sábado, 1 de setembro de 2012

Noite de sexta-feira teve fenômeno raro no céu: a Lua Azul


O céu limpo em boa parte do Brasil, por causa da atuação de um bloqueio atmosférico, foi perfeito para as pessoas que observaram a lua ontem. Ontem aconteceu um fenômeno raro, chamado de Lua Azul, que é quando a lua cheia acontece pela segunda vez no mês. A coloração do satpelite natural da Terra na verdade não muda, mas duas fases da lua dentro de 30 dias acontece somente a cada 2 ou 3 anos.
Este fato acontece, pois o ciclo lunar é de 29 dias e meio, portanto é possível que o fenômeno aconteça. As últimas luas azuis ocorreram em 31 de maio de 2007 e 31 de dezembro de 2009 e a próxima será no dia 15 de julho de 2015. O mês de fevereiro é o único que a Lua Azul não acontece, mesmo em anos bissextos. 
Aliás, este mês pode passar sem nenhum lua cheia, isso acontece quando há uma lua cheia no fim de janeiro e outra no início de março, ou seja, duas Luas Azuis no mesmo ano. Porém, isto ocorre apenas a cada 35 anos.
A expressão Lua Azul, em alguns locais, se tornou uma gíria, pois como se trata de um fenômeno raro, pode ser usado como sinônimo de alguma coisa difícil de conseguir. 
Na verdade, a Lua Azul era a terceira lua cheia de um mês, mas um erro de publicação em 1946, mudou a data para a segunda lua cheia em 30 dias. Mesmo depois de descoberta a troca, a segunda teoria que ficou popularizada.
Ontem o tempo ficou encoberto apenas no sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais por conta de uma frente fria e de um ciclone em alto-mar. Também choveu sobre a Região Norte pela presença de áreas de instabilidades. Nas demais áreas do Brasil, o tempo permaneceu seco e sem nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário