A passagem de "Sandy" pela Costa Leste dos Estados Unidos, que causou pelo menos 15 mortos e deixou sem luz milhões de pessoas, levou o presidente Barack Obama a declarar "zona de catástrofe" as áreas de Nova York e Nova Jersey, alagadas pela ressaca da tempestade.
Mais de 6,5 milhões de pessoas amanheceram hoje sem energia elétrica em 13 Estados, enquanto "Sandy" continua castigando com ventos e chuvas o nordeste dos EUA.
O presidente Barack Obama declarou "zona de catástrofe" as áreas de Nova York e Nova Jersey afetadas pelos fortes ventos e alagadas pela ressaca causada por "Sandy".
A declaração, divulgada pela Casa Branca, põe à disposição dos Governos e comunidades locais os fundos, equipamentos e pessoal do Governo Federal necessários para enfrentar as consequências do desastre e socorrer os desabrigados pela tempestade.
O governador de Nova Jersey, Chris Christie, disse que 2,4 milhões de usuários não têm eletricidade nesse Estado e que 95% da cidade de Newark carece da provisão de energia.
A ressaca sem precedentes em Nova York danificou o sistema de provisão de eletricidade e deixou quase dois milhões de moradores às escuras, forçando a suspensão pelo segundo dia consecutivo das operações dos mercados financeiros, o fechamento mais prolongado de atividades devido a condições meteorológicas em mais de um século.
A ruptura de um dique no Condado Bergen, de Nova Jersey, por causa do ciclone tropical "Sandy" causou a inundação de três localidades, informaram as autoridades locais.
"Em cerca de trinta minutos essas localidades ficaram debaixo de mais de um metro de água", disse à rede "CNN" Jeanne Baratta, porta-voz do Condado, acrescentando que as autoridades se mobilizaram para socorrer mil pessoas atingidas na área, localizada a cerca de 30 quilômetros ao norte de Manhattan, Nova York.
"Sandy" deixou milhões de pessoas sem provisão de energia elétrica, de Maine à Carolina do Norte, forçou a suspensão de mais de 13 mil voos de companhias aéreas comerciais em mais de uma dúzia de aeroportos do Leste do país, e mantém suspensas as atividades dos Governos na região.
A tempestade, que paralisou o Governo Federal e os Governos, escolas e universidades desde Nova Inglaterra até Carolina do Sul, interrompeu também a campanha eleitoral a apenas uma semana das eleições presidenciais e tanto Obama como seu rival republicano Mitt Romney suspenderam seus atos de campanha.
A chegada à terra firme de "Sandy" transformado em tempestade, na noite da segunda-feira a terça-feira com ventos sustentados de 125 km/h, criou ressacas de até quatro metros em áreas de Nova Jersey e Nova York.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário