de tratar os sintomas. Pensamos em utilizar antidepressivos, até que testamos a fluoxetina, utilizada atualmente no tratamento contra a depressão. Sabíamos que o medicamento causaria reação positiva quanto às alterações de humor, mas a nossa surpresa é que o remédio melhorou também a memória dos animais”, explicou.
De acordo com Ferreira, isso abre uma perspectiva de que a fluoxetina pode ser utilizada no tratamento de Alzheimer. “Não podemos dizer que é a cura, mas pode ser um tratamento. É a primeira descoberta na área, mas agora temos que fazer muitos estudos com animais, para chegarmos à conclusão de que esse tratamento pode funcionar com humanos”, disse.
De acordo com o pesquisador, no Brasil, 1 em cada 150 pessoas tem esta doença, que começa a se desenvolver com o avanço da idade. Estimativa dos especialistas da UFRJ é que entre 800 mil e 1,2 milhão de pessoas do país foram acometidas.
Geralmente, o Alzheimer pode apresentar sintomas a partir dos 65 anos. Idosos com idade a partir de 75 anos fazem parte do grupo de pessoas que mais podem ser afetadas pela doença. Pessoas que tiveram depressão ao longo da vida correm um risco maior de desenvolver Alzheimer quando mais velhos. Diabéticos também têm mais chance de serem afetados, principalmente pacientes com diabetes tipo 2.
O principal sintoma, além da depressão, é a perda de memória e a incapacidade de formar novas recordações, de acordo com Ferreira. “Nos casos de sintomas iniciais, a pessoa fica incapaz de reconhecer rostos que ele pode ter visto há pouco tempo ou ainda esquecer coisas recentes como, por exemplo, onde guardou as chaves”, explica o especialista.

Fonte: G1

De bicicleta e sem data para voltar, mexicano viaja de Londres a Pequim


Economista de 25 anos quer percorrer 20 mil km ao longo de 20 países.
Sem experiência anterior como ciclista, ele pedala cerca de 80 km ao dia.

Vinte mil quilômetros, vinte países, dois continentes. O economista mexicano Gabriel Tarriba, de 25 anos, está percorrendo tudo isso de bicicleta, em uma jornada que deve levá-lo de Londres a Pequim.
Sem experiência anterior com viagens sobre duas rodas – “nem bicicleta eu tinha”, conta –, Gabriel saiu em junho da Cidade do México rumo a Londres levando apenas a passagem de ida.

O mexicano Gabriel Tarriba em uma das paradas da sua viagem, na Sérvia (Foto: Arquivo pessoal)

Agora, ele já passou dois 8.000 quilômetros rodados e chegou à Turquia, 14º país de sua rota. Depois que saiu da Inglaterra, já passou por Escócia, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária e Turquia. Suas aventuras são relatadas no blog www.londontobeijing.com.
A data de volta é uma incógnita. A ideia é essa mesmo: nada (ou quase nada) de planejamento. “Queria fazer uma viagem sem restrição de tempo. Por uma vez na vida, quero ser livre para poder mudar de rota. O único compromisso que eu tenho é a intenção de chegar à China, mas, se eu mudar de ideia no caminho, tudo bem”, explica.
Na garupa, ele carrega “o indispensável”: barraca de camping, saco de dormir, toalha ultraleve, canivete suíço, câmeras fotográficas, garrafa d’água e caderno de anotações são alguns dos itens.

A bicicleta de Gabriel, com sua bagagem (Foto: Arquivo pessoal)

Para evitar o atrito na pele, Gabriel usa roupas especiais de ciclismo. Como são poucas (e as roupas comuns também), ele lava as peças a mão quase todo dia. O GPS é seu companheiro mais prezado. “Sem ele, eu não conseguiria. Sou muito desorientado”, diz.
Nos primeiros meses, quando o clima estava mais quente e menos chuvoso na Europa, ele dava preferência a se hospedar em campings. Agora, lança mão principalmente de albergues da juventude e hotéis econômicos.
Seguindo a filosofia de não planejar muito, Gabriel não reserva quartos com antecedência. O máximo que faz é listar alguns hotéis baratos da cidade no dia anterior – isso se ele conseguir usar a internet. “Uma vez, na República Tcheca, tive que percorrer quatro cidades diferentes até conseguir hospedagem. Foi bem desagradável, tive que pegar a estrada à noite. Mas não aprendi a lição. Continuo deixando pra procurar no dia em que chego ao lugar”, conta, rindo.

Gabriel com sua bicicleta em estrada na República Tcheca (Foto: Arquivo pessoal)

80 km por dia
A ideia de fazer a viagem surgiu em 2010. Para juntar o dinheiro para a empreitada, Gabriel economizou por dois anos. Passou a trabalhar mais, inclusive em alguns fins de semana, cortou gastos e ficou “quase em vida social” no final desse período.
Em maio, ele abandonou o emprego de analista econômico de uma organização sem fins lucrativos e, no mês seguinte, pegou o voo para Londres.
A sugestão de usar a bicicleta como meio de transporte veio de um colega de trabalho. Gabriel achou uma boa ideia por dois motivos: a autonomia de não depender de trens ou ônibus e a possibilidade de curtir mais o caminho. “É uma forma de ser livre, porque você depende apenas das suas próprias pernas. Além disso, dá para ver como vai mudando a paisagem, as cidades. Você absorve cada pedaço de terra“, afirma.
Ele diz que não se preparou fisicamente e que demorou de duas a três semanas para se acostumar. “Quase morri no primeiro dia. Tive que empurrar a bicicleta várias vezes”, lembra, rindo.
Hoje, ele pedala, em média, 80 quilômetros ao dia, mas já chegou a fazer 120 quilômetros de uma vez, em seis horas.

Foto tirada por Gabriel na Alemanha (Foto: Arquivo pessoal)

Na maioria das cidades, o ciclista atrai a atenção dos moradores, principalmente das crianças. “As pessoas têm muita curiosidade, me perguntam o nome em inglês. Mas as interações com os moradores têm sido curtas, porque a barreira do idioma é grande. Nas cidades menores e fora dos lugares turísticos, pouca gente fala inglês”, lamenta.
O intercâmbio com outros viajantes é mais frequente. Um deles, inclusive, já ofereceu hospedagem em sua casa no Quirguistão. "São pessoas com experiências totalmente diferentes da minha."
Mesmo assim, às vezes a sensação de solidão é inevitável. “Em alguns momentos você pensa na vida que deixou para trás e se sente meio alheio, como um observador de tudo, que não participa muito. Mas isso faz parte da experiência. E você aprende muito sobre si mesmo“, diz.
Mesmo sem uma data de volta estabelecida, ele arrisca um palpite. "Se tudo correr bem, devo voltar ao México em agosto ou setembro de 2013. Mas tudo pode mudar pelo caminho.”

Fonte: G1

Mulher obesa morre após ser recusada em três voos na Hungria


Vilma Soltesz, 56, pesava 280 quilos, era diabética e só tinha uma das pernas

Uma mulher obesa morreu depois que três companhias aéreas negaram a ela o direito de viajar da Hungria para Nova York por conta de seu peso excessivo. Vilma Soltesz, 56, pesava 280 quilos, era diabética e só tinha uma das pernas. 

Ela viajava com o marido pela Hungria, país natal de ambos, e planejava voltar aos Estados Unidos, onde vivia, no dia 15 de outubro.

Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a companhia aérea KLM exigiu que Vilma comprasse duas passagens apenas para ela, por causa de seu peso.

Após entrar no avião, a tripulação percebeu que o cinto de segurança da passageira não fechava e que o assento não conseguiria suportar seu peso.

Vilma e seu marido tiveram de sair da aeronave. Foi oferecida ao casal a possibilidade de voar pela Delta partindo de Praga, na República Tcheca, mas, mais uma vez, pouco antes da decolagem, a companhia aérea afirmou que o assento do avião não suportaria o peso da passageira.

Por fim, no dia 22 de outubro, eles compraram passagens para um voo da Lufthansa, via Frankfurt, na Alemanha. Mais uma vez, Vilma não viajou, já que a tripulação não conseguiu tirar a passageira da cadeira de rodas, apesar da ajuda de bombeiros.

Dois dias depois do incidente, Vilma morreu e foi enterrada na Hungria. O advogado da família já entrou com uma ação judicial contra as três companhias aéreas.